CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professora
Dra:
Ariella
Turmas:
2C, 2D, 2E
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Sala de Aula
Período
de envio: até 19/11/2020
Período
de envio: 10/11 a 13/11/2020
Plantão
de dúvidas por meio do e-mail, chat do CMSP e do Google Sala de Aula
2C:
Quinta-feira das 21h20 às 21h50
2D:
Sexta feira 20h50 às 21h20
2E:
Quinta-feira das 20h20 às 20h50
Google
Sala de Aula
Tutorial
de acesso aqui anexado
Caso
você tenha seguido todos os passos e ainda assim sua turma não aparece, inserir
os seguintes códigos:
2C:
47azegf
2D:
wzi7nke
2E: q7egkh6
Material
utilizado
Aula
do Centro de Mídia e box resumo
Tarefa
Assistir a aula do CMSP, consultar o box resumo, e
responder as questões-roteiro da aula
Objetivo
Revisitar
as discussões operadas em aulas anteriores sobre o Diversidade e Cultura, suas definições,
características e elementos da Cultura e as tensões decorrentes do processo de
contato intercultural.
Habilidades
Sensibilizar-se em
relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira.
Orientações
1)
Assistir
as duas aulas de Sociologia do CMSP
Sobre
Revisão: Diversidade e cultura brasileira, aula do dia 29 de outubro
Disponível
em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4917&id=41.
2)
Depois de assistir a aula de
revisão do dia 29 de outubro, fazer:
a)
um relatório/resumo dos principais pontos
abordados na aula.
b)
Fazer as atividades 11 e 15 para quem
não fez.
Observações:
Box-Resumo:
Trabalho, Alienação e Cultura(s)
Nas
aulas e bimestres anteriores nós aprendemos muitas coisas relacionadas à Cultura,
suas manifestações, formas de organização, hábitos adquiridos em Sociedade e
como algo que nos diferencia dos animais (principalmente devido à possibilidade de transmiti-la por
meio da linguagem). Depois dessa introdução, você aprendeu a diferenciar a
cultura geral da chamada cultura de massa e como essa cultura
massificada é produzida e disseminada por uma Indústria Cultural.
Relacionadas a essas discussões, vocês foram levados a refletir sobre o Consumo
e o Consumismo, que estão
diretamente vinculados, principalmente,
às sociedades ocidentais que passaram por processo de industrialização e
as falsas necessidades criadas a partir disso (e a sensação de felicidade). Por
último, foram discutidos a relação entre Juventude,
Consumo e Arte, conceitos que vão se modificando ao longo da história, e
como uma identidade juvenil é formada a partir do consumo, das propagandas e das
redes sociais. Em outros termos, como os meios de comunicação exercem forte
influência no consumo dos jovens, voltados para além da dimensão da mera
satisfação das necessidades, nas formas como nos vestimos e, inclusive, como
nos apropriamos de elementos de outros culturas e ressignificamos. Os novos
temas introduzidos nas aulas do dias dias 03 de 10 de setembro teve como
objetivo discutir como se produz cultura, os meios necessários para a nossa
sobrevivência e para a criação de novas necesidades através de um elemento fundamental:
o trabalho. Mas o trabalho aqui compreendido vai para além daquilo que você
conhece. Você deve ter percebido como “Trabalho” é um conceito que muda ao
longo da história e como ele se diferencia do Emprego. Aprendeu também que o trabalho não é um elemento apenas
que garante a nossa sobrevivência, mas a partir do momento que é uma mediação,
o homem transforma a natureza e a si mesmo. E na concepção moderna,
capitalista, esse conceito está intimamente ligado ao da Alienação e Fetiche da
Mercadoria, conceitos desenvolvidos por Karl Marx em o Capital. Alienação nada mais é do que o estranhamento que o trabalhador passa
a ter com o produto do seu trabalho, ou seja, o trabalhador não mais dominando
todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal.
Assim, esse trabalhdor acaba não se reconhecendo no produto do seu trabalho,
naquilo que ele produz. É como se o produto tivesse surgido independente do
homem/produtor, como uma espécie de feitiço, daí o termo utilizado por Max:
fetichismo da mercadoria. É uma sensação de que o produto possui vida própria,
pois esconde as relações de trabalho por trás de sua produção. Exemplo, quando
você compra uma mochila, um celular, você não pensa nas pessoas que produziram
esse produto ou os materiais necessários para a sua fabricação, pensa? Esses fenômenos, a Alienação e o fetiche da Mercadeoria, estão intimante
ligados ao que chamamos de racionalização do trabalho, tema das aulas do dia
17 e 24 de setembro. Você provavelmente já ouviu falar em taylorismo,
fordismo e toyotismo, não? Pois é, depois que o capitalismo se constituiu como
força econômica e relação social dominante, a humanidade perdeu a concepção
totalizando do trabalho (ou seja, apenas conhece partes do trabalho) e passou a
desempenhar apenas funções na sociedade, que chamamos de emprego.
Na aula
do dia 01 de outubro foram retomadas discussões feitas nas aulas anteriores,
por isso seria uma revisão de conceitos imporantes como trabalho, alienação,
fetiche da mercadoria. A aula mostra, mais uma vez, como o trabalho foi
assumindo diferentes concepções ao longo da história, ou seja, a forma
“trabalho” como conhecemos no Capitalismo não foi sempre assim em épocas
passadas. Retoma também a visão do trabalho como mediação entre homem e
natureza.
Na aula do dia 08 de outubro serão
retomadas discussões produzidas sobre as transformações na organização do
trabalho (como produz artefatos e mercadorias – Fordismo-Toyotismo), nas
habilidades exigidas e na expressão contemporânea dessas mudanças: o emprego.
Serão revistadas também as discussões sobre as formas de desemprego (estrutura,
tecnólogico e conjuntural) e formas de trabalho precário que se expressam
através de categorias novas como flexibilização, terceirização e
informalidade.
As aulas
do dia 15 e 22 de outubro estiveram voltadas para a Semana da Criança, no
primeiro caso, e para o Movimento Inova, no segundo. Portanto, elas são
opcionais a vocês, caso queiram assistir.
E
para terminar o terceiro bimestre, a aula do dia 29 de outubro também
esteve voltada para revisão de temas que foram trabalhados anteriormente, como
diversidade e cultura: como podem ser definidas cada uma; as características e
elementos da Cultura; a Cultura na nossa história; as tensões decorrentes do
processo de contato intercultural; diversidade e inclusao, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário