sábado, 14 de novembro de 2020

ATIVIDADE -20 - 6º A,B,C,D - ARTE - PROFª SOLANGE

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Reforço: Linguagem da música

Professora: Solange Cabral de Deus

Turmas: 6 º s anos A, B, C, D do Ensino Fundamental II

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

 

+ contatos: solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código do Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 6º ano A: uauwxat

Turma do 6º ano B: 3watitm

Turma do 6º ano C: zfmu7ig

Turma do 6º ano D: r5powyq

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

WhatsApp: 999388106

Prazo de envio: Uma semana após a publicação

Período de envio: 16/11/2020

Tempo: 90m

Habilidade: EF06AR21 – (BNCC:3,4)

Objetivo: Análise, Investigação e interação com arte na música.

Conteúdo: Elementos Constitutivos da música

Tema: Paisagem sonora

 

Material utilizado: Folhas com as tarefas e espaço para o desenho, lápis ou giz e de cores, conteúdo no caderno/ ou acesso aos links com áudio.  Caderno 1

 

Apreciação:

Paisagem sonora – O ambiente sonoro. Tecnicamente, qualquer porção do ambiente sonoro vista como um campo de estudos. O termo pode referir-se a ambientes reais ou a construções abstratas, como composições musicais e montagens de fitas, em particular quando consideradas como um ambiente (SCHAFER, 2001, p. 366). ARAGÃO, T. A. Paisagem sonora como conceito: tudo ou nada? Revista Música Hodie, 2019, v.19: e53417























1.   Sondagem: Análise

 

 1-O que você vê na imagem (acima)?

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2-Você já ouviu som na natureza? Quais os tipos de sons, ruídos você imagina que poderia ouvir se estivesse em um lugar como este?

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3- Quê diferença sonora seria se você estivesse em um outro lugar ou ambiente diferente parecido com os ilustrados nas imagens logo abaixo?

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4. O que você entendeu/percebeu sobre paisagem sonora?

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2.     Atividade: Interação:

Desenhar paisagem sonora do seu ambiente

Desafio: O desenho tridimensional improvisado que expresse elemento(s) musical(is) na sua paisagem.

 

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3. Atividade reflexiva:

Comente, compartilhe, descrever sobre a sua paisagem, a sonoridade do espaço na paisagem (O que podemos observar na paisagem desenhada como elemento sonoro)

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4.    Pesquisar e responder:

O que é timbre? Apresente dois timbres diferentes.

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Orientações:

Pode compartilhar a sua atividade em grupo de estudo, rede remota, podcast grupo no WhatsApp...

 

Conteúdo de Investigação:

Elementos constitutivo da música:

Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo

Melodia

A melodia é uma sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados, que organizados de forma, proporcionam um sentido musical para quem está escutando. Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.

Para se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração, intensidade e altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da melodia.

Ritmo

O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se destaca neste elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons fortes e fracos, dividido em porções de valor chamadas compassos.

Harmonia

Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia. Existem duas maneiras de se referir a harmonia: para nos referirmos à seleção de notas que compõem determinado acorde (formação), e em sentido amplo, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma composição. (DINO)

Timbre:

Em música, chama-se timbre a característica sonora que nos permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las. Wikipédia

Exemplos:

Ritmohttps://www.youtube.com/watch?v=4DHJrLCHNEI

Melodia e harmonia: https://www.youtube.com/watch?v=HwT2UxaVcTs

Timbre: https://www.youtube.com/watch?v=Yd5TadbEneM

Paisagem sonora: https://biologo.com.br/bio/a-paisagem-sonora/

http://adriartessempre.blogspot.com/2014/05/o-som-e-o-ambiente.html

Sugestão de sonoridade: Moda de viola caipira brasileira: https://www.youtube.com/watch?v=rMO0ADWdm9k&list=RDSZfc1xVufOU&index=2

 

 

Observações:

Identificação do aluno e do número da atividade na sua devolutiva com as respostas das atividades.

 

 

 

 

 























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