Professora
Dra Ariella
Turma:
3B/3C
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
ou Google Sala de Aula
Prazo de envio:
até dia 27/11/2020
Período
de envio: 16/11 a 19/11
Plantão de Dúvidas por meio do
e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula
3B segunda-feira das 22h00 às 22h30 e
sexta-feira das 21h00 às 21h30
3C
segunda-feira das 20h30 às 20h30 e quinta-feira das 21h00 às 21h30
Google
Sala de Aula
Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado
Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os
passos do tutorial, ingressar com o código da sua turma:
3B:
5gbzqz6
3C: fxftopf
Material utilizado:
Aula
do Centro de Mídia São Paulo (CMSP) e box-resumo
Tarefa
Assistir
as aulas de Sociologia do CMSP e responder as questões.
Objetivo
Habilidade
Compreender: o conceito
geral de Estado e suas formas e a organização interna dos poderes (Executivo,
Legislativo e Judiciário), sua natureza e funções. Desenvolver noções
claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a
importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático. Estabelecer uma reflexão crítica sobre a
atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre
eleitores e representantes eleitos.
Orientações
1) Assistir as aulas de Sociologia do Centro de Mídia
de São Paulo
.
Revisão:Estado
e os três poderes, aula do dia 01 de outubro
Disponível
em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4151&id=67.
Revisão:
eleições e participação, aula do dia 08 de outubro
Disponível
em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4223&id=67
2) Depois
de assistir as duas aulas de revisão, dos dias 01 e 08 de outubro, fazer:
a) Um
relatório/resumodas aulas
b)
fazer as atividades 18 e 19 para quem
não enviou.
Observações
Atenção!
São duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) fazer o relatório, resumo,
das aulas e fazer as atividades 18 e 19 para quem não fez. Fiquem atentos aos
prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para
controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as
atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 20, Nome e Série
para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são
aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que
procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega
de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas? Escrevam no e-mail.
Box-resumo: Estado
Nas aulas e
atividades anteriores você aprendeus sobre cidadania e como ela se expressa por
meio dos movimentos sociais, que por meio de lutas sociais modificam o próprio
entendimento do que seja cidadania e que direitos são associados a eles. Nessas
discussões você ouviu inúmeras vezes que o Estado é uma instituição fundamental
para acolher as demandas de movimentos e garantir direitos de cidadania, tema
apresentado na aula do dia 20 de
agosto que, como eu disse, aparentemente, introduz um tema descolado dos
tópicos anteriores. Você aprendeu elementos que são centrais para dar
seguimento a aprendizagem das próximas aulas, como o que é o Estado, como e se
organiza, quais são seus fundamentos e objetivos, quais são suas principais características. As
diferenças entre Estado e Governo. Como
aprofundamento na aula do dia 03 de setembro foi apresetado a você a
noção de Estado de Direito: contexto de surgimento, o que é e qual a sua
relação com a sociedade, as constituções e os chamados três poderes.
Na aula do
dia 10 você conheceu a forma como os
Estados democráticos exercem o seu poder, que é através de três poderes
fundamentais: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Aprendeu (ou
aprofundou) o que são e o que compete a cada um. Aprendeu também, de forma muito breve, as
ideias de um filósofo iluminista, Charles Montesquieu (Barão de Montesquieu),
que desenvolveu a teoria dos três poderes na constituição do desenvolvimento
dos Estados de Direito.
Já as aulas do
dia 17 e 24 de setembro irão trabalhar com temas relacionados: Sistemas
Eleitorais e Partidários e as formas de participação politica. Nessas aulas
você entrará em contato com as regras de funcionamento do sistema eleitoral, os
direitos e deveres dos cidadãos, o que são os partidos políticos, por que
surgem e porque são importantes antes e agora. Nas aulas, especialmente a do
diia 24, você será levado a refletir sobre as nossas formas de participação
política por meio dos canais oficiais, ou seja, o que podemos fazer para nos
tornarmos mais próximos dos governantes e levarmos nossas demandas até eles.
Perceberá que a participação política não se restringe aos partidos políticos,
mas que nossa atuação política, o nosso pocisionamento diante das coisas do
mundo, passa também por outros espaços sociais, como movimentos sociais,
associações de bairro, escola, etc.
As aulas do
dia 01 e 08 de outubro irão revisar conteúdos aprendidos em edições
anteriores, como as o conceito e as características do Estado; Estado
Democrático de Direito; o que são os três
podres, função e natureza; sistema
partidário, como funcionam os partidos políticos; o papel das constituições; e formas de participação política para além dos partidos
políticos.
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