Conteúdo programático
Recuperação Contínua
Professor (a): Edgar da Silva Siqueira
Turma: 7º ano A, B, C e D.
Disciplina: História
Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com, edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 15 dias conforme data de envio.
Período de envio: 16/11/2020 à 20/11/2020.
Material utilizado: Caderno São Paulo Faz Escola 7º ano
História, Didáticos Livro História 7º ano, Aulas on-line CMSP – História 7ºano,
Multimídia sites registrados de modo oficial, Iconografia, Cartografias e
Bibliografia de consulta, Caderno de uso diário.
Atividade Recuperação Contínua – Revisão de Conteúdos Pedagógicos dos 1º
e 2º Bimestres.
Orientações:
Realizar a atividade com o apoio do Adulto Responsável, pesquise
sobre o tema e responda a atividade pedagógica proposta (recuperação de
conteúdo e atividades pendentes). Utilizar folha de caderno, lápis e borracha
para realizar a atividade. Caderno São Paulo Faz Escola 7º ano História, Livros
Didático História 7º ano, Aulas on-line CMSP – História 7ºano, Multimídia sites
registrados de modo oficial, Iconografia, Cartografias e Bibliografia de
consulta.
Obs. Revisão de Conteúdo Pedagógico, Recuperação de Conceito bimestre.
Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com ou edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Questão Dissertativa.
Tema III:
Idade Média - A Peste Bubônica.
A Peste Bubônica – Peste
Negra
Em meados do século XIV, a Europa foi
atingida por uma epidemia de peste bubônica. Conhecida como Peste Negra, essa
doença espalhou-se da Ásia Central até o Ocidente por meio dos navios
comerciais. Transmitida pelas pulgas dos ratos, a doença se alastrou rapidamente,
por causa da superpopulação e da falta e a falta de higiene nas cidades. A
quantidade de mortos era tanta que em algumas cidades os corpos eram removidos
em carroças e sepultados em valas comuns.
Essa situação foi agravada por uma série de conflitos envolvendo a França e a Inglaterra, que ficaram conhecidos como Guerra dos Cem Anos. Esses conflitos causaram grande destruição dos campos cultiváveis, levando populações inteiras à fome, além de contribuir para a disseminação da peste nas aldeias. No auge da epidemia, em aproximadamente seis anos, a peste dizimou cerca de um quarto de toda a populaçeuropéia. (IN: Didático 7º ano Vontade de Saber – História, pag. 71, 3º edição, SP - 2015)
Esta
iluminura medieval apresenta doentes de peste. Toggenburg-Bibel, 1411.
Vestuár
Vestuario Médico no período da Peste Bubônica. Um sacerdote abençoa vítimas da peste negra
1656.
Conforme a leitura e análise de texto e imagens, responda de modo dissertativo (produção textual).
1- Em quais aspectos a Peste Bubônica se assemelha a pandemia do COVID-19?
Temas: V e IX
Leia, compreenda, pesquise e responda:
Tema: A América Indígenas: Os povos Nativos e a Chegada dos Europeus.
1- Contribuição dos Povos Astecas, Incas e Maias para a diversidade cultural dos povos da América. O nome dos atuais países a que estes impérios correspondiam são:
a) Brasil, Paraguai e Uruguai
b) Estados Unidos, Canadá e México
c) Peru, México, Guatemala, Belize e Honduras
d) Chile, Venezuela e Argentina.
2- As Terras Indígenas do Brasil, que eram preparadas para o cultivo de mandioca, milho, feijão e outros gêneros alimentícios eram de propriedade:
a) Individual
b) Coletiva
c) Senhoral
d) Escravista
3- A Diversidade dos Povos Indígenas. Para estudar a diversidade dos povos indígenas, os Historiadores os classificam com base nas semelhanças e diferenças entre elas. De acordo com vários estudiosos, a maior parte das línguas Indígenas faladas no Brasil pode ser agrupada em dois grupos linguísticos abaixo, quais?
a) Incas e Maias
b) Tupi e Macro-jê
c) Patagões e Esquimós
d) Apaches e Caraíbas
4- O choque entre dois Mundos marca o contato entre povos e continentes distintos, quais?
a) África e Ásia
b) Oceania e Antártida
c) Europa a América
d) América e Ásia
5- Os colonizadores e conquistadores do Novo Mundo, chegaram a América no ano de 1492, e no ano de 1500, pertenciam a quais países?
a) Inglaterra e França
b) Brasil e Angola
c) Holanda e China
d) Espanha e Portugal
6- Em quais séculos os colonizadores e conquistadores chegaram ao continente americano?
a) No final do século XV e início do século XVI
b) No final do século XVI e início do século XVII
c) No final do século XVII e início do século XVIII
d) No final do século XVIII e início do século XIX
7- Os primeiros contatos entre os Conquistadores e os povos nativos da América ocorreu inicialmente em qual região?
a) Urbana
b) Rural
c) Litorânea
d) Desértica
8- Os colonizadores da América pertenciam a qual continente?
a) África
b) Ásia
c) Antártida
d) Europa
9- Quantos anos após a chegadas dos Espanhóis a Ilha de Cuba, dando início a colonização da América, ocorreu a chegada dos Portugueses ao Brasil?
a) 8 anos
b) 20 anos
c) 36 anos
d) 54 anos
10- Qual foi o meio de transporte utilizados pelos europeus para chegarem ao novo mundo, que foi batizado como América?
a) Barco
b) Navio
c) Caravela
d) Veleiro
11- História do Brasil. Encontro dos Dois Mundos: Um dos objetivos dos colonizadores portugueses era ampliar o domínio da fé cristã no novo mundo Brasil, catequizando os indígenas. Assim enviaram religiosos para a concretização da fé, que eram:
a) Evangélicos - Protestantes
b) Muçulmanos – Xiitas
c) Judeus - Antigos
d) Companhia de Jesus – Jesuítas
12- O Brasil tornou-se Independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, com a proclamação da Independência. Deste modo o Brasil deixava de ser colônia Portuguesa para se tornar um País Independente. Por quantos anos o Brasil foi colônia de Portugal?
a) 174 anos
b) 322 anos
c) 568 anos
d) 3.322 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário