segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 21 - 1ª A,B,C,E,F,G - SOCIOLOGIA - PROFª ARIELLA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Professora Dra: Ariella

Turmas: 1A, 1B, 1C, 1E, 1F, 1G

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula/Classroom

Prazo de envio: até 25/11/2020

Período envio: 09/11 a 13/11

 

Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula

Manhã

Quartas-feiras

1A: 08h45  às 9h30 e 10h15 às 11h00

1B: 09h30 às 10h15 e 11h45 às 12h30

1C: 08h00 às 08h45 e 11h00 às 11h45

 

Noite

1E:  Quinta-Feira das 22h20  às 22h50. Sexta Feira das 20h20 às 20h50

1F: Segunda-Feira das 20h20 às 20h50. Sexta-Feira das 22h20 às 22h50

1G: Segunda-Feira das 21h20 às 21h50. Quinta-Feira das 21h50 às 22h20

 

Google Sala de Aula

 

Tutorial de acesso aqui anexado

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:

 

1A: kqdalef

1B: 5eswwbx

1C: uqtittn

1E: fsgmhh3

1F: 2diljtc

1G: 43b3zuo

 

Material utilizado

Aula do CMSP e box-resumo

 

Tarefa

Assistir a aula de Sociologia do CMSP, consultar o box-resumo e responder as questões

 

Objetivo

Retomar as discussões sobre estranhamento e desnaturalização como recursos metodológicos para a construção de olhar crítico sobre os fenômenos sociais.

 

Habilidades

Desenvolver a consciência de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre construções.

 

Orientações

 

1)      Assistir as aulas de Sociologia do CMSP

 

Sobre Ora, isso não é natural!, aula do dia 29 de Outubro

Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4903&id=11.

 

2)      Consultar o Box-resumo elaborado (final do texto)

 

3)      Depois de assistir a aula do dia 29 de outubro, fazer:

 

a)      Um relatório/ resumo da aula pensando nas seguintes questões: quais os principais conceitos constituem a metodologia básica da Sociologia e qual o objtetido da Sociologia no Ensino Médio

b)      Como recuperação, fazer o Atividade 7  (Momento 2 do Caderno do Aluno, volume 1) e 8 (Momento do 3)  para quem não fez

 

Observações:

 

São duas atividades: 1) assistir aula; b) responder as questões. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade) Atividade 21, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP,  para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.

 

Box-resumo:  Cultura e Sociedade

 

Nas atividades anteriores, referentes ao segundo bimestre, você entrou em contato com temas como Socialização: o que é, características, e tipos (primária e secundária). Aprendeu que é um processo que passamos por toda a nossa vida e não depende apenas da nossa família, pois aprendemos muitas coisas no Trabalho, na Escola, na Igreja, nas Associações de Bairro, nos Clubes, entre amigos, e assim por diante. Entrou em contato também como a socialização, mas também a interação,  nos ajuda a formar a nossa identidade, através de grupos sociais em que temos contatos por meio da Afinidade. Percebeu também que as nossas relações sociais por meio dos Grupos influenciam as nossas formas de nos relacionarmos na internet, por exemplo.

A discussão apresentada agora na aula do dia 03 de setembro tem como objetivo retomar o tema da Cultura como um elemento que simboliza todos esses valores aprendidos em Sociedade e é isso, além de outras coisas, que nos diferencia dos animais. Além disso é por meio da socialização que a Cultura se expressa nos indivíduos e em suas interações. Em todas as fases do desenvolvimento humano, o aprendizado – ato de um indivíduo apreender o mundo ao seu redor – será algo essencial para aprendermos nossa cultura e vivermos em sociedade e também de aprendermos a lidar com a diferença. A aula do dia 10 de setembro aprofundou o debate sobe Construção Social - como construímos, moldamos e modificamos a Sociedade – colocando como central à ela a transmissão desses saberes e valores aprendidos ao longo de gerações. Tratou-se de demonstrar como perpetuar a nossa Sociedade ao longo da história e que ela muda também e se transforma.  

Já nas aulas dos dias 17 e 24 de setembro foram trabalhados temas relacionados à Cultura, como  etnocentrismo (quando grupos ou pessoas consideram a sua cultura como  SUPERIOR em relação a outras culturas) e  relativismo (postura de se colocar no lugar do outro sem julgá-lo e de endenter a diferença). Não podemos discutir etnocentrismo/relativismo sem atrelar esses conceitos à noção de cultura e para isso vocês aprenderam quais são as características da Cultura (entre elas o fato de não ser estática, de ser adquirida por meio das relações sociais de um grupo e de ser transmitida de geração em geração), tema retomado na aula do dia 01 de setembro e revisto agora na aula do dia 08 de setembro.   

Com uma atividade diferenciada, voltada para a Semana da Criança,  a aula do dia 15 de outubro versará sobre o contexto de surgimentos dos direitos da criança e do adolescente e, inclusive, mostrar como e porque se tornam sujeitos portadores de direitos. De forma prática, você tomará conhecimento por meio da análise do Estatuto da Criança e do Adolescente para perceber os direitos que possuem na sociedade brasileira.  

A aula do dia 29 de outubro, por outro lado, retoma a discussão sobre ferramentas, conceitos, básicas que constituem o modo de olhar e fazer Sociologia, isto é, o estranhamento e a desnaturalização. Essas ferramentas não servem apenas à Sociologia, mas, principalmente, a forma como podemos passar a olhar o mundo, de maneira mais crítica. Ao lançarmos questões sobre procesos tidos como naturais, como as formas de nos vestir, falar, brincar, como algo que “sempre foi assim”, começamos a desenvolver o estranhamento e a desnaturalização. Essas são etapas importantes para entender que a maneira como enxergamos o mundo, ou seja, não são estabelecidas pela ação de um indivíduo, mas sim construídas na convivência comum (família, escola, igreja, interações), que chamamos de socialização, e são passadas de geração em geração.

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