domingo, 8 de novembro de 2020

ATIVIDADE 18 - 3ªA,B,C - HISTÓRIA - Professor (a): DORA

 Professor (a): DORA DE CASSIA

Turma: 3ªA,B,C

Disciplina: HISTÓRIA

Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ 15 DIAS

Período de envio: 26//10/2020 a 29/10/2020

Plantão de Duvidas segunda/quinta e sexta das 19h00minas 22h00min- (3ºA quinta feira das 08h00min às 11h15min)

Material utilizado: livros Didáticos, Internet, Caderno do Aluno. Volume 4

Tarefas: Pesquisar e responder as atividades propostas, através de livros didáticos e Internet. Assista à aula produzida no

CMSP (CENTRO DE MIDIA DO ESTADO DE SP)

Orientações: O aluno deverá assistir à aula do CMSP e, fazer leituras e pesquisa dos textos que o oriente a responder as

atividades.

NOME_________________________________________________SÉRIE________________Nº___________


ATIVIDADES 18


TEMA: As Manifestações Culturais de Resistência nas décadas de 1960 e 1970

Leia o texto para realizar a atividade proposta.


Texto 1 – Movimentos de Contracultura no Brasil e pelo mundo nas décadas de 60 e 70 do século XX

Com a juventude sempre houve a possibilidade de alteração da ordem já determinada nas sociedades. Em especial

nas décadas de 1960 e 1970, pelo mundo afora e no Brasil, inúmeros jovens iniciaram manifestações conhecidas

por Movimentos de Contracultura. A partir das alterações do cenário político, econômico, social e cultural, a

juventude global inaugurou uma “nova era” de rebeldias. A característica principal do Movimento de Contracultura

foi à profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões de consumo exacerbados. Os jovens que participaram

dessa contestação da ordem global promoveram mudanças, algumas radicais, nos costumes, valores e padrões

sociais. Para isso, reelaboraram seus modos de se vestir, seus valores morais e estes ticos, distanciando-se dos

padrões elitistas e vigentes no mundo. No Brasil, como em outros países, a música popular serviu de canal para

difundir a contracultura e demolir padrões estéticos dominantes. Com Glauber Rocha, o cinema brasileiro passou a

ser chamado de Cinema Novo, em que os filmes criticavam as desigualdades sociais e a extrema pobreza.

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Atividades

1-O que são movimentos de contracultura?

2- Qual a principal característica do movimento de contracultura?

3- Faça uma pesquisa sobre o tropicalismo uma contracultura brasileira?

4- O que o chamado Cinema Novo criticava?

5- Faça umas pesquisas sobre os Movimentos de Contracultura, no Brasil e pelo mundo, nas décadas de 1960 e

1970?

Nenhum comentário:

Postar um comentário