quinta-feira, 19 de novembro de 2020

ATIVIDADE 21 - 2ªC, 2ªD, 2ªE - SOCIOLOGIA - Professora Dra: Ariella

 Professora Dra: Ariella

Turmas: 2C, 2D, 2E

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula

Período de envio: até 26/11/2020

Período de envio: 09/11 a 13/11/2020


Plantão de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula

2C: Quinta-feira das 21h20 às 21h50

2D: Sexta feira 20h50 às 21h20

2E: Quinta-feira das 20h20 às 20h50

Google Sala de Aula

Tutorial de acesso aqui anexado

Caso você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir os seguintes códigos:

2C: 47azegf

2D: wzi7nke

2E: q7egkh6

Material utilizado

Aula do Centro de Mídia e box resumo

Tarefa

Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e responder as questões-roteiro da aula

Objetivo

Revisitar as discussões operadas em aulas anteriores sobre as tensões na formação da sociedade brasileira e como elas

se refletem em índices de desigualdade (ocupacional, de renda, território, etc).

Habilidades

Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira.


Orientações

1) Assistir as duas aulas de Sociologia do CMSP

Sobre Revisão: Iguais, pero no mucho, aula do dia 05 de novembro

Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=5091&id=41.

2) Depois de assistir a aula de revisão do dia 05 de novembro, fazer:

a) um relatório/resumo dos principais pontos abordados na aula.

b) Fazer as atividades 2, 3 e 4 para quem não fez.

ações:

São duas atividades: 11) assistir aula; b) fazer o relatório/resumo e fazer as atividades 2, 3 e 4 para quem não fez.

Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas, feito através das ferramentas citadas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail (se enviar por e-mail a atividade) Atividade 20, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula e nas outras ferramentas, como o chat do CMSP, para entrega de atividades e plantão de dúvidas. Dúvidas? Escrevam no e-mail.

Box-Resumo: Trabalho, Alienação e Cultura(s)

Nas aulas e bimestres anteriores nós aprendemos muitas coisas relacionadas à Cultura, suas manifestações, formas de organização, hábitos adquiridos em Sociedade e como algo que nos diferencia dos animais (principalmente devido à possibilidade de transmiti-la por meio da linguagem). Depois dessa introdução, você aprendeu a diferenciar a cultura geral da chamada cultura de massa e como essa cultura massificada é produzida e disseminada por uma Indústria Cultural. Relacionadas a essas discussões, vocês foram levados a refletir sobre o Consumo e o Consumismo, que estão diretamente vinculados, principalmente, às sociedades ocidentais que passaram por processo de industrialização e as falsas necessidades criadas a partir disso (e a sensação de felicidade). Por último, foram discutidos a relação entre Juventude, Consumo e Arte, conceitos que vão se modificando ao longo da história, e como uma identidade juvenil é formada a partir do consumo, das propagandas e das redes sociais. Em outros termos, como os meios de comunicação exercem forte influência no consumo dos jovens, voltados para além da dimensão da mera satisfação das necessidades, nas formas como nos vestimos e, inclusive, como nos apropriamos de elementos de outros culturas e resinificamos. Os novos temas introduzidos nas aulas do dias dias 03 de 10 de setembro teve como objetivo discutir como se produz cultura, os meios necessários para a nossa sobrevivência e para a criação de novas necessidades através de um elemento fundamental: o trabalho. Mas o trabalho aqui compreendido vai para além daquilo que você conhece. Você deve ter percebido como “Trabalho” é um conceito que muda ao longo da história e como ele se diferencia do Emprego. Aprendeu também que o trabalho não é um elemento apenas que garante a nossa sobrevivência, mas a partir do momento que é uma mediação, o homem transforma a natureza e a si mesmo. E na concepção moderna, capitalista, esse conceito está intimamente ligado ao da Alienação e Fetiche da Mercadoria, conceitos desenvolvidos por Karl Marx em o Capital. Alienação nada mais é do que o estranhamento que o trabalhador passa a ter com o produto do seu trabalho, ou seja, o trabalhador não mais dominando todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal. Assim, esse trabalhdor acaba não se reconhecendo no produto do seu trabalho, naquilo que ele produz. É como se o produto tivesse surgido independente do homem/produtor, como uma espécie de feitiço, daí o termo utilizado por Max: fetichismo da mercadoria. É uma sensação de que o produto possui vida própria, pois esconde as relações de trabalho por trás de sua produção. Exemplo, quando você compra uma mochila, um celular, você não pensa nas pessoas que produziram esse produto ou os materiais necessários para a sua fabricação, pensa? Esses fenômenos, a Alienação e o fetiche da Mercadoria, estão intimante ligados ao que chamamos de racionalização do trabalho, tema das aulas do dia 17 e 24 de setembro. Você provavelmente já ouviu falar em taylorismo, fordismo e toyotismo, não? Pois é, depois que o capitalismo se constituiu como força econômica e relação social dominante, a humanidade perdeu a concepção totalizando do trabalho (ou seja, apenas conhece partes do trabalho) e passou a desempenhar apenas funções na sociedade, que chamamos de emprego. Na aula do dia 01 de outubro foram retomadas discussões feitas nas aulas anteriores, por isso seria uma revisão de conceitos importantes como trabalho, alienação, fetiche da mercadoria. A aula mostra, mais uma vez, como o trabalho foi assumindo diferentes concepções ao longo da história, ou seja, a forma “trabalho” como conhecemos no Capitalismo não foi sempre assim em épocas passadas. Retoma também a visão do trabalho como mediação entre homem e natureza. do dia 08 de outubro serão retomadas discussões produzidas sobre as transformações na organização do trabalho (como produz artefatos e mercadorias – Fordismo-Toyotismo), nas habilidades exigidas e na expressão contemporânea dessas mudanças: o emprego. Serão revistadas também as discussões sobre as formas de desemprego (estrutura, tecnológico e conjuntural) e formas de trabalho precário que se expressam através de categorias novas como flexibilização, terceirização e informalidade. As aulas do dia 15 e 22 de outubro estiveram voltadas para a Semana da Criança, no primeiro caso, e para o Movimento Inova, no segundo. Portanto, elas são opcionais a vocês, caso queiram assistir. E para terminar o terceiro bimestre, a aula do dia 29 de outubro também esteve voltada para revisão de temas que foram trabalhados anteriormente, como diversidade e cultura: como podem ser definidas cada uma; as características e elementos da Cultura; a Cultura na nossa história; as tensões decorrentes do processo de contato intercultural; diversidade e inclusão, etc.

A aula do dia 05 de novembro é uma revisão também de temas abordados sobre as tensões decorrentes de fatores como migração e como eles se refletem em índices de desigualdade.

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