CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor (a):
Professor (a): DORA DE CASSIA
Turma: 2º A –B – C –D -E
Disciplina: HISTÓRIA
Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 15
dias
Período de envio: 16/11/2020
a 20/11/2020
Plantão de duvidas: de
Segunda a Sexta; das 19h00min as 23h00min. (2º A QUINTA FEIRA DAS 8:00 AS 11:30)
Material utilizado: livros
didáticos, internet, caderno dos alunos Faz a Escola.
Tarefas: Pesquisar e
responder a atividade do caderno do aluno volume fazer as pesquisas através de
livros didáticos e internet. Assistir a aula CMSP(Centro de Mídia de São Paulo )
Orientações:
Estamos fazendo a retomada da atividade 9, postadas no blog, dando
continuidade ao tema trabalhado, textos que estão na proposta curricular e no
caderno do aluno SP faz Escola. O aluno deverá
responder as atividades propostas, fazer leituras dos textos em internet e
livros didáticos.
NOME_________________________________________________________________
Série____________Nº_______
ATIVIDADE 19
(Retomada da Atividade 9)
TEMA: A Revolução Inglesa Século XVII a Declaração de 1689 A DECLARAÇÃO DE DIREITOS A Declaração
de Direitos, ou Bill of Rights, foi um conjunto de leis formulado na Inglaterra
em 1689, após a deposição do rei Jaime II pela Revolução Gloriosa. A Declaração
reduziu o poder do rei, estabelecendo a monarquia parlamentar em lugar da
monarquia absolutista.
Leia,
a seguir, alguns trechos da Declaração de Direitos:
[...]
E, portanto os ditos lordes espirituais e temporais, e os comuns [...], estando
agora reunidos como plenos e livres representantes desta nação [...], declaram
[...] para reivindicar e garantir seus antigos direitos e liberdades: 1. Que é ilegal o pretendido poder
de suspender leis, ou a execução de leis, pela autoridade real, sem o
consentimento do Parlamento. [...] 4. Que é ilegal a arrecadação de dinheiro para
uso da Coroa, sob pretexto de prerrogativa, sem autorização do Parlamento, por
um período de tempo maior, ou de maneira diferente daquela como é feita ou
outorgada. [...] 6. Que levantar e manter um exército permanente dentro do
reino em tempo de paz é contra a lei, salvo com permissão do Parlamento. [...]
8. Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento. 9. Que a
liberdade de expressão e debates ou procedimentos no Parlamento não devem ser
impedidos ou questionados por qualquer tribunal ou local fora do Parlamento.
[...] 13. E que os Parlamentos devem reunir-se com frequência para reparar
todos os agravos, e para corrigir, reforçar e preservar as leis. A DECLARAÇÃO Inglesa de Direitos – 1689.
In: ISHAY, Micheline R. (Org.). Direitos Humanos: uma antologia. São Paulo:
Edusp, 2006. p. 171-173. 3. A
Responda:
Após a leitura dos trechos da
Declaração de Direitos, identifique:
1-Em que período ela foi escrita?
2-Qual era o objetivo principal da
Declaração? Justifique sua resposta, utilizando trechos do documento.
3-O que é monarquia Parlamentar e
Monarquia Absolutista?
Nenhum comentário:
Postar um comentário