CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professora: Solange Cabral de Deus
Turmas:2ºs anos B, C, D, E do
Ensino Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta:
solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
+ contatos
solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso ao Classroom:
https://classroom.google.com/h:
Turma do 2º ano B: gdbhdau
Turma do 2º ano C: tfgz67b
Turma do 2º ano D: kspqoes
Turma do 2º ano E: jwbzy4c
WhatsAAp: 999388106
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Prazo de envio: Duas semanas após
a publicação da atividade
Período de envio: 09/11/2020 á 20/11
Objetivo: Experimentar,
revisar e estudar conceitos aprendidos, investigados e fazeres em Arte a fim de
promover produzir intervenções de forma a valorizar a poética pessoal,
colaborativa e a partir de confecção de suporte pessoal, o caderno.
Tema:
O MOSTRAR ANUNCIADO: A PRODUÇÃO POÉTICA NA ESCOLA
Material utilizado: Caderno,
tesoura, cola... (lápis de cor, giz de cera, tinta guache, tecidos, lã, miçangas
entre outros)
Tarefas:
1.
Construir portfólio (s) criados a partir
de caderno de desenho, registrar nele suas experiências, todo o processo
artístico vivenciado (planejamento, escolhas, ideias, pesquisas, rascunhos dos
projetos, ensaios das apresentações, confecção de cartazes, fotografias que
marcaram momentos das produções etc.)
2.
Divulgação
da Exposição da sua criação (portfólio pessoal) por meio de cartaz
3. Apresentação
virtual da mostra cultural (evento), pode criar uma plataforma virtual para
disponibilizar a mostra de suas poéticas pessoais.
Exemplo de como fazer o
portfólio pessoal: Dobrar a capa e as páginas do caderno, com o
objetivo de tornar o suporte mais encorpado para receber as produções
(desenhos, colagens, palavras, frases, textos).
Referências de poéticas
pessoais de artistas reconhecidos:
Artista das Artes visuais
ViK Muniz
https://arts-andpeoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/
Artistas fotógrafos
Cristiano Mascaro
https://cristianomascaro.com.br/.
Sebastião Salgado
https://www.dw.com/pt-br/document%C3%A1rio-sobre-sebasti%C3%A3o-salgado-
%C3%A9-indicado-ao-oscar/a-18194573. https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/
Atividade
Pesquise e responda:
1. Qual é a função de um cartaz?
2. Comente sobre relação entre
texto e imagem na comunicação visual do cartaz?
3. Como saber o que um cartaz está
divulgando quando se observam apenas as imagens?
4. De que forma será divulgada a produção da
sua poética pessoal (sua criação da tarefa escolar)?
Exemplo de cartaz (Imagem: fozdoiguacu.pr.leg.br) https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/novembro-azul.htm
Apreciação:
Criação do caderno pessoal da professora Solange:
Caderno Sensorial:
DEUS,
Solange Cabral. Caderno, suporte pessoal no processo de autoconhecimento em
Arteterapia. São Paulo. Artigo - 2019.
https://artneuropsicopedagogia.blogspot.com/2019/03/arteterapia-educacao-caderno-como.html
Mostras de cadernos ...
Mostra cultural de confecção de
cadernos feito pelos alunos na escola José Bonifácio.
Imagens: Solange Cabral de Deus
O caderno como suporte no encontro com arteterapia 2018
Sondagem:
1. O que será produzido?
2. Como será essa produção?
3. Quais espaços serão utilizados?
Quando será realizada a Mostra?
4. Quais equipamentos e materiais
cada grupo irá utilizar para essa produção?
5. Como será apresentada essa
produção? 6. Essa produção será individual ou colaborativa?
7. Como será feita a divulgação
dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis,
cartazes etc.?
8. Como será feita a divulgação e
a comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?
9. De que forma serão feitos os registros de
todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?
10. Qual será a responsabilidade
de cada um?
Orientações:
Paralelamente ao planejamento da
Mostra Cultural, é preciso pensar em sua divulgação. Inicie a atividade
apresentando informações sobre diferentes tipos de cartazes e como alguns
acabaram exercendo grande influência na história. https://historiadocartaz.weebly.com/origens.html.
https://www.xerox.com/pt-br/solucao-impressao-digital/insights/cartazes-famosos.
http://www.arteeblog.com/2018/11/cartazes-de-henri-de-toulouse-lautrec.html.
Recursos: programa on-line
Canva, que permite ao usuário cadastrado criar cartazes e outros produtos de
divulgação, como folhetos, convites, cartões de visita e panfletos, por meio de
vários recursos tecnológicos. Link: https://www.canva.com/pt_br/criar/cartaz/publicitario/.
A
Portfólio
digital – Pode reunir e apresentar uma diversidade de registros, incluindo
textos e imagens dos processos desenvolvidos e dos trabalhos realizados pelos
estudantes, como: fotos, vídeos, áudios, links de blogs, sites de artistas,
museus e instituições culturais que tenham sido referência importante da
proposição. Os estudantes podem utilizar como sugestão de programa on-line para
criar o portfólio o Canva (plataforma de design gráfico) e o Prezi (software na
modalidade computação em nuvem). Neles, poderão realizar upload de todos os
arquivos do processo de criação das atividades, com a garantia de que ficarão
nas nuvens, ou seja, os portfólios poderão ser acessados de qualquer
computador, facilitando assim a divulgação dos seus trabalhos para além da
escola. Links: Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/.
https://www.canva.com/pt_br/criar/cartaz/publicitario/ https://www.canva.com/join/fmc-fhb-xbr
Disponível em:
https://prezi.com/pt/.
Conteúdo/Conceitos:
Portfólio em
pasta catálogo – Pode ser produzido com folhas soltas, acomodadas em uma
pasta catálogo, contendo anotações pessoais do professor, recortes de jornal
e/ou revistas, desenhos, colagens, fotografias, relatos e depoimentos dos
estudantes, familiares e comunidade escolar, folhas de sulfite, retalhos de
papel (cartolina, pardo, color set, entre outros).
Conceitos:
Arte
híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança,
música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão,
rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line – sites, blogs e
redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e transcendendo as
fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e
cultura pop.
Cartaz:
é um suporte, normalmente confeccionado em papel, afixado de forma que seja
visível em locais públicos. Sua principal função é capturar a atenção do leitor
para uma informação importante, divulgada visualmente, mas também tem sido
apreciada como uma 12 peça de valor estético e artístico. Para isso, apresenta
dois níveis distintos e consecutivos: leitura primária, que fornece informações
básicas; e leitura secundária, que oferece informações detalhadas sobre o
evento (onde, quando, preço), vistas apenas quando o observador se aproxima do
cartaz. Os primeiros cartazes foram produzidos em Paris (França), em 1866, por
Jules Chéret. A melhoria de procedimentos técnicos na impressão litográfica
facilitou a introdução deles como um meio de comunicação visual precioso. O
artista francês Toulouse-Lautrec, entusiasmado pela possibilidade de aproximar
sua arte do público, estudou os procedimentos tipográficos e as questões
formais necessárias, exagerando certos aspectos expressivos e intensificando a
diferença entre um cartaz, uma ilustração e uma pintura. Seus cartazes
superaram as expectativas de divulgação de espetáculos e passaram a ser
reconhecidos em todo o mundo, exercendo grande influência na história dos
cartazes, além de divulgar dançarinas como Jane Avril. O tipo de dança, o figurino,
os símbolos musicais, as fontes das letras etc. nos fornecem pistas sobre o
espetáculo e nos dão a sensação de movimento, especialmente pelas linhas e
formas mais escuras, pela relação entre os pés da bailarina e a voluta do
contrabaixo.
Curador:
o profissional é o “curador de arte” que primeiramente faz uma análise e
seleciona as obras de arte que vão compor a exposição, sejam pinturas,
fotografias ou esculturas. Também organiza o local e cuida dessas obras durante
a exposição. De que maneiras as informações sobre eventos culturais podem
chegar ao público: através da produção, divulgação e distribuição de folhetos,
flyers, cartazes, folders, ingressos, cartões postais, jornais, guias, revistas
e/ou livros contendo programações culturais. Festivais de Dança: são eventos em
que os dançarinos mostram sua arte para um público. Os eventos ficam conhecidos
também por reunir diversas atrações além das apresentações de dança, como
seminários, cursos, oficinas e outras atividades.
Festivais
universitários e mostras estudantis de dança: a programação, além dos
números de dança, é composta por oficinas, rodas de conversa, apresentações de
videodança, palestras e números com convidados. A elaboração das mostras
universitárias e estudantis tem como foco projetos de grupos ou de artistas que
desenvolvam trabalhos dentro dos ambientes escolares, inseridos ou não na grade
curricular. Geralmente não têm caráter competitivo; ao contrário, surgem como
espaço de promoção e encontro dos artistas e têm como principais objetivos
evidenciar, fomentar e fortalecer a rede de grupos, companhias, coletivos e
performers.
Festival de
Música: são eventos cuja principal atração é a música, organizados em torno
de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos, sendo comumente realizados
em locais públicos. Alguns são anuais, ao passo que outros se repetem a
intervalos regulares de tempo. Há também festivais beneficentes, em prol de
causas humanitárias.
Festival de
Teatro: sempre foram uma das ações mais importantes para a área ao redor do
mundo. Foram eles que mantiveram viva a atividade teatral, dando espaço para
grupos e companhias teatrais, desde as profissionais até àquelas que estavam
simplesmente começando algum trabalho, ou mesmo utilizando-se do teatro como
uma ferramenta de estudo, como os festivais ou mostras de teatro universitário.
É dessa forma que os festivais vêm potencializando durante toda a sua história
a cena teatral, pouco a pouco adentrando o interior do país, cumprindo seu
papel de portadores da cultura e da arte, da acessibilidade do público ao que
dele é por direito.
Mostra
Cultural Escolar: é um evento em que estudantes e professores, de forma
protagonista, planejam, apresentam e socializam experiências estéticas e
artísticas, de conhecimentos e aprendizagens, vivenciadas em seus processos de
criação, em todas as áreas da cultura (dança, música, teatro e artes visuais).
Mostras de
teatro universitárias e estudantis: a produção teatral ligada às escolas
remete a um contexto complexo, no qual profissionalismo, amadorismo e a própria
noção de teatro estudantil são fronteiras que se confundem. Se por vezes pode
haver descompasso entre produções de escolas de formação em teatro e grupos
oriundos de outras áreas (mais próximos a um perfil vocacionado), por outras a
urgência redescoberta nas raízes desse amadorismo traz à cena um vigor capaz de
compensar precariedades técnicas. A partir desta reflexão, as mostras pretendem
amplificar o formato tradicional anteriormente destinado apenas a escolas de
formação, abrindo-se à participação de trabalhos de instituições de ensino de
qualquer perfil, gerando assim um panorama mais amplo da atual produção teatral
estudantil. Nesse contexto, a produção teatral estudantil mapeada nas mostras
põe em diálogo as singularidades de escolas e grupos vindos das mais diferentes
instituições, organizados em uma programação gratuita e aberta ao público em
geral.
Mediação
Cultural: refere-se a todas as maneiras em que a informação é comunicada
aos visitantes/público de um sítio educativo, natural ou de lazer, tal como um
museu, um parque ou um centro de ciências.
Meios,
equipamentos e espaços de circulação da música: os programas de auditório,
o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular se
configuram como os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos
e espaços culturais compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o
mesmo fim. Como, por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças,
ruas, espaços escolares etc.
Gêneros da
Linguagem das Artes Visuais: assemblage; body art; cerâmica; colagem;
desenho; escultura; fotografia; gravura (xilogravura, metal, serigrafia etc.);
happening; HQ; instalação; land art; livro de artista ou livro-objeto; objeto;
performance; pintura (mural, óleo, têmpera, acrílico, aquarela etc.);
ready-made; site specific; tapeçaria; videoarte; web art.
Gêneros da
Linguagem do Teatro: artes circenses; commedia dell´arte; escultura viva;
folia de reis; happening; improvisação teatral; intervenção cênica; mamulengo;
performance; teatro pós-dramático; teatro contemporâneo; teatro de animação;
teatro de grupo; teatro de marionetes; teatro de rua; teatro de sombras; teatro
moderno; teatro nô.
Gêneros da
Linguagem da Dança: capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança
moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba;
forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.
Gêneros da
Linguagem da Música: canto; canto coral; conjunto de câmara; improvisação
musical; jazz; MPB; música eletrônica; música erudita; música instrumental;
música pop; orquestra sinfônica; rap; repente; rock; samba; tecnomúsica.
Gêneros das Linguagens Híbridas:
happening; performance.
Gêneros das
Linguagens Convergentes: arquitetura; cenografia; design; figurino;
iluminação; jingle; moda; música para jogos eletrônicos; ourivesaria;
publicidade; sons para celular; trilha sonora; videoclipe.
Portfolio: é uma coleção de todo o
trabalho desenvolvido, sendo organizado, relacionado, e acomodado geralmente em
pastas.
Outras opções para mostra de poéticas:
• Festival
de desenho animado – Escolher realizar um festival de desenho animado,
alguns pontos devem constar do regulamento, como: o formato dos desenhos de animação, o tempo
de duração dos vídeos, as principais técnicas de animação que vai utilizar
(Animação de recorte, Flip Book, Stop Motion, Animação Tradicional, Animação
Digital 2D e 3D, Mocap [Captura de movimento] e Fantoche), quantidade de
vídeos, é preciso elaborar regulamentos
e planejar o festival.
Técnicas de
animação para professores e alunos. Disponível em
https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/06/animaescola_cartilha2015_
web-compressed.pdf.
Exposição de
trabalhos artísticos - pode aproveitar os projetos poéticos desenvolvidos
durante os bimestres anteriores; trabalhos realizados por artistas locais; arte
popular com objetos recolhidos entre funcionários, famílias e artesãos locais;
montagem de uma exposição temática, de reproduções de obras importantes da
História da Arte, de arte indígena, de arte afro-brasileira etc.
• Salão de
Arte: Conceito: Em um salão de arte, os artistas se inscrevem e são
selecionados por um júri. Esse sistema de seleção foi instituído em 1748, no
Salão de Paris, única exposição oficial francesa naquele momento, organizada
pela Real Academia Francesa de Pintura e Escultura. Foi só em 1863 que essa
situação se alterou, com a criação do Salão dos Recusados, com obras não
selecionadas para a exposição oficial. Esse evento acabou abrindo espaço a
artistas malvistos pela Academia, como os impressionistas. Outros tantos salões
foram inventados e continuam surgindo até hoje. Podemos citar os Salões de Arte
Contemporânea em São Paulo (criado em 1981 e promovido pela Secretaria de
Estado da Cultura), em Campinas (promovido pelo Museu de Arte Contemporânea),
em Piracicaba, em São Bernardo do Campo; os Salões de Humor de Ribeirão Preto e
de Piracicaba; a Bienal de Arte Naïf de Piracicaba, entre outros. É preciso
escolher e selecionar que tipo de salão de arte. Podem ser inventados salões
virtuais com temáticas específicas, com trabalhos de uma pequena dimensão
predeterminada, com um suporte comum (por exemplo, tampas de caixas para
entrega de pizzas ou pratos de papelão etc.), envolvendo toda a comunidade virtual
escolar. No evento virtual , é preciso formular um regulamento pensando em alguns
pontos importantes a ser lembrados: quem pode participar, as categorias
(pintura, desenho, escultura, gravura, instalação, objeto, performance etc.),
medidas máximas permitidas para obras bidimensionais e tridimensionais, tempo
de duração no caso de obras em vídeo ou de performances, dados para as
plaquetas com as informações sobre a obra, dossiê do artista com currículo e
texto, composição da comissão julgadora, prazos de entrega, cuidados de
embalagem e apresentação etc.
O que você pensa sobre esse fato
diante de sua poética pessoal?
Festival de dança:
https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6836683466/.
A
Festival de música
https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page2
Festival de improvisações
COMO ELABORAR UM PORTFÓLIO
ARTÍSTICO. Disponível em:
https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/.
10 modelos de portfólio. Disponível em:
https://www.fabiolobo.com.br/10-modelos-deportfolio.html#Crie_um_portfolio
10 ESTILOS DE ANIMAÇÃO: QUAL É O
SEU FAVORITO? Disponível em
https://www.renderforest.com/pt/blog/10-animation-styles
Observações:
Registrar identificação do aluno e
número da atividade na resposta das atividades.
... Momentos de vivências criativas enriquecedoras nos encontros nas aulas de Arte... Importante experiência... Parabéns a todos.
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