Professor (a): DORA DE CASSIA
Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: ATÉ 15 DIAS
Período de envio: 26/10/2020 a 29/10/2020
Plantão de Duvidas segunda/quinta e
sexta das 19h00minas 22h00min
Material utilizado: livros Didáticos, Internet, Caderno do Aluno. Volume
3 pagina 61,62,63, e 65
Tarefas: Pesquisar e responder as
atividades propostas, através de livros didáticos e Internet. Assista à aula
produzida no dia 30/09/2020 pelo CMSP (CENTRO DE MIDIA DO ESTADO DE SP)
Orientações:
O aluno deverá assistir à aula do CMSP e, fazer leituras e pesquisa dos textos que
o oriente a responder as atividades.
NOME_________________________________________________SÉRIE________________Nº_________-
ATIVIDADES 17
RECUPERAÇÃO
A
atividade dessa semana será destinada a Revisão, Recuperação de conteúdos e
realização de atividades já postadas neste 3º bimestre, para alunos que não
conseguiram fazer as atividades no decorrer do bimestre.
Atividade 13: Tema: Revisão do Conteúdo: Política e Sociedade Na Cultura Romana (aula CMSP 02/09/2020)
O
florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região
conhecida como Lácio, na Península Itálica. A estrutura social que se erigiu
nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes,
os escravos e os proletários.
1-No mundo
romano quem eram os “bárbaros”?
2-Faça uma
análise da expressão “invasões barbaras”.
3-Realize
uma pesquisa sobre o ponto de vista, ainda recorrente, de que as invasões ditas
“bárbaras” teriam sido a razão para a decadência do mundo romano.
Atividade
14: O Império Bizantino
No
século V, com o Imperador Justiniano, o Império Bizantino travou diversas
guerras visando reconquistar a extensão territorial do antigo Império Romano do
Ocidente. O controle religioso foi o ponto crucial para Justiniano e seus
sucessores, porém a política de centralização do cristianismo, a partir do
Oriente, desagradou seus representantes do Ocidente. Em 1054, após diversos
conflitos teológicos e políticos, o momento conhecido como o “Grande Cisma do
Oriente” dividiu o mundo cristão em duas Igrejas: A Igreja Católica do Oriente (presidida
pelo patriarca de Constantinopla) e a Igreja Católica Apostólica Romana
(chefiada pelo bispo de Roma, o Papa).
Fonte:
Elaborado especialmente para o Guia de Transição.
Atividade 16
Manso senhorial ou domínio: área explorada pelos servos diretamente em
benefício do senhor, dentro do qual se erguia o castelo;
Manso servil: correspondente às terras arrendadas pelos servos para
exploração própria, mas das quais deviam várias obrigações e taxas ao senhor
feudal;
Manso comunal: formado por terras – normalmente pastos e bosques – de uso comum de senhores e camponeses.
ATIVIDADES
1- Quais foram os fatores históricos que possibilitaram a formação do feudalismo?
2- Qual o
significado do termo ruralização?
3- Quais as obrigações dos servos no sistema feudal?
4 -Faça uma pesquisa sobre os impostos feudais (Corveia, Talha e Banalidade) e Explique?
5- O que significa o termo comitatus, e como se dava essa relação?
6- Faça uma Pirâmide e Especifique como estava dividida a
Sociedade Feudal?

Nenhum comentário:
Postar um comentário