domingo, 8 de novembro de 2020

ATIVIDADE 18 - 1ªD - História - Professor (a): Marcos Vinicius

 

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida (Vinicius)

Turma: 1ªD

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:  19 de Novembro

Período de envio: 3 á 6 de Novembro.

 

              Oláaa meus alunos/as queridos/as! Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuamos firmes e fortes em nossa jornada em busca do conhecimento! Nesta aula estudaremos o Surgimento do Cristinismo, e daremos um pouco mais de ênfase na leitura. Vamos a atividade 18


Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades constarão como presença e nota.        

 - Não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização

de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet.

 

Bons estudos meus queridos/as.

 História – 1ºD

Atividade 18 – Império Romano: O surgimento do Cristianismo


Imagem: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-imperio-romano-cristianismo.htm

Iniciando a conversa: Surgimento do Cristianismo

     Durante o reinado do imperador Otávio Augusto, segundo a tradição cristã, nasceu Jesus Cristo na  cidade de Belém, na galileia, região que estava sob domínio do  Império Romano.  O nome Jesus quer dizer, em hebraico,” Deus salva”, o que exprime, para os cristãos, sua identidade e sua missão no mundo. Já o nome Cristo vem da tradução grega de messias (aquele que é”ungido”, “consagrado” para uma missão divina).

     Ao completar 30 anos de idade, Jesus teria percorrido a judeia, pregando sua mensagem religiosa. Anunciou ser o Messias enviado pelo Deus Único, criador de todo universo. Disse também que todos podiam ter acesso ao reino de Deus e obter a salvação eterna (por meio do perdão de todos os pecados), e a recompensa final, após a morte, que é a glória de viver no paraíso celestial.

     Depois da morte de Jesus, o Cristianismo foi difundido pelo império Romano por meio da pregação de seus discípulos. Inicialmente, a nova religião encontrou maior repercussão entre os pobres e os escravos, que se convertiam acreditando na salvação eterna.

    A mensagem de Jesus foi formalizada por seus seguidores ( que escreveram o novo testamento), constituíndo a base do cristianismo, religião que marcaria profundamente a história do mundo ocidental.

 

Perseguição aos Cristãos

    Foi durante o governo do imperador Nero (54-68) que tiveram início as primeiras perseguições aos Cristãos. Estas perduraram, de forma intermitente, até o governo de Diocleciano, que promoveu a última e mais cruel delas (303-305). Dentre as causas que explicam o combate violento aos cristãos, destacam-se:

 - A oposição dos cristãos á religião doficial de Roma, aos cultos pagãos tradicionais e ao culto á pessoa do imperador Romano.

 - A negação de diversas instituições romanas, como resultado dessa oposição (por exemplo, a recusa em servir no exército pagão dos romanos).

   A punição e o martirio dos cristãos eram aproveitados como um espetáculo trágico, de grande atração pública, que divertia a população lançados numa arena, eles eram obrigados a enfrentar, desarmados, leões e outras feras.

Pagão: Nome atribuído pelos Cristãos aos povos não Cristãos, que não eram batizados e, em geral, adoravam vários deuses (politeísmo).

A conquista da liberdade religiosa

     Apesar dos anos de perseguição, o cristianismo conseguiu sobreviver e conquistar um número crescente de adeptos. A maneira heróica com que muitos cristãos resistiam aos sofrimentos, nos martírios públicos começou a ser interpretada como algo possível apenas devido a uma força milagrosa, vinda de Deus.

    Com as crises socioeconômicas de Roma, que se intensificavam a partir do século III, e a conseqüente falta de esperança, muitas pessoas das classes dominantes converteram-se ao cristianismo. Paralelamente a esse processo, a perseguição aos cristãos tornou-se cada vez mais branda. A partir de 313, o imperador Constantino adotou uma política de tolerância religiosa em relação aos cristãos, que puderam realizar cultos públicos.

   Em 380, o Cristianismo passou  a ser considerado a religião do Estado, quando o imperador Teodósio recebeu o batismo Cristão. Cerca de uma década depois, os cultos pagãos foram proibidos, e o cristianismo tornou-se, efetivamente, a religião oficial de Roma, promovendo a organização da Igreja Catolica Romana, que construiu sua hierarquia tendo como modelo a estrutura administrativa do império.

COTRIM,Gilberto. História Global: Brasil geral pg 129, 130. Editora Saraiva, 1º edição 2010 São Paulo.

 

Agora que você leu o texto responda:

1 – Durante qual reinado nasceu Jesus?

2 – O que constitui a base do livro novo testamento?

3 – O que significa cristianismo?

4 - Qual significado do nome Pagão?

5 - Foi durante o governo do imperador Nero (54-68) que tiveram início as primeiras perseguições aos Cristãos. Quais  causas que explicam o combate violento aos cristãos?

6 -  Qual foi a importância do imperador romano Constantino I na história do cristianismo?

7 - Na sua opinião á violência, intolerância religiosa, homofobia e racismo condiz com as mensagens de Jesus e valores cristãos? Explique.

 

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

Observações:

- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

Objetivo do trabalho:

 - Relacionar o declínio do império Romano do ocidente com suas questões políticas e administrativas internas.

Habilidades

 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

 - Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais.

 - Identificar, nas manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de sua constituição.

Competências

- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

-Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário