CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 6º e 7º anos
Disciplina: Eletiva
Canal de
resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:
26/11/2020
Período de
envio: 16 á 20 de Novembro de 2020
Oláaa meus alunos/as
queridos/as. Estamos em novembro, mês da
consciência negra( que deve ser todos os dias) ou aniversário de Zumbi. Para
sempre nos lembrarmos da luta e resistência do movimento negro, iremos
problematizar este tema que revolucionou o mundo musical! Nesta aula iremos
revisar um tema problematizado em aulas anteriores. Vamos á atividade 20.
Bons estudos galera!
Observações :
- Muito importante desenvolver as atividades constarão como presença e
nota.
- Não se esquecer de
colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a leitura das orientações e
observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização
de sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser
utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular ou notebook(caso tenham).
-Caderno do aluno, livro didático.
-Internet
Atividade 20 - Personalidades negras na arte e na música
marvel-apresenta-primeiro-homem-aranha-negro-das-historias-em-quadrinh.shtml, 22/06/2015.
Projeto transforma cantores do rap nacional em personagens de HQ
CAIO
NASCIMENTO* - O ESTADO DE S.PAULO 05/09/2018
"O hip-hop é uma cultura de nerd e é necessário
estudar referências literárias e artísticas para compor as letras",
disse Emicida durante uma conversa sobre heróis negros em
fevereiro deste ano. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o gênero só
fala de pobreza, racismo ou violência
policial.
O youtuber Gil Santos -
conhecido como Load - e o ilustrador Wagner Loud provaram
o contrário ao anunciar capas de histórias
em quadrinhos (HQ) que
recriam obras da Marvel e
da DC comics com heróis interpretados por artistas do rap
nacional.
"Pretendemos
fazer os públicos desse gênero e dos gibis se misturarem. Sempre quis ver algo
assim aqui no Brasil, pois no exterior já existe um mercado disso desde 2014
com os projetos da Marvel", afirma Gil. "Por que não criar um nicho
disso aqui com nossos artistas?
Quero ver a molecada
consumindo tanto a música nacional quanto os quadrinhos", reflete. Os dois
lançaram 11 capas até agora e relacionam as qualidades dos rappers com as dos
super-heróis. Mano Brown por exemplo, se transforma num Pantera Negra, comparando a importância dele nas periferias de São Paulo
com o protagonismo que o filme exerce na indústria de Hollywood.
https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,projeto-transforma-cantores-do-rap-nacional-em-personagens-de-hq,70002485975
Artistas como Karol Conka e Mano Brown foram homenageados em capas de histórias em quadrinhos: 'os super-heróis atuam à margem da sociedade brasileira aqui'
Projeto
de capas de HQs com rappers já homenageou, por enquanto, Mano Brown,
Karol Conka, Criolo, Emicida, Negra Li, Sabotage, Black Alien, DJ Kl Jay, Drik
Barbosa, Constantine e Kamau. A ideia dos autores é mostrar a relação entre o
rap e a cultura pop. Foto: Instagram / @w.loud
https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,projeto-transforma-cantores-do-rap-nacional-em-personagens-de-hq,70002485975
Agora que você leu o texto responda:
1 -Faça uma breve pesquisa de qualquer super herói( Cinema,
HQ, animes ou séries),atores, músico, jogador de futebol, qualquer
personalidade negra.
A - faça
um breve resumo sobre a história da personalidade escolhida .
B - Explicar porque você escolheu esse personagem.
Atividade extra
- Curricular
Assistir o Filme: Pantera
negra (Black Panther(Original),
- Produção Marvel Estúdios(MCU)
- Diretor: Ryan Kyle Coogler
Orientações:
Estrutura
do trabalho
-Nome
do Professor
-Nome
completo do aluno, turma e disciplina.
-
Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.
-
importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver
notebook ou computador) ou no caderno(Caso manuscrito no caderno(Caneta) tirar
foto e enviar o arquivo).
-
Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar
seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
-O
trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da
disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
-Utilizar
,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As
orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o
trabalho, utilizem os emails : Do Professor
e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um
canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas
aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e
acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo da atividade:
Habilidade
(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de
sua comunidade.
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos
de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos
relacionados a condições sociais
e à presença de
diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas
africanas, a de povos originários e a de migrantes.
(EF15AR26) Explorar
diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
Competências
- Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e
mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo
contemporâneo.
- Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante
e indígena, bem como suas contribuições para o desenvolvimento social,
cultural, econômico, científico, tecnológico e político e tratar com equidade
as diferentes culturas.
- Analisar e valorizar o
patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas
histórias e diferentes visões de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário