segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 20 - 6º e 7º ANOS - ELETIVA - PROFº MARCOS VINICIUS

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 6º e 7º anos

Disciplina: Eletiva

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 26/11/2020

Período de envio: 16 á 20 de Novembro de 2020

            Oláaa meus alunos/as queridos/as. Estamos em  novembro, mês da consciência negra( que deve ser todos os dias) ou aniversário de Zumbi. Para sempre nos lembrarmos da luta e resistência do movimento negro, iremos problematizar este tema que revolucionou o mundo musical! Nesta aula iremos revisar um tema problematizado em aulas anteriores. Vamos á atividade 20.

Bons estudos galera!

Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades constarão como presença e nota.    

 - Não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização

de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet

 



Eletiva – Música

Atividade 20 - Personalidades negras  na arte e na música


 


 

 MilesMorales- O Homem aranha. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2015/06/22/interna_diversao_arte,487443/

marvel-apresenta-primeiro-homem-aranha-negro-das-historias-em-quadrinh.shtml, 22/06/2015.

Projeto transforma cantores do rap nacional em personagens de HQ

CAIO NASCIMENTO* - O ESTADO DE S.PAULO  05/09/2018

     "O hip-hop é uma cultura de nerd e é necessário estudar referências literárias e artísticas para compor as letras", disse Emicida durante uma conversa sobre heróis negros em fevereiro deste ano. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o gênero só fala de pobrezaracismo ou violência policial. O youtuber Gil Santos - conhecido como Load - e o ilustrador Wagner Loud provaram o contrário ao anunciar capas de histórias em quadrinhos (HQ) que recriam obras da Marvel e da DC comics com heróis interpretados por artistas do rap nacional.

    "Pretendemos fazer os públicos desse gênero e dos gibis se misturarem. Sempre quis ver algo assim aqui no Brasil, pois no exterior já existe um mercado disso desde 2014 com os projetos da Marvel", afirma Gil. "Por que não criar um nicho disso aqui com nossos artistas?

      Quero ver a molecada consumindo tanto a música nacional quanto os quadrinhos", reflete. Os dois lançaram 11 capas até agora e relacionam as qualidades dos rappers com as dos super-heróis. Mano Brown por exemplo, se transforma num Pantera Negra, comparando a importância dele nas periferias de São Paulo com o protagonismo que o filme exerce na indústria de Hollywood.

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,projeto-transforma-cantores-do-rap-nacional-em-personagens-de-hq,70002485975

 

Artistas como Karol Conka e Mano Brown foram homenageados em capas de histórias em quadrinhos: 'os super-heróis atuam à margem da sociedade brasileira aqui'                       








 










Projeto de capas de HQs com rappers já homenageou, por enquanto, Mano Brown, Karol Conka, Criolo, Emicida, Negra Li, Sabotage, Black Alien, DJ Kl Jay, Drik Barbosa, Constantine e Kamau. A ideia dos autores é mostrar a relação entre o rap e a cultura pop. Foto: Instagram / @w.loud

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,projeto-transforma-cantores-do-rap-nacional-em-personagens-de-hq,70002485975

 

   Agora que você leu o texto responda:                 

 1 -Faça uma breve pesquisa de qualquer super herói( Cinema, HQ, animes ou séries),atores, músico, jogador de futebol, qualquer personalidade negra.

 A - faça um breve resumo sobre a história da personalidade escolhida .

 B -  Explicar porque você escolheu esse personagem.

 Atividade extra - Curricular

 Assistir o Filme: Pantera negra (Black Panther(Original),

  -  Produção Marvel Estúdios(MCU)

  -  Diretor: Ryan Kyle Coogler

Orientações:

Estrutura do trabalho

-Nome do Professor

-Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

Observações:

- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver notebook ou computador) ou no caderno(Caso manuscrito no caderno(Caneta) tirar foto e enviar o arquivo).

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

Objetivo da atividade:

Habilidade

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas  histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais

e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, a de povos originários e a de migrantes.

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Competências

- Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir  no mundo contemporâneo.

- Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena, bem como suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico, científico, tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário