CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professora
Dra:
Ariella
Turmas:
1A, 1B, 1C, 1E, 1F, 1G
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula/Classroom
Prazo
de envio: até 25/11/2020
Período
envio: 09/11 a 13/11
Plantão
de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
Manhã
Quartas-feiras
1A:
08h45 às 9h30 e 10h15 às 11h00
1B:
09h30 às 10h15 e 11h45 às 12h30
1C:
08h00 às 08h45 e 11h00 às 11h45
Noite
1E: Quinta-Feira das 22h20 às 22h50. Sexta Feira das 20h20 às 20h50
1F:
Segunda-Feira das 20h20 às 20h50. Sexta-Feira das 22h20 às 22h50
1G:
Segunda-Feira das 21h20 às 21h50. Quinta-Feira das 21h50 às 22h20
Google
Sala de Aula
Tutorial
de acesso aqui anexado
Caso
você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir
os seguintes códigos:
1A:
kqdalef
1B:
5eswwbx
1C: uqtittn
1E:
fsgmhh3
1F:
2diljtc
1G: 43b3zuo
Material
utilizado
Aula
do CMSP e box-resumo
Tarefa
Assistir a aula de Sociologia do CMSP, consultar o
box-resumo e responder as questões
Objetivo
Retomar as discussões sobre estranhamento e
desnaturalização como recursos metodológicos para a construção de olhar crítico
sobre os fenômenos sociais.
Habilidades
Desenvolver
a consciência de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre
construções.
Orientações
1) Assistir as aulas de Sociologia do CMSP
Sobre Ora, isso não é natural!,
aula do dia 29 de Outubro
Disponível
em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4903&id=11.
2) Consultar o Box-resumo elaborado (final do texto)
3) Depois
de assistir a aula do dia 29 de outubro, fazer:
a) Um
relatório/ resumo da aula pensando nas seguintes questões: quais os principais
conceitos constituem a metodologia básica da Sociologia e qual o objtetido da
Sociologia no Ensino Médio
b)
Como recuperação, fazer o Atividade 7 (Momento 2 do Caderno do Aluno, volume 1) e 8
(Momento do 3) para quem não fez
Observações:
Box-resumo: Cultura e Sociedade
Nas atividades
anteriores, referentes ao segundo bimestre, você entrou em contato com temas
como Socialização: o que é, características, e tipos (primária e secundária).
Aprendeu que é um processo que passamos por toda a nossa vida e não depende
apenas da nossa família, pois aprendemos muitas coisas no Trabalho, na Escola,
na Igreja, nas Associações de Bairro, nos Clubes, entre amigos, e assim por
diante. Entrou em contato também como a socialização, mas também a
interação, nos ajuda a formar a nossa
identidade, através de grupos sociais em que temos contatos por meio da
Afinidade. Percebeu também que as nossas relações sociais por meio dos Grupos
influenciam as nossas formas de nos relacionarmos na internet, por exemplo.
A discussão
apresentada agora na aula do dia 03 de setembro tem como objetivo retomar
o tema da Cultura como um elemento que simboliza todos esses valores
aprendidos em Sociedade e é isso, além de outras coisas, que nos
diferencia dos animais. Além disso é por
meio da socialização que a Cultura se expressa nos indivíduos e em suas
interações. Em todas as fases do desenvolvimento humano, o
aprendizado – ato de um indivíduo apreender o mundo ao seu redor – será algo
essencial para aprendermos nossa cultura e vivermos em sociedade e também de
aprendermos a lidar com a diferença. A aula do dia 10 de setembro
aprofundou o debate sobe Construção Social - como construímos, moldamos e modificamos
a Sociedade – colocando como central à ela a transmissão desses saberes e
valores aprendidos ao longo de gerações. Tratou-se de demonstrar como perpetuar
a nossa Sociedade ao longo da história e que ela muda também e se transforma.
Já nas aulas dos
dias 17 e 24 de setembro foram trabalhados temas relacionados à Cultura,
como etnocentrismo (quando grupos ou
pessoas consideram a sua cultura como
SUPERIOR em relação a outras culturas) e relativismo (postura de se colocar no lugar do
outro sem julgá-lo e de endenter a diferença). Não podemos discutir
etnocentrismo/relativismo sem atrelar esses conceitos à noção de cultura e para
isso vocês aprenderam quais são as características da Cultura (entre elas o
fato de não ser estática, de ser adquirida por meio das relações sociais de um
grupo e de ser transmitida de geração em geração), tema retomado na aula do
dia 01 de setembro e revisto agora na aula do dia 08 de setembro.
Com uma
atividade diferenciada, voltada para a Semana da Criança, a aula do dia 15 de outubro versará
sobre o contexto de surgimentos dos direitos da criança e do adolescente e,
inclusive, mostrar como e porque se tornam sujeitos portadores de direitos. De
forma prática, você tomará conhecimento por meio da análise do Estatuto da
Criança e do Adolescente para perceber os direitos que possuem na sociedade
brasileira.
A aula do dia
29 de outubro, por outro lado, retoma a discussão sobre ferramentas,
conceitos, básicas que constituem o modo de olhar e fazer Sociologia, isto é, o
estranhamento e a desnaturalização. Essas ferramentas não servem
apenas à Sociologia, mas, principalmente, a forma como podemos passar a olhar o
mundo, de maneira mais crítica. Ao lançarmos questões sobre procesos tidos como
naturais, como as formas de nos vestir, falar, brincar, como algo que “sempre
foi assim”, começamos a desenvolver o estranhamento e a desnaturalização. Essas
são etapas importantes para entender que a maneira como enxergamos o mundo, ou
seja, não são estabelecidas pela ação de um indivíduo, mas sim construídas
na convivência comum (família, escola, igreja, interações), que chamamos de
socialização, e são passadas de geração em geração.
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