sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ATIVIDADE -22 - 2ª B,C,D,E - ARTE - PROFª SOLANGE

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

 Professora: Solange Cabral de Deus


Turmas:2ºs anos B, C, D, E do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

+ contatos

solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h:

Turma do 2º ano B: gdbhdau

Turma do 2º ano C: tfgz67b

Turma do 2º ano D: kspqoes

Turma do 2º ano E: jwbzy4c

WhatsAAp: 999388106

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

Prazo de envio: Duas semanas após a publicação da atividade

Período de envio: 09/11/2020 á 20/11

 

Objetivo: Experimentar, revisar e estudar conceitos aprendidos, investigados e fazeres em Arte a fim de promover produzir intervenções de forma a valorizar a poética pessoal, colaborativa e a partir de confecção de suporte pessoal, o caderno.

 

Tema: O MOSTRAR ANUNCIADO: A PRODUÇÃO POÉTICA NA ESCOLA

 

Material utilizado: Caderno, tesoura, cola... (lápis de cor, giz de cera, tinta guache, tecidos, lã, miçangas entre outros)

 

Tarefas:

1.      Construir portfólio (s) criados a partir de caderno de desenho, registrar nele suas experiências, todo o processo artístico vivenciado (planejamento, escolhas, ideias, pesquisas, rascunhos dos projetos, ensaios das apresentações, confecção de cartazes, fotografias que marcaram momentos das produções etc.)

2.       Divulgação da Exposição da sua criação (portfólio pessoal) por meio de cartaz

3.      Apresentação virtual da mostra cultural (evento), pode criar uma plataforma virtual para disponibilizar a mostra de suas poéticas pessoais.

 

Exemplo de como fazer o portfólio pessoal:  Dobrar a capa e as páginas do caderno, com o objetivo de tornar o suporte mais encorpado para receber as produções (desenhos, colagens, palavras, frases, textos).

 

Referências de poéticas pessoais de artistas reconhecidos:

Artista das Artes visuais

 ViK Muniz

 http://www.vikmuniz.net.

https://arts-andpeoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/

Artistas fotógrafos

Cristiano Mascaro

https://cristianomascaro.com.br/.

Sebastião Salgado

https://www.dw.com/pt-br/document%C3%A1rio-sobre-sebasti%C3%A3o-salgado- %C3%A9-indicado-ao-oscar/a-18194573.    https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/

 

Atividade

Pesquise e responda:

1. Qual é a função de um cartaz?

2. Comente sobre relação entre texto e imagem na comunicação visual do cartaz?

3. Como saber o que um cartaz está divulgando quando se observam apenas as imagens?

 4. De que forma será divulgada a produção da sua poética pessoal (sua criação da tarefa escolar)?











Exemplo de cartaz (Imagem: fozdoiguacu.pr.leg.br) https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/novembro-azul.htm

 

Apreciação:

Criação do caderno pessoal da professora Solange:











Caderno Sensorial:

DEUS, Solange Cabral. Caderno, suporte pessoal no processo de autoconhecimento em Arteterapia. São Paulo. Artigo - 2019.

https://artneuropsicopedagogia.blogspot.com/2019/03/arteterapia-educacao-caderno-como.html






























Mostras de cadernos ...




































Mostra cultural de confecção de cadernos feito pelos alunos na escola José Bonifácio.








































































Imagens: Solange Cabral de Deus























O caderno como suporte no encontro com arteterapia 2018



Sondagem:

1. O que será produzido?

 2. Como será essa produção?

3. Quais espaços serão utilizados? Quando será realizada a Mostra?

4. Quais equipamentos e materiais cada grupo irá utilizar para essa produção?

5. Como será apresentada essa produção? 6. Essa produção será individual ou colaborativa?

7. Como será feita a divulgação dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis, cartazes etc.?

8. Como será feita a divulgação e a comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?

 9. De que forma serão feitos os registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?

10. Qual será a responsabilidade de cada um?

 

 

 

 

Orientações:

Paralelamente ao planejamento da Mostra Cultural, é preciso pensar em sua divulgação. Inicie a atividade apresentando informações sobre diferentes tipos de cartazes e como alguns acabaram exercendo grande influência na história. https://historiadocartaz.weebly.com/origens.html.

 https://www.xerox.com/pt-br/solucao-impressao-digital/insights/cartazes-famosos. http://www.arteeblog.com/2018/11/cartazes-de-henri-de-toulouse-lautrec.html.

 

Recursos: programa on-line Canva, que permite ao usuário cadastrado criar cartazes e outros produtos de divulgação, como folhetos, convites, cartões de visita e panfletos, por meio de vários recursos tecnológicos. Link: https://www.canva.com/pt_br/criar/cartaz/publicitario/. A

 

Portfólio digital – Pode reunir e apresentar uma diversidade de registros, incluindo textos e imagens dos processos desenvolvidos e dos trabalhos realizados pelos estudantes, como: fotos, vídeos, áudios, links de blogs, sites de artistas, museus e instituições culturais que tenham sido referência importante da proposição. Os estudantes podem utilizar como sugestão de programa on-line para criar o portfólio o Canva (plataforma de design gráfico) e o Prezi (software na modalidade computação em nuvem). Neles, poderão realizar upload de todos os arquivos do processo de criação das atividades, com a garantia de que ficarão nas nuvens, ou seja, os portfólios poderão ser acessados de qualquer computador, facilitando assim a divulgação dos seus trabalhos para além da escola. Links: Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/. https://www.canva.com/pt_br/criar/cartaz/publicitario/           https://www.canva.com/join/fmc-fhb-xbr

Disponível em: https://prezi.com/pt/.

 

Conteúdo/Conceitos:

Portfólio em pasta catálogo – Pode ser produzido com folhas soltas, acomodadas em uma pasta catálogo, contendo anotações pessoais do professor, recortes de jornal e/ou revistas, desenhos, colagens, fotografias, relatos e depoimentos dos estudantes, familiares e comunidade escolar, folhas de sulfite, retalhos de papel (cartolina, pardo, color set, entre outros).

Conceitos:

Arte híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança, música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão, rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line – sites, blogs e redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e transcendendo as fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

Cartaz: é um suporte, normalmente confeccionado em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua principal função é capturar a atenção do leitor para uma informação importante, divulgada visualmente, mas também tem sido apreciada como uma 12 peça de valor estético e artístico. Para isso, apresenta dois níveis distintos e consecutivos: leitura primária, que fornece informações básicas; e leitura secundária, que oferece informações detalhadas sobre o evento (onde, quando, preço), vistas apenas quando o observador se aproxima do cartaz. Os primeiros cartazes foram produzidos em Paris (França), em 1866, por Jules Chéret. A melhoria de procedimentos técnicos na impressão litográfica facilitou a introdução deles como um meio de comunicação visual precioso. O artista francês Toulouse-Lautrec, entusiasmado pela possibilidade de aproximar sua arte do público, estudou os procedimentos tipográficos e as questões formais necessárias, exagerando certos aspectos expressivos e intensificando a diferença entre um cartaz, uma ilustração e uma pintura. Seus cartazes superaram as expectativas de divulgação de espetáculos e passaram a ser reconhecidos em todo o mundo, exercendo grande influência na história dos cartazes, além de divulgar dançarinas como Jane Avril. O tipo de dança, o figurino, os símbolos musicais, as fontes das letras etc. nos fornecem pistas sobre o espetáculo e nos dão a sensação de movimento, especialmente pelas linhas e formas mais escuras, pela relação entre os pés da bailarina e a voluta do contrabaixo.

Curador: o profissional é o “curador de arte” que primeiramente faz uma análise e seleciona as obras de arte que vão compor a exposição, sejam pinturas, fotografias ou esculturas. Também organiza o local e cuida dessas obras durante a exposição. De que maneiras as informações sobre eventos culturais podem chegar ao público: através da produção, divulgação e distribuição de folhetos, flyers, cartazes, folders, ingressos, cartões postais, jornais, guias, revistas e/ou livros contendo programações culturais. Festivais de Dança: são eventos em que os dançarinos mostram sua arte para um público. Os eventos ficam conhecidos também por reunir diversas atrações além das apresentações de dança, como seminários, cursos, oficinas e outras atividades.

Festivais universitários e mostras estudantis de dança: a programação, além dos números de dança, é composta por oficinas, rodas de conversa, apresentações de videodança, palestras e números com convidados. A elaboração das mostras universitárias e estudantis tem como foco projetos de grupos ou de artistas que desenvolvam trabalhos dentro dos ambientes escolares, inseridos ou não na grade curricular. Geralmente não têm caráter competitivo; ao contrário, surgem como espaço de promoção e encontro dos artistas e têm como principais objetivos evidenciar, fomentar e fortalecer a rede de grupos, companhias, coletivos e performers.

Festival de Música: são eventos cuja principal atração é a música, organizados em torno de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos, sendo comumente realizados em locais públicos. Alguns são anuais, ao passo que outros se repetem a intervalos regulares de tempo. Há também festivais beneficentes, em prol de causas humanitárias.

Festival de Teatro: sempre foram uma das ações mais importantes para a área ao redor do mundo. Foram eles que mantiveram viva a atividade teatral, dando espaço para grupos e companhias teatrais, desde as profissionais até àquelas que estavam simplesmente começando algum trabalho, ou mesmo utilizando-se do teatro como uma ferramenta de estudo, como os festivais ou mostras de teatro universitário. É dessa forma que os festivais vêm potencializando durante toda a sua história a cena teatral, pouco a pouco adentrando o interior do país, cumprindo seu papel de portadores da cultura e da arte, da acessibilidade do público ao que dele é por direito.

Mostra Cultural Escolar: é um evento em que estudantes e professores, de forma protagonista, planejam, apresentam e socializam experiências estéticas e artísticas, de conhecimentos e aprendizagens, vivenciadas em seus processos de criação, em todas as áreas da cultura (dança, música, teatro e artes visuais).

Mostras de teatro universitárias e estudantis: a produção teatral ligada às escolas remete a um contexto complexo, no qual profissionalismo, amadorismo e a própria noção de teatro estudantil são fronteiras que se confundem. Se por vezes pode haver descompasso entre produções de escolas de formação em teatro e grupos oriundos de outras áreas (mais próximos a um perfil vocacionado), por outras a urgência redescoberta nas raízes desse amadorismo traz à cena um vigor capaz de compensar precariedades técnicas. A partir desta reflexão, as mostras pretendem amplificar o formato tradicional anteriormente destinado apenas a escolas de formação, abrindo-se à participação de trabalhos de instituições de ensino de qualquer perfil, gerando assim um panorama mais amplo da atual produção teatral estudantil. Nesse contexto, a produção teatral estudantil mapeada nas mostras põe em diálogo as singularidades de escolas e grupos vindos das mais diferentes instituições, organizados em uma programação gratuita e aberta ao público em geral.

Mediação Cultural: refere-se a todas as maneiras em que a informação é comunicada aos visitantes/público de um sítio educativo, natural ou de lazer, tal como um museu, um parque ou um centro de ciências.

Meios, equipamentos e espaços de circulação da música: os programas de auditório, o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular se configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como, por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas, espaços escolares etc.

Gêneros da Linguagem das Artes Visuais: assemblage; body art; cerâmica; colagem; desenho; escultura; fotografia; gravura (xilogravura, metal, serigrafia etc.); happening; HQ; instalação; land art; livro de artista ou livro-objeto; objeto; performance; pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico, aquarela etc.); ready-made; site specific; tapeçaria; videoarte; web art.

 

Gêneros da Linguagem do Teatro: artes circenses; commedia dell´arte; escultura viva; folia de reis; happening; improvisação teatral; intervenção cênica; mamulengo; performance; teatro pós-dramático; teatro contemporâneo; teatro de animação; teatro de grupo; teatro de marionetes; teatro de rua; teatro de sombras; teatro moderno; teatro nô.

 

Gêneros da Linguagem da Dança: capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.

 

Gêneros da Linguagem da Música: canto; canto coral; conjunto de câmara; improvisação musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita; música instrumental; música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock; samba; tecnomúsica.

 

 Gêneros das Linguagens Híbridas: happening; performance.

Gêneros das Linguagens Convergentes: arquitetura; cenografia; design; figurino; iluminação; jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria; publicidade; sons para celular; trilha sonora; videoclipe.

 

 Portfolio: é uma coleção de todo o trabalho desenvolvido, sendo organizado, relacionado, e acomodado geralmente em pastas.

 

Outras opções para mostra de poéticas:

Festival de desenho animado – Escolher realizar um festival de desenho animado, alguns pontos devem constar do regulamento, como:  o formato dos desenhos de animação, o tempo de duração dos vídeos, as principais técnicas de animação que vai utilizar (Animação de recorte, Flip Book, Stop Motion, Animação Tradicional, Animação Digital 2D e 3D, Mocap [Captura de movimento] e Fantoche), quantidade de vídeos,  é preciso elaborar regulamentos e planejar o festival.

Técnicas de animação para professores e alunos. Disponível em https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/06/animaescola_cartilha2015_ web-compressed.pdf.

 

Exposição de trabalhos artísticos - pode aproveitar os projetos poéticos desenvolvidos durante os bimestres anteriores; trabalhos realizados por artistas locais; arte popular com objetos recolhidos entre funcionários, famílias e artesãos locais; montagem de uma exposição temática, de reproduções de obras importantes da História da Arte, de arte indígena, de arte afro-brasileira etc.

Salão de Arte: Conceito: Em um salão de arte, os artistas se inscrevem e são selecionados por um júri. Esse sistema de seleção foi instituído em 1748, no Salão de Paris, única exposição oficial francesa naquele momento, organizada pela Real Academia Francesa de Pintura e Escultura. Foi só em 1863 que essa situação se alterou, com a criação do Salão dos Recusados, com obras não selecionadas para a exposição oficial. Esse evento acabou abrindo espaço a artistas malvistos pela Academia, como os impressionistas. Outros tantos salões foram inventados e continuam surgindo até hoje. Podemos citar os Salões de Arte Contemporânea em São Paulo (criado em 1981 e promovido pela Secretaria de Estado da Cultura), em Campinas (promovido pelo Museu de Arte Contemporânea), em Piracicaba, em São Bernardo do Campo; os Salões de Humor de Ribeirão Preto e de Piracicaba; a Bienal de Arte Naïf de Piracicaba, entre outros. É preciso escolher e selecionar que tipo de salão de arte. Podem ser inventados salões virtuais com temáticas específicas, com trabalhos de uma pequena dimensão predeterminada, com um suporte comum (por exemplo, tampas de caixas para entrega de pizzas ou pratos de papelão etc.), envolvendo toda a comunidade virtual escolar. No evento virtual , é preciso formular um regulamento pensando em alguns pontos importantes a ser lembrados: quem pode participar, as categorias (pintura, desenho, escultura, gravura, instalação, objeto, performance etc.), medidas máximas permitidas para obras bidimensionais e tridimensionais, tempo de duração no caso de obras em vídeo ou de performances, dados para as plaquetas com as informações sobre a obra, dossiê do artista com currículo e texto, composição da comissão julgadora, prazos de entrega, cuidados de embalagem e apresentação etc.

O que você pensa sobre esse fato diante de sua poética pessoal?

Festival de dança:

https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6836683466/. A

Festival de música

 https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page2

Festival de improvisações

 

COMO ELABORAR UM PORTFÓLIO ARTÍSTICO. Disponível em: https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/.

 

 10 modelos de portfólio. Disponível em: https://www.fabiolobo.com.br/10-modelos-deportfolio.html#Crie_um_portfolio

 

10 ESTILOS DE ANIMAÇÃO: QUAL É O SEU FAVORITO? Disponível em https://www.renderforest.com/pt/blog/10-animation-styles

 

Observações:

Registrar identificação do aluno e número da atividade na resposta das atividades.

 

 

 






Um comentário:

  1. ... Momentos de vivências criativas enriquecedoras nos encontros nas aulas de Arte... Importante experiência... Parabéns a todos.

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