CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ATIVIDADE 17 - 3ª A,B,C HISTÓRIA
Professor (a): DORA DE CASSIA
Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 28/10/2020
Período de envio: 19/10/2020 A
24/10/2020
Plantão de Duvidas segunda/quinta e
sexta das 19h00minas 22h00min- (3ºA quinta feira das 08h00min às 11h15min)
Material utilizado: livros Didáticos,
Internet, Caderno do Aluno. Volume 3 pagina 64, 68 E 69.
Tarefas: Pesquisar e responder as
atividades propostas, através de livros didáticos e Internet. Assista à aula
produzida pelo CMSP (CENTRO DE MIDIA DO
ESTADO DE SP)
Orientações:
O aluno deverá assistir à aula do CMSP e, fazer leituras e pesquisa dos textos que
o oriente a responder as atividades.
NOME_________________________________________________SÉRIE________________Nº___________
ATIVIDADE 17
RECUPERAÇÃO
A
atividade dessa semana será destinada a Revisão, Recuperação de conteúdos e
realização de atividades já postadas neste 3º bimestre, para alunos que não
conseguiram fazer as atividades no decorrer do bimestre.
Atividade
13: Tema: O Mundo Pós Guerra e a Guerra Fria 1945 – 1991
Esta
atividade você ira usar o Caderno do Aluno São Paulo Faz a Escola volume 3
paginas 63 e 64 e 66.
1-Faça a leitura
do texto da pagina 63 e responda as atividades da pagina 64.
2- Escolha um tema abaixo e realize a Pesquisa.
Tema 1: A divisão da Alemanha e o Muro
de Berlim.
Tema 2: A Guerra Fria na América Latina. Tema
3: A corrida tecnológica, armamentista e espacial.
Tema 4: A China comunista.
3- Faça uma
pesquisa sobre a Revolução Cubana e seus desdobramentos políticos, econômicos e
militares durante a Guerra Fria.
Atividade
14: TEMA: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS
NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960.
Esta
atividade você ira usar o Caderno do Aluno São Paulo Faz a Escola volume 3
paginas 68 e 69 e a aula do CMSP do dia 16/09/2020
O objetivo
desta atividade, é que você caracterize as diferenças e semelhanças dos regimes
ditatoriais e em países da América-Latina, incluindo o Brasil, considerando a
supressão das liberdades e, violação dos Direitos Humanos.
1-Escolha um dos países relacionado abaixo
e faça sua pesquisa de acordo com o roteiro citado País: (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile,
Bolívia e/ou Paraguai).
Roteiro de Pesquisa
- Período de
vigência da ditadura.
- Ditadores.
-
Participação dos EUA e relação com os governos ditatoriais.
- Número de
mortos e desaparecidos.
- Grupos de
resistência e estratégias utilizadas para combater a ditadura.
-
Resistência civil (grupos de direitos humanos, sociedade civil etc.).
- Grupos
artísticos de resistência (artes plásticas, música, teatro etc.).
- Processo
de democratização: anistia ou responsabilização dos envolvidos no regime
2- Ler o
texto e responder as Atividades da pagina 69 a questão A e B
Atividade
16: TEMA: Ditaduras
Cívico-Militares na América Latina – Parte II
Esta
atividade você ira assistir a aula do dia 30/09/2020 do CMSP Centro de Mídia do
Estado de São Paulo, Ler o texto complementar e responder as atividades abaixo:
A Ditadura Militar é o como chamamos o período em
que os governos militares estiveram à frente do Brasil, entre 1964e1985. O
período da Ditadura Militar foi um dos mais tensos da história brasileira e
ficou marcado pela falta de liberdade, pelo uso de tortura contra os opositores
políticos e pela prática de terrorismo de Estado.
A
Ditadura Militar foi iniciada por um golpe civil-militar realizado
em 1964, contra o então presidente João Goulart. Os militares passaram a impor
um regime autoritário que era sustentado por atos institucionais. Ao longo dos 21 anos de ditadura,
o Brasil teve cinco “presidente militares e
todos eles foram eleitos indiretamente, isto é, sem
a participação da população no processo de escolha”. O fato de a Ditadura
Militar no Brasil ter tido “presidentes” e não apenas um ditador – como foi o
caso chileno e o argentino – é sintomático da intenção original dos
militares: eles queriam apresentar um ar de normalidade.
A existência de cinco presidentes demonstra o interesse militar em demonstrar
que o país seguia na normalidade de antes, pois éramos supostamente governados
por presidentes e não ditadores. Mas é importante percebemos que, enquanto o
país “demonstrava normalidade” com a nomeação de presidentes, a oposição era
perseguida e a liberdade no país era limitada. Sendo assim, a “normalidade” era
apenas uma fachada para esconder o real faceta da
ditadura: autoritária e violenta.
Observe a imagem e responda
1-De acordo com o contexto da Ditadura Militar, o
que significa “amar o Brasil”?
2- Qual é o significado de anos de chumbo?
3- O que foi milagre econômico durante os anos
de chumbo da ditadura militar?
4- Explique
o termo "abertura lenta, gradual e segura".
5- Faça uma
minibiografia do Presidente João Batista Figueiredo (1979-1985)

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