quarta-feira, 11 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 19 - 6º A,B,C,D - GEOGRAFIA - PROFª LAUDELINA

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professor (a): Laudelina Fernandes Meira

Turmas: (6ºs Anos – A,B,C e D)

Disciplina: Geografia

Canal de resposta: laudelinameira@professor.educacao.sp.gov.br  

Prazo de entrega: 10 dias após a postagem.

Prazo de Postagem: 09 a 13/11/2020

 

Material utilizado:

- Caderno da disciplina de geografia, lápis de cor, caneta, régua, folha de sulfite, entre outros.

- Celular ou outras mídias, para fotografar e enviar (só para quem possuir essas mídias)

--Livro Didático, Atlas Geográfico, Mapas diversos

-Internet.

-Dicionário etc.

 

(CONTEÚDOS DE REVISÃO)                   “A ROSA DOS VENTOS”


A Rosa dos Ventos é um instrumento antigo utilizado para auxiliar na localização relativa, isto é, como um ponto posiciona-se em relação a outro. Ela também serve de referência para localização absoluta em mapas e cartas.

 

1.   Pinte a Rosa dos Ventos com 3 cores ou tonalidades diferentes.

 

Identifique os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, com suas respectivas siglas, utilizando a legenda




Pontos cardeais

N:

Norte

S: Sul

L/E:

Leste (Est)

O/W: Oeste (West)

 

Pontos Colaterais

NO/NW:Noroeste, entre o oeste e o norte.

SE/SW:Sudoeste, entre o oeste e o sul

SE:Sudeste, entre o leste e o sul

NE: Nordeste, entre o leste e o norte.

 

 

 

Pontos Subcolaterais

ENE:leste-nordeste

ESE: leste-sudeste

SSE: sul-sudeste

NNE: norte-nordeste

NNO/NNW: norte-noroeste

SSO/SSW:sul -sudoeste

OSO/WSW: oeste-sudoeste

ONO/WNW: oeste-noroeste

 


Obs; IMPORTANTE!!! Para fazer esta atividade é importante que vocês (alunos) assistam a aula do CMSP, através do youtube, referente ao dia (19/06/2020) bem como o livro didático, capítulo 3, a partir da página 33.

    

Importante: Essas atividades deverão ser realizadas em 4 AULAS, ou seja, o equivalente, as exatas 3 (três) horas

Observações e Considerações finais;

- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver notebook ou computador)

ou caso seja manuscrito no caderno (utilize caneta) tirar foto e enviar o arquivo).

-Utilizar;, livro didático, caderno do aluno, revistas, jornais, pesquisas na internet etc.

Sites para pesquisas de mapas entre outros (www.ibge.gov.br e www.bn.gov.br) Obs; Acervo de mais de 22.000 mapas. (Sempre)

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda surjam dúvidas sobre essas atividades, utilizem o meu email institucional; laudelinameira@professor.educacao.sp.gov.br,  meu Whatsapp (9 9601-4877) com GRUPO DE GEOGRAFIA, com Interação e o Blog da Escola.

Semanalmente!!! sempre haverá avisos e novidades para facilitar o processo de ensino aprendizagem e acompanhamento do Professor no aplicativo Centro de Mídias SEE SP e unidade escolar. 

Não deixe de assistir aulas, no CMSP, das 07:30 as 09:45 (elas são grandes aliadas, principalmente nesse momento que estamos remotos.

  

 

 



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