segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 21 - 7ºA,B,C,D - HOSTÓRIA - PROFº EDGAR

 Conteúdo programático

Recuperação Contínua

Professor (a): Edgar da Silva Siqueira                    

Turma: 7º ano A, B, C e D.  

Disciplina: História     

Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com, edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias conforme data de envio.

Período de envio: 16/11/2020 à 20/11/2020.                       

Material utilizado: Caderno São Paulo Faz Escola 7º ano História, Didáticos Livro História 7º ano, Aulas on-line CMSP – História 7ºano, Multimídia sites registrados de modo oficial, Iconografia, Cartografias e Bibliografia de consulta, Caderno de uso diário.      

Atividade Recuperação Contínua – Revisão de Conteúdos Pedagógicos dos 1º e 2º Bimestres. 

 

Orientações:

Realizar a atividade com o apoio do Adulto Responsável, pesquise sobre o tema e responda a atividade pedagógica proposta (recuperação de conteúdo e atividades pendentes). Utilizar folha de caderno, lápis e borracha para realizar a atividade. Caderno São Paulo Faz Escola 7º ano História, Livros Didático História 7º ano, Aulas on-line CMSP – História 7ºano, Multimídia sites registrados de modo oficial, Iconografia, Cartografias e Bibliografia de consulta.           

Obs. Revisão de Conteúdo Pedagógico, Recuperação de Conceito bimestre.

 

Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com  ou  edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br

 

Questão Dissertativa.

Tema III: Idade Média - A Peste Bubônica.

A Peste Bubônica – Peste Negra

Em meados do século XIV, a Europa foi atingida por uma epidemia de peste bubônica. Conhecida como Peste Negra, essa doença espalhou-se da Ásia Central até o Ocidente por meio dos navios comerciais. Transmitida pelas pulgas dos ratos, a doença se alastrou rapidamente, por causa da superpopulação e da falta e a falta de higiene nas cidades. A quantidade de mortos era tanta que em algumas cidades os corpos eram removidos em carroças e sepultados em valas comuns.

Essa situação foi agravada por uma série de conflitos envolvendo a França e a Inglaterra, que ficaram conhecidos como Guerra dos Cem Anos. Esses conflitos causaram grande destruição dos campos cultiváveis, levando populações inteiras à fome, além de contribuir para a disseminação da peste nas aldeias. No auge da epidemia, em aproximadamente seis anos, a peste dizimou cerca de um quarto de toda a populaçeuropéia. (IN: Didático 7º ano Vontade de Saber – História, pag. 71, 3º edição, SP - 2015)



Esta iluminura medieval apresenta doentes de peste. Toggenburg-Bibel, 1411.


Vestuár












Vestuario Médico no período da Peste Bubônica.                           Um sacerdote abençoa vítimas da peste negra

 1656.                   

                                                                                                                                                                       


Conforme a leitura e análise de texto e imagens, responda de modo dissertativo (produção textual).

1- Em quais aspectos a Peste Bubônica se assemelha a pandemia do COVID-19?


Temas: V e IX

Leia, compreenda, pesquise e responda:

Tema: A América Indígenas: Os povos Nativos e a Chegada dos Europeus.

1- Contribuição dos Povos Astecas, Incas e Maias para a diversidade cultural dos povos da América. O nome dos atuais países a que estes impérios correspondiam são:


a) Brasil, Paraguai e Uruguai

b) Estados Unidos, Canadá e México

c) Peru, México, Guatemala, Belize e Honduras

d) Chile, Venezuela e Argentina.


2- As Terras Indígenas do Brasil, que eram preparadas para o cultivo de mandioca, milho, feijão e outros gêneros alimentícios eram de propriedade:


a) Individual

b) Coletiva

c) Senhoral

d) Escravista


3- A Diversidade dos Povos Indígenas. Para estudar a diversidade dos povos indígenas, os Historiadores os classificam com base nas semelhanças e diferenças entre elas. De acordo com vários estudiosos, a maior parte das línguas Indígenas faladas no Brasil pode ser agrupada em dois grupos linguísticos abaixo, quais?


a) Incas e Maias

b) Tupi e Macro-jê

c) Patagões e Esquimós

d) Apaches e Caraíbas


4- O choque entre dois Mundos marca o contato entre povos e continentes distintos, quais?


a) África e Ásia

b) Oceania e Antártida

c) Europa a América

d) América e Ásia


5- Os colonizadores e conquistadores do Novo Mundo, chegaram a América no ano de 1492, e no ano de 1500, pertenciam a quais países?


a) Inglaterra e França

b) Brasil e Angola

c) Holanda e China

d) Espanha e Portugal


6- Em quais séculos os colonizadores e conquistadores chegaram ao continente americano?


a) No final do século XV e início do século XVI

b) No final do século XVI e início do século XVII

c) No final do século XVII e início do século XVIII

d) No final do século XVIII e início do século XIX


7- Os primeiros contatos entre os Conquistadores e os povos nativos da América ocorreu inicialmente em qual região?


a) Urbana

b) Rural

c) Litorânea  

d) Desértica 


8- Os colonizadores da América pertenciam a qual continente?


a) África

b) Ásia

c) Antártida 

d) Europa


9- Quantos anos após a chegadas dos Espanhóis a Ilha de Cuba, dando início a colonização da América, ocorreu a chegada dos Portugueses ao Brasil?


a) 8 anos

b) 20 anos

c) 36 anos

d) 54 anos


10- Qual foi o meio de transporte utilizados pelos europeus para chegarem ao novo mundo, que foi batizado como América?


a) Barco

b) Navio

c) Caravela

d) Veleiro


11- História do Brasil. Encontro dos Dois Mundos: Um dos objetivos dos colonizadores portugueses era ampliar o domínio da fé cristã no novo mundo Brasil, catequizando os indígenas. Assim enviaram religiosos para a concretização da fé, que eram:


a) Evangélicos - Protestantes     

b) Muçulmanos – Xiitas           

c) Judeus - Antigos                   

d) Companhia de Jesus – Jesuítas


12- O Brasil tornou-se Independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, com a proclamação da Independência. Deste modo o Brasil deixava de ser colônia Portuguesa para se tornar um País Independente. Por quantos anos o Brasil foi colônia de Portugal?

a) 174 anos

b) 322 anos 

c) 568 anos                   

d) 3.322 anos






Nenhum comentário:

Postar um comentário