CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Reforço: Linguagem da música
Professora:
Solange Cabral de Deus
Turmas:
6 º s anos A, B, C, D do Ensino Fundamental II
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
+
contatos: solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código
do Classroom: https://classroom.google.com/h:
Turma
do 6º ano A: uauwxat
Turma
do 6º ano B: 3watitm
Turma
do 6º ano C: zfmu7ig
Turma
do 6º ano D: r5powyq
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
WhatsApp:
999388106
Prazo
de envio: Uma semana após a publicação
Período
de envio: 16/11/2020
Tempo:
90m
Habilidade:
EF06AR21 – (BNCC:3,4)
Objetivo: Análise, Investigação e interação com arte
na música.
Conteúdo: Elementos Constitutivos da música
Tema:
Paisagem sonora
Material
utilizado: Folhas com as tarefas e espaço para o desenho, lápis ou giz e de
cores, conteúdo no caderno/ ou acesso aos links com áudio. Caderno 1
Apreciação:
Paisagem sonora – O ambiente sonoro. Tecnicamente, qualquer porção do ambiente sonoro vista como um campo de estudos. O termo pode referir-se a ambientes reais ou a construções abstratas, como composições musicais e montagens de fitas, em particular quando consideradas como um ambiente (SCHAFER, 2001, p. 366). ARAGÃO, T. A. Paisagem sonora como conceito: tudo ou nada? Revista Música Hodie, 2019, v.19: e53417
1.
Sondagem: Análise
1-O que você
vê na imagem (acima)?
...................................................................................................
2-Você já ouviu som na natureza? Quais os tipos de
sons, ruídos você imagina que poderia ouvir se estivesse em um lugar como este?
..................................................................................................
3- Quê diferença sonora seria se você estivesse em
um outro lugar ou ambiente diferente parecido com os ilustrados nas imagens
logo abaixo?
.....................................................................................................
4. O que você entendeu/percebeu sobre paisagem
sonora?
.....................................................................................................
2. Atividade: Interação:
Desenhar
paisagem sonora do seu ambiente
Desafio: O desenho tridimensional improvisado que
expresse elemento(s) musical(is) na sua paisagem.
...........................................................................................................................................
3. Atividade
reflexiva:
Comente,
compartilhe, descrever sobre a sua paisagem, a sonoridade do espaço na paisagem
(O que podemos observar na paisagem desenhada como elemento sonoro)
.....................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................................
4.
Pesquisar
e
responder:
O
que é timbre? Apresente dois timbres diferentes.
.......................................................................................................
......................................................................................................
......................................................................................................
Orientações:
Pode
compartilhar a sua atividade em grupo de estudo, rede remota, podcast grupo no
WhatsApp...
Conteúdo de Investigação:
Elementos constitutivo da música:
Podemos
dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.
Melodia
A
melodia é uma sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados,
que organizados de forma, proporcionam um sentido musical para quem está
escutando. Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples
assovio.
Para
se construir uma melodia, é preciso organizar as notas musicais com duração,
intensidade e altura. quanto mais simples, mais fácil será a memorização da
melodia.
Ritmo
O
ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de
cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se
destaca neste elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons
fortes e fracos, dividido em porções de valor chamadas compassos.
Harmonia
Quando
dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são
chamados de harmonia. Existem duas maneiras de se referir a harmonia: para nos
referirmos à seleção de notas que compõem determinado acorde (formação), e em
sentido amplo, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes
durante toda uma composição. (DINO)
Timbre:
Em
música, chama-se timbre a característica sonora que nos permite distinguir sons
da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que
também nos permite diferenciá-las. Wikipédia
Exemplos:
Ritmo: https://www.youtube.com/watch?v=4DHJrLCHNEI
Melodia
e harmonia: https://www.youtube.com/watch?v=HwT2UxaVcTs
Timbre: https://www.youtube.com/watch?v=Yd5TadbEneM
Paisagem
sonora: https://biologo.com.br/bio/a-paisagem-sonora/
http://adriartessempre.blogspot.com/2014/05/o-som-e-o-ambiente.html
Sugestão
de sonoridade: Moda de viola caipira brasileira: https://www.youtube.com/watch?v=rMO0ADWdm9k&list=RDSZfc1xVufOU&index=2
Observações:
Identificação
do aluno e do número da atividade na sua devolutiva com as respostas das
atividades.
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