quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ATIVIDADE -21 - 3ª B,C - ARTE - PROFª SOLANGE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professora: Solange Cabral de Deus

Turma: 3ºs anos: B, C do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

+ contatos solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso a plataforma Classroom:

Turma do 3º ano B: lahwadw

Turma do 3º ano C: 6aedegt

Prazo de envio: 15 dias após a publicação da atividade.

Período de envio: 09/11/2020

WhatsApp: 999388106

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/

Objetivos:

Entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos.

Conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro.

Ampliar possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.

 

Tema: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O PROJETO COM OS ESTUDANTES

 

Material utilizado: Material escolar do aluno, e virtual de contatos

 

Tarefas:

1.      Escrever e apresentar uma peça teatral por meio virtual, na qual no final de sua história é o seu público que a decide.

2.      Pesquisar e elaborar um projeto por meio da sua produção teatral na tarefa 1.

 

Apreciação:

Tragédia e comédia. Disponível: https://pixabay.com/pt/vectors/dramacom%C3%A9dia-e-trag%C3%A9dia-teatro-312318/

 

Sondagem

1.      Quais as histórias de livros, filmes e desenhos você conhece? Você consegue inventar uma história?

 

Orientação/ sugestão da tarefa 1:

 Apresentação de uma peça teatral por meio virtual (Podcast, celular...)

A-     Descreva uma das histórias que você conhece com as falas dos seus personagens?

B-     Grave a sua voz contando a sua história articulando a voz de cada personagem e no final da história, deixar para o público a decidir.

C-     Compartilhe a sua produção.

 

Orientação/ sugestão de pesquisa tarefa 2:

O teatro como fruto de uma construção simbólica coletiva de diferentes profissionais –

A produção teatral e o mundo do trabalho;

● O Teatro Digital e suas características de desterritorialização;

●Suportes e ferramentas para a produção nas linguagens artísticas;

●O uso dos códigos verbais e não verbais em manifestação artística – divulgação, apresentação e registro.

 

Sugestão de como elaborar um projeto:

TEMA

RESUMO (do projeto)

INTRODUÇÃO: (Qual é o problema a pesquisar?)

PÚBLICO- ALVO

OBJETIVO (Para quê vou resolver o problema?)

JUSTIFICATIVA

REVISÃO DE LITERATURA: (O que já foi falado sobre isso?)

METODOLOGIA: (Como resolvi o problema?)

CRONOGRAMA

RECURSOS

RESULTADOS: (O que descobri?)

DISCUSSÃO: (O que isso significa?)

AGRADECIMENTO: (Quem me ajudou?)

REFERÊNCIAS: (A quê fontes eu me referi?)

ANEXOS: (Tenho informações extras?)

http://www2.fct.unesp.br/docentes/educ/alberto/TECENDO%20PROJETOS/10.%20ESTRUTURA%20DE%20PROJETOS.pdf




Discussão e reflexão da experiência com as tarefas:

Registrar em seu caderno, o que e como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na interação com a atividade

1. Já assistiram a peças feitas em processos colaborativos? Quais?

2. Perceberam diferenças entre as peças criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor? Descreva as diferenças percebidas.

3. Como é fazer teatro em espaços não convencionais?

4. Quais foram os lugares mais inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou e/ou assistiu?

5. Quais são os profissionais que trabalham para a criação da peça?

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Atuação de profissionais do campo teatral:

Processos colaborativos – Nascem da disponibilidade para conversar, problematizar, pesquisar, trocar, provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção coletiva. Logística colaborativa – Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão-de-obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

Profissionais do Teatro

Aderecista – Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.

 Assessor de imprensa – Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação.

Ator profissional – Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.

Coreógrafo – Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.

Diretor artístico – Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.

 Figurinista – Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.

 Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.

Maquiador – Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.

Produtor – Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.

 Roteirista – Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.

 Sonoplasta – Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.

 Visagista – Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.

 

Orientação de um trabalho teatral em grupo

É importante que escolha quem serão os responsáveis por divulgar e convidar o público para assistir à apresentação e explicar como será a participação deles nas intervenções ao longo da peça. Deverão também combinar com a equipe escolar quando será a apresentação, locais utilizados e horário, além de organizar o público e auxiliar o mestre de cerimônias para disparar as perguntas sobre o andamento da apresentação no momento certo, seja via Telegram ou por cartões. É importante que um pequeno grupo fique responsável pelos registros da apresentação (fotos e vídeos).

Há possibilidade de participação do público, que poderá ser feita por meio do aplicativo Telegram, que possibilita a criar um grupo com outros colega de outras séries para interagirem e definirem o destino dos personagens e da própria história do espetáculo. O aplicativo Telegram é muito parecido com o WhatsApp; a diferença é que nele podem-se criar enquetes que, ao serem respondidas pelo público, já aparece qual o item mais votado, ou seja, enquanto a cena acontece, o público define a cena seguinte ou qual final os atores apresentarão. Por exemplo, se vocês encenassem “Romeu e Julieta”, o aplicativo poderia questionar: 1. Romeu não morre no final, Julieta sim;

2. Romeu morre, mas Julieta, não;

3. Eles não morrem, e ambos vivem felizes para sempre.

... Para utilizar o aplicativo, segue a ficha de apoio:

Tutorial do Aplicativo Telegram.

FICHA DE APOIO: TUTORIAL DO APLICATIVO TELEGRAM

Por ser um aplicativo de conversa, ele é muito parecido com o WhatsApp. Devido a isso, você rapidamente se habituará a trabalhar com ele. Primeiramente instale o aplicativo no celular e crie sua conta. Ao abrir o aplicativo, clicar em “Começar a conversar”, digitar seu número e aguardar o recebimento do código de acesso. Após o recebimento do código, preencha seus dados e encontre seus amigos por meio do ícone localizado no canto superior esquerdo. Nele você poderá criar o grupo para interagir com sua apresentação teatral. Esse grupo pode contar com até 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da escola. Texto elaborado especialmente para esse material.

 

Vale utilizar outros recursos, sejam cartões coloridos ou outro material, de forma que o público interaja com os atores, dando sua opinião para o andamento da cena. O importante é essa interação entre público e atores. Vale lembrar que, para todas as opções que o público escolher, o grupo de atores já terá um roteiro a ser seguido e previamente ensaiado. Sendo assim, o espetáculo poderá ter dois ou mais finais alternativos. Isso fará com que cada caminho tomado, cena após cena, tenha que estar alinhado ao próximo, para que a história mantenha uma lógica, com começo, meio e fim.

 

Observações:

Registrar identificação do aluno e número da atividade na apresentação das respostas da tarefa escolar.

 

 Projeto: descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema. (Oxford Languages).

http://www2.fct.unesp.br/docentes/educ/alberto/TECENDO%20PROJETOS/10.%20ESTRUTURA%20DE%20PROJETOS.pdf

 

COMO ELABORAR UM PORTFÓLIO ARTÍSTICO. Disponível em: https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/

10 modelos de portfólio. Disponível em: https://www.fabiolobo.com.br/10-modelos-deportfolio.html#Crie_um_portfolio

 

 





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