CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 1ºD
Disciplina: História
Canal de
resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:
24/11/2020
Período de envio:
9 a 13 de Novembro de 2020
Oláaa meus alunos/as queridos/as. Estamos em novembro, mês da consciência negra( que deve
ser todos os dias) ou aniversário de Zumbi. Para sempre nos lembrarmos da luta
e resistência do movimento negro, iremos revisar uma aula muito importante de
nosso conteúdo. Vamos á atividade 19
Observações :
- Muito importante
desenvolver as atividades constarão como presença e nota.
- Não se esquecer de
colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e
observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização
de sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser
utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Bons estudos meus queridos/as.
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).
-Celular
ou notebook(caso tenham).
-Caderno
do aluno,livro didático.
-Internet.
Imagem: https://www.todoestudo.com.br/historia/zumbi-dos-palmares
No caso do Dia
Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a data foi criada por meio da citada Lei
nº 12.519, no
dia 10 de novembro de 2011, durante o governo de Dilma Rousseff. Essa lei não
transformou a data em feriado nacional, assim, os governos de cada estado e
cidade do Brasil devem optar por ser feriado ou não. O jornalista Laurentino
Gomes fala que, até 2018, o dia 20 de novembro era feriado
em 1047 municípios do Brasil (de um total de 5561 municípios)|1|.
Acesse também: Não reproduza clichês e desinformação, entenda o que são os
Direitos Humanos:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/direitos-humanos.htm
Zumbi dos
Palmares
A figura
de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de
todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o Dia
da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de
Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para
Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de
ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.
Brasil escola:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm#:~:text=O%20que%20o%20Dia%20da,a%20desigualdade%20da%20sociedade%20brasileira.
História – 1ºD
Atividade 19: Racismo e construção histórica e social
Imagem: Protesto na França
Texto 1
Morte de George Floyd:
4 fatores que explicam por que o caso gerou uma onda tão grande de protestos
nos EUA
Reação nas ruas
à morte de homem negro sob joelho de policial branco desencadeou maior onda de
manifestações dos últimos 50 anos nos Estados Unidos.
Os Estados Unidos vivem a
mais grave onde de manifestações desde 1968, após o assassinato do líder de
direitos civis Martin Luther King Jr.. Desta vez, o estopim dos protestos foi a
morte de George Floyd, um americano negro de 46 anos, que foi
sufocado por um policial branco, que se ajoelhara sobre seu pescoço por mais de
8 minutos. O caso provocou manifestações em mais de
75 cidades. Em mais de 40 delas, as autoridades decretaram toque de recolher. A
Guarda Nacional (força militar que os EUA reservam para emergências) foi
acionada com 16 mil soldados despachados para 24 Estados e a capital,
Washington. Capturada
em vídeo por uma testemunha, a imagem do policial com o joelho sobre o pescoço
da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo
respirar", é tida como o gatilho da onda de indignação que tomou o país."O que pôs tudo isso em marcha foi o
brutal assassinato de George Floyd na semana
passada. Foi o catalisador, o que levou as pessoas às ruas", disse
Ashley Howard, professora assistente de História e Estudos Afro-americanos da
Universidade de Iowa à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC. Ela diz que
essa morte não foi um caso isolado; que as comunidades negras estão submetidas
a uma constante e excessiva vigilância por parte da polícia. “Essa situação
criou um paradoxo, que Julian Zelizer, historiador político da Universidade de
Princeton, resume assinalando que os negros vivem com medo "porque se
sentem vulneráveis perante aqueles que deveriam protegê-los".
Texto 2
Morte de criança negra negligenciada pela patroa branca de sua
mãe choca o Brasil
Miguel
Otávio Santana da Silva, de 5 anos, caiu do nono andar de um prédio de luxo em
Recife, na terça(2 de Julho de 2020), enquanto estava sob os cuidados da
empregadora da mãe, que responderá em liberdade. “Se fosse o contrário, eu
acredito que não teria direito nem à fiança”, lamenta a mãe da criança.
Miguel Otávio Santana
da Silva, 5 anos, morreu na última terça-feira, 2 de junho, ao cair do nono
andar de um prédio no bairro de São José, região
central de Recife, Pernambuco. O menino acompanhava sua mãe, a
doméstica Mirtes Renata Souza, no
apartamento onde ela trabalhava e, segundo relatam os vizinhos, começou a
chorar quando ela saiu para passear
com o cachorro da patroa. Miguel resolveu ir
atrás da mãe, saiu do apartamento, entrou no elevador sozinho ―com o
consentimento da empregadora de Mirtes ―se perdeu no prédio. Em seguida, caiu
de uma altura de 35 metros. A dona da casa foi detida no dia seguinte por
suspeita de homicídio
culposo, quando não há intenção e matar, mas saiu com pagamento de fiança e responderá o processo em
liberdade. O caso ocorre em meio aos protestos e debates contra o racismo pelo mundo. “Eu não vou dizer que eu to
com raiva, com ódio nada, porque a dor pela morte do meu filho tá prevalecendo.
Mas eu espero que a justiça seja feita. Porque se fosse o contrário, eu
acredito que não teria direito nem à fiança. Meu nome estaria estampado e meu
rosto estaria em todas as mídias", desabafou a mãe do menino em entrevista
à TV Globo nesta quinta-feira. “Ele entrou no
elevador. Não tiveram paciência pra tirar ele do elevador, pegar ele pelo braço
e tirar ele do elevador. Porque se fosse os filhos da minha ex-patroa eu
tiraria. Ela confiava os filhos dela à mim e à minha mãe. E no momento que eu
confiei meu filho à ela, infelizmente ela não teve paciência pra cuidar, pra
tirar [do elevador]. Era uma criança”. A empregadora não teve o nome divulgado
pela polícia, mas segundo Mirtes, ela é a primeira-dama da cidade de Tamandaré,
cidade a 100 quilômetros de Recife, Sari Corte Real. Ela e o prefeito, Sérgio
Hacker, ainda não se pronunciaram publicamente sobre a tragédia.
EL PAÍS DIOGO
MAGRI .
São Paulo - 04 JUN
2020 - 15:58 BRT
Agora que você leu as duas reportagens sobre a problemática
do racismo responda :
1 –
Porque a morte de George Floyd gerou uma onda tão forte de protestos nos EUA e
pelo mundo? Qual a importância destas manifestações no combate concreto ao
racismo?
2 – No
texto 2 , a matéria sobre o caso da Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que caiu do nono andar de um prédio de luxo em
Recife, e sua mãe Mirtes (Empregada domestica) podem ser considerado racismo?
Responda esta questão utilizando elementos abordados na reportagem e em sua
análise sobre os fatos.
3 – A alguma relação política e social entre a morte
de George Floyd e Miguel Otávio?
4 – “Ela confiava os filhos dela à mim e à minha
mãe. E no momento que eu confiei meu filho à ela, infelizmente ela não teve
paciência pra cuidar, pra tirar [do elevador]. Era uma criança”. Qual sua
opinião sobre este desabafo de
Mirtes?
5 – O que é racismo estrutural? Pesquise e responda.
Atividade extra
- Curricular
Assistir
o Filme: Pantera negra (Black
Panther (Original),
- Produção Marvel Estúdios(MCU)
- Diretor: Ryan Kyle Coogler
Observação: Quem
puder assistir (Ótimo entretenimento ).
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Responder a caneta(Caso faça no
caderno).
-Nome do Professor
-Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa
com calma.
- importante organizar um lugar
tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- O trabalho pode ser feito: no
programa Word, (Quem tiver notebook ou computador) ou no caderno (Caso
manuscrito no caderno(Caneta) tirar foto e enviar o arquivo).
- Fazer a leitura com calma do
conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do
aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade
escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é
uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá
novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com
os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Habilidades
H1-Interpretar historicamente e/ou
geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização
dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na
transformação da realidade histórico-geográfica.
H11 - Identificar registros de práticas de
grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como
instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos
sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo
poder
H15
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos
ou ambientais ao longo da história.
H22
- Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças
nas legislações ou nas políticas públicas.
Competências
- Utilizar os conhecimentos para
compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Eixos Cognitivos
Construir argumentação - Relacionar informações, representadas em diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em
situações concretas, para construir argumentação consistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário