segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 19 - 2ªA,B,C,D,E - HISTÓRIA - PROFª DORA

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professor (a): Professor (a): DORA DE CASSIA

Turma: 2º A –B – C –D -E

Disciplina: HISTÓRIA

Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias

Período de envio: 16/11/2020 a 20/11/2020

Plantão de duvidas: de Segunda a Sexta; das 19h00min as 23h00min. (2º A  QUINTA FEIRA DAS 8:00 AS 11:30)

Material utilizado: livros didáticos, internet, caderno dos alunos Faz a Escola.

Tarefas: Pesquisar e responder a atividade do caderno do aluno volume fazer as pesquisas através de livros didáticos e internet. Assistir a aula  CMSP(Centro de Mídia de São Paulo )

Orientações: Estamos fazendo a retomada da atividade 9, postadas no blog, dando continuidade ao tema trabalhado, textos que estão na proposta curricular e no caderno do aluno SP faz Escola. O aluno deverá responder as atividades propostas, fazer leituras dos textos em internet e livros didáticos.

NOME_________________________________________________________________

Série____________Nº_______


ATIVIDADE 19

(Retomada da Atividade 9)                                                                                                                                                    TEMA: A Revolução Inglesa Século XVII  a Declaração de 1689                                                                                A DECLARAÇÃO DE DIREITOS A Declaração de Direitos, ou Bill of Rights, foi um conjunto de leis formulado na Inglaterra em 1689, após a deposição do rei Jaime II pela Revolução Gloriosa. A Declaração reduziu o poder do rei, estabelecendo a monarquia parlamentar em lugar da monarquia absolutista.                                                        Leia, a seguir, alguns trechos da Declaração de Direitos:                                                                                              [...] E, portanto os ditos lordes espirituais e temporais, e os comuns [...], estando agora reunidos como plenos e livres representantes desta nação [...], declaram [...] para reivindicar e garantir seus antigos direitos e liberdades:            1. Que é ilegal o pretendido poder de suspender leis, ou a execução de leis, pela autoridade real, sem o consentimento do Parlamento. [...] 4. Que é ilegal a arrecadação de dinheiro para uso da Coroa, sob pretexto de prerrogativa, sem autorização do Parlamento, por um período de tempo maior, ou de maneira diferente daquela como é feita ou outorgada. [...] 6. Que levantar e manter um exército permanente dentro do reino em tempo de paz é contra a lei, salvo com permissão do Parlamento. [...] 8. Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento. 9. Que a liberdade de expressão e debates ou procedimentos no Parlamento não devem ser impedidos ou questionados por qualquer tribunal ou local fora do Parlamento. [...] 13. E que os Parlamentos devem reunir-se com frequência para reparar todos os agravos, e para corrigir, reforçar e preservar as leis.                                A DECLARAÇÃO Inglesa de Direitos – 1689. In: ISHAY, Micheline R. (Org.). Direitos Humanos: uma antologia. São Paulo: Edusp, 2006. p. 171-173. 3. A  

Responda:                                                                                                                                                                                          

Após a leitura dos trechos da Declaração de Direitos, identifique:  

1-Em que período  ela foi escrita?

2-Qual era o objetivo principal da Declaração? Justifique sua resposta, utilizando trechos do documento.

3-O que é monarquia Parlamentar e Monarquia Absolutista?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário