Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
(Vinicius)
Turma: 1ªD
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 19 de Novembro
Período de envio: 3 á 6 de
Novembro.
Oláaa meus alunos/as queridos/as!
Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuamos firmes e fortes em
nossa jornada em busca do conhecimento! Nesta aula estudaremos o Surgimento do Cristinismo, e daremos um pouco mais de ênfase
na leitura. Vamos a atividade 18
Observações :
- Muito importante desenvolver as atividades constarão como presença e
nota.
- Não se esquecer de
colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e observações
descritas na atividade, para melhor desempenho e organização
de sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser
utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular ou notebook(caso tenham).
-Caderno do aluno, livro didático.
-Internet.
Bons
estudos meus queridos/as.
Atividade 18 – Império Romano:
O surgimento do Cristianismo
Imagem:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-imperio-romano-cristianismo.htm
Iniciando a conversa: Surgimento do Cristianismo
Durante o reinado do imperador Otávio Augusto,
segundo a tradição cristã, nasceu Jesus Cristo na cidade de Belém, na galileia, região que
estava sob domínio do Império Romano. O nome Jesus quer dizer, em hebraico,” Deus
salva”, o que exprime, para os cristãos, sua identidade e sua missão no mundo.
Já o nome Cristo vem da tradução grega de messias (aquele que é”ungido”,
“consagrado” para uma missão divina).
Ao
completar 30 anos de idade, Jesus teria percorrido a judeia, pregando sua
mensagem religiosa. Anunciou ser o Messias enviado pelo Deus Único, criador de
todo universo. Disse também que todos podiam ter acesso ao reino de Deus e
obter a salvação eterna (por meio do perdão de todos os pecados), e a
recompensa final, após a morte, que é a glória de viver no paraíso celestial.
Depois da morte de Jesus, o Cristianismo
foi difundido pelo império Romano por meio da pregação de seus discípulos.
Inicialmente, a nova religião encontrou maior repercussão entre os pobres e os
escravos, que se convertiam acreditando na salvação eterna.
A mensagem de Jesus foi formalizada por
seus seguidores ( que escreveram o novo testamento), constituíndo a base do
cristianismo, religião que marcaria profundamente a história do mundo
ocidental.
Perseguição aos Cristãos
Foi durante o governo do imperador Nero
(54-68) que tiveram início as primeiras perseguições aos Cristãos. Estas
perduraram, de forma intermitente, até o governo de Diocleciano, que promoveu a
última e mais cruel delas (303-305). Dentre as causas que explicam o combate
violento aos cristãos, destacam-se:
- A oposição dos cristãos á religião doficial
de Roma, aos cultos pagãos tradicionais e ao culto á pessoa do
imperador Romano.
- A negação de diversas instituições romanas,
como resultado dessa oposição (por exemplo, a recusa em servir no exército
pagão dos romanos).
A punição e o martirio dos cristãos eram
aproveitados como um espetáculo trágico, de grande atração pública, que
divertia a população lançados numa arena, eles eram obrigados a enfrentar,
desarmados, leões e outras feras.
Pagão:
Nome atribuído pelos Cristãos aos povos não Cristãos, que não eram batizados e,
em geral, adoravam vários deuses (politeísmo).
A conquista da liberdade religiosa
Apesar
dos anos de perseguição, o cristianismo conseguiu sobreviver e conquistar um
número crescente de adeptos. A maneira heróica com que muitos cristãos
resistiam aos sofrimentos, nos martírios públicos começou a ser interpretada
como algo possível apenas devido a uma força milagrosa, vinda de Deus.
Com as crises socioeconômicas de Roma, que
se intensificavam a partir do século III, e a conseqüente falta de esperança,
muitas pessoas das classes dominantes converteram-se ao cristianismo.
Paralelamente a esse processo, a perseguição aos cristãos tornou-se cada vez
mais branda. A partir de 313, o imperador Constantino adotou uma política de
tolerância religiosa em relação aos cristãos, que puderam realizar cultos
públicos.
Em
380, o Cristianismo passou a ser
considerado a religião do Estado, quando o imperador Teodósio recebeu o batismo
Cristão. Cerca de uma década depois, os cultos pagãos foram proibidos, e o
cristianismo tornou-se, efetivamente, a religião oficial de Roma, promovendo a
organização da Igreja Catolica Romana, que construiu sua hierarquia tendo como
modelo a estrutura administrativa do império.
COTRIM,Gilberto. História Global: Brasil geral pg 129, 130. Editora
Saraiva, 1º edição 2010 São Paulo.
Agora que
você leu o texto responda:
1 – Durante qual reinado nasceu
Jesus?
2 – O que constitui a base do
livro novo testamento?
3 – O que significa
cristianismo?
4 - Qual significado do nome
Pagão?
5 - Foi durante o governo do
imperador Nero (54-68) que tiveram início as primeiras perseguições aos
Cristãos. Quais causas que explicam o
combate violento aos cristãos?
6 - Qual foi a importância do imperador romano
Constantino I na história do cristianismo?
7 - Na sua opinião á violência,
intolerância religiosa, homofobia e racismo condiz com as mensagens de Jesus e
valores cristãos? Explique.
Orientações:
Estrutura
do trabalho
- Nome
do Professor
- Nome
completo do aluno, turma e disciplina.
-
Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.
-
importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- Caso faça no caderno, deve ser
utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)
-
Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar
seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
-O
trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da
disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
-Utilizar
,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As
orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o
trabalho, utilizem os emails : Do Professor
e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um
canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente
sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do
Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do trabalho:
- Relacionar o
declínio do império Romano do ocidente com suas questões políticas e
administrativas internas.
Habilidades
- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
- Associar as manifestações culturais do presente aos seus
processos históricos.
- Identificar registros de práticas de grupos sociais no
tempo e no espaço.
- Analisar a atuação
dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos
de disputa pelo poder.
- Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades.
- Reconhecer a importância
de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos
indivíduos e grupos sociais.
- Identificar, nas
manifestações atuais de religião e religiosidade, os processos históricos de
sua constituição.
Competências
- Compreender as transformações dos espaços geográficos como
produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
- Compreender a produção e o papel histórico das instituições
sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos
e movimentos sociais.
- Compreender
a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes
contextos históricos e geográficos.
-Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar
os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente
do indivíduo na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário