segunda-feira, 26 de outubro de 2020

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE -16 1ª SÉRIE E,F,G - HISTÓRIA

Professor (a): DORA DE CASSIA


Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ 15 DIAS

Período de envio: 26/10/2020 a 29/10/2020

Plantão de Duvidas segunda/quinta e sexta das 19h00minas 22h00min                                                                                               Material utilizado: livros Didáticos, Internet, Caderno do Aluno. Volume 3 pagina 61,62,63, e 65

Tarefas: Pesquisar e responder as atividades propostas, através de livros didáticos e Internet. Assista à aula produzida no dia 30/09/2020 pelo CMSP (CENTRO DE MIDIA DO ESTADO DE SP)

Orientações: O aluno deverá assistir à aula do CMSP e, fazer leituras e pesquisa dos textos que o oriente a responder as atividades.

NOME_________________________________________________SÉRIE________________Nº_________-

ATIVIDADES 17

 

RECUPERAÇÃO

 

A atividade dessa semana será destinada a Revisão, Recuperação de conteúdos e realização de atividades já postadas neste 3º bimestre, para alunos que não conseguiram fazer as atividades no decorrer do bimestre.

 

Atividade 13: Tema: Revisão do Conteúdo: Política e Sociedade Na Cultura Romana (aula CMSP 02/09/2020)                                                                                      

 

O florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região conhecida como Lácio, na Península Itálica. A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.

 

1-No mundo romano quem eram os “bárbaros”?

2-Faça uma análise da expressão “invasões barbaras”.

3-Realize uma pesquisa sobre o ponto de vista, ainda recorrente, de que as invasões ditas “bárbaras” teriam sido a razão para a decadência do mundo romano.

 

Atividade 14: O Império Bizantino

 

No século V, com o Imperador Justiniano, o Império Bizantino travou diversas guerras visando reconquistar a extensão territorial do antigo Império Romano do Ocidente. O controle religioso foi o ponto crucial para Justiniano e seus sucessores, porém a política de centralização do cristianismo, a partir do Oriente, desagradou seus representantes do Ocidente. Em 1054, após diversos conflitos teológicos e políticos, o momento conhecido como o “Grande Cisma do Oriente” dividiu o mundo cristão em duas Igrejas: A Igreja Católica do Oriente (presidida pelo patriarca de Constantinopla) e a Igreja Católica Apostólica Romana (chefiada pelo bispo de Roma, o Papa).

Fonte: Elaborado especialmente para o Guia de Transição.

 

 

Atividade 16

 Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período. Essas grandes propriedades agrárias demonstraram que houve um processo de ruralização da sociedade que habitava o continente europeu e as ilhas Britânicas, bem como uma passagem da organização do trabalho pautada no escravismo para a servidão. feudo, unidade de produção agrária, pertencia a uma camada de senhores feudais, que poderiam ser membros do alto clero ou nobres guerreiros. A área de cada feudo apresentava-se dividida em três partes:

Manso senhorial ou domínio: área explorada pelos servos diretamente em benefício do senhor, dentro do qual se erguia o castelo;

Manso servil: correspondente às terras arrendadas pelos servos para exploração própria, mas das quais deviam várias obrigações e taxas ao senhor feudal;

Manso comunal: formado por terras – normalmente pastos e bosques – de uso comum de senhores e camponeses. 


 

ATIVIDADES   

1- Quais foram os fatores históricos que possibilitaram a formação do feudalismo?                                                                                                                                                                                                                           

   2- Qual o significado do termo ruralização?

3- Quais as obrigações dos servos no sistema feudal?                                                                                                                                 

   4 -Faça uma pesquisa sobre os impostos feudais (Corveia, Talha e Banalidade) e Explique?                                                                          

    5- O que significa o termo comitatus, e como se dava essa relação?                                                                                                          

    6- Faça uma Pirâmide e Especifique como estava dividida a Sociedade Feudal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário