CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professora: Solange Cabral de Deus
Turma: 3ºs
anos: B, C do Ensino Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
+ contatos solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso
a plataforma Classroom:
Turma do 3º ano
B: lahwadw
Turma do 3º ano
C: 6aedegt
Prazo de envio:
15 dias após a publicação da atividade.
Período de
envio: 09/11/2020
WhatsApp:
999388106
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/
Objetivos:
Entrar em
contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos.
Conhecer as
profissões contemporâneas que dialogam com o teatro.
Ampliar
possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e
valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o
desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.
Tema: DISCUTINDO
A PROPOSTA E ELABORANDO O PROJETO COM OS ESTUDANTES
Material
utilizado: Material escolar do aluno, e virtual de contatos
Tarefas:
1. Escrever
e apresentar uma peça teatral por meio virtual, na qual no final de sua história
é o seu público que a decide.
2. Pesquisar
e elaborar um projeto por meio da sua produção teatral na tarefa 1.
Apreciação:
Tragédia e
comédia. Disponível: https://pixabay.com/pt/vectors/dramacom%C3%A9dia-e-trag%C3%A9dia-teatro-312318/
Sondagem
1.
Quais as histórias de livros, filmes e desenhos
você conhece? Você consegue inventar uma história?
Orientação/ sugestão da
tarefa 1:
Apresentação
de uma peça teatral por meio virtual (Podcast, celular...)
A-
Descreva uma das histórias que você conhece com
as falas dos seus personagens?
B-
Grave a sua voz contando a sua história articulando
a voz de cada personagem e no final da história, deixar para o público a decidir.
C-
Compartilhe a sua produção.
Orientação/ sugestão de
pesquisa tarefa 2:
O teatro como
fruto de uma construção simbólica coletiva de diferentes profissionais –
A produção
teatral e o mundo do trabalho;
● O Teatro
Digital e suas características de desterritorialização;
●Suportes e
ferramentas para a produção nas linguagens artísticas;
●O uso dos
códigos verbais e não verbais em manifestação artística – divulgação,
apresentação e registro.
Sugestão de como elaborar um projeto:
RESUMO (do projeto)
INTRODUÇÃO: (Qual é o problema a
pesquisar?)
PÚBLICO- ALVO
OBJETIVO (Para quê vou resolver o
problema?)
JUSTIFICATIVA
REVISÃO DE LITERATURA: (O que já foi
falado sobre isso?)
METODOLOGIA: (Como resolvi o problema?)
CRONOGRAMA
RECURSOS
RESULTADOS: (O que descobri?)
DISCUSSÃO: (O que isso significa?)
AGRADECIMENTO: (Quem me ajudou?)
REFERÊNCIAS: (A quê fontes eu me
referi?)
ANEXOS: (Tenho informações extras?)
Discussão e reflexão da experiência com as tarefas:
Registrar em seu caderno, o que e
como aprendeu, descrevendo as experimentações e vivências na interação com a
atividade
1. Já assistiram a peças feitas em
processos colaborativos? Quais?
2. Perceberam diferenças entre as
peças criadas colaborativamente e outras realizadas por um único autor?
Descreva as diferenças percebidas.
3. Como é fazer teatro em espaços
não convencionais?
4. Quais foram os lugares mais
inusitados de encenação de peças teatrais que você pesquisou e/ou assistiu?
5. Quais são os profissionais que
trabalham para a criação da peça?
..................................................................................
...................................................................................
....................................................................................
Atuação de profissionais do campo teatral:
Processos
colaborativos – Nascem da disponibilidade para conversar, problematizar,
pesquisar, trocar, provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida
na produção coletiva. Logística colaborativa – Consiste na colaboração entre
pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se
pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada
na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos,
mão-de-obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua,
sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma
hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.
Profissionais
do Teatro
Aderecista – Profissional responsável
pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão
etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com
a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo:
garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.
Assessor de imprensa – Profissional responsável pela
divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada
pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos
interesses dos meios de comunicação.
Ator profissional – Responsável pela
representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de
criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais,
vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.
Coreógrafo
– Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança,
estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos,
por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes
coreografias.
Diretor artístico – Profissional responsável
pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela
execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos
Diretores de Programação.
Figurinista – Profissional responsável pela
criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma
produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a
função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado
pelos produtores da obra em questão.
Iluminador – Profissional responsável por toda a
iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa
de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo.
Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande
refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá destaque ao
objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.
Maquiador – Profissional responsável por cuidar
e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito
de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa
produção de arte ou outro evento qualquer.
Produtor – Profissional responsável pelas
questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e
que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a
contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.
Roteirista –
Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que
cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o
e adequando às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.
Sonoplasta – Profissional que tem por função
realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e
intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e
músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os
sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.
Visagista –
Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de
uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior
e exterior.
Orientação de um trabalho teatral em
grupo
É importante
que escolha quem serão os responsáveis por divulgar e convidar o público para
assistir à apresentação e explicar como será a participação deles nas
intervenções ao longo da peça. Deverão também combinar com a equipe escolar
quando será a apresentação, locais utilizados e horário, além de organizar o
público e auxiliar o mestre de cerimônias para disparar as perguntas sobre o
andamento da apresentação no momento certo, seja via Telegram ou por cartões. É
importante que um pequeno grupo fique responsável pelos registros da
apresentação (fotos e vídeos).
Há possibilidade
de participação do público, que poderá ser feita por meio do aplicativo
Telegram, que possibilita a criar um grupo com outros colega de outras séries
para interagirem e definirem o destino dos personagens e da própria história do
espetáculo. O aplicativo Telegram é muito parecido com o WhatsApp; a diferença
é que nele podem-se criar enquetes que, ao serem respondidas pelo público, já
aparece qual o item mais votado, ou seja, enquanto a cena acontece, o público
define a cena seguinte ou qual final os atores apresentarão. Por exemplo, se vocês
encenassem “Romeu e Julieta”, o aplicativo poderia questionar: 1. Romeu não
morre no final, Julieta sim;
2. Romeu morre, mas Julieta, não;
3. Eles não morrem, e ambos vivem
felizes para sempre.
... Para utilizar o aplicativo,
segue a ficha de apoio:
Tutorial do Aplicativo Telegram.
FICHA DE APOIO: TUTORIAL DO
APLICATIVO TELEGRAM
Por ser um
aplicativo de conversa, ele é muito parecido com o WhatsApp. Devido a isso,
você rapidamente se habituará a trabalhar com ele. Primeiramente instale o
aplicativo no celular e crie sua conta. Ao abrir o aplicativo, clicar em
“Começar a conversar”, digitar seu número e aguardar o recebimento do código de
acesso. Após o recebimento do código, preencha seus dados e encontre seus
amigos por meio do ícone localizado no canto superior esquerdo. Nele você
poderá criar o grupo para interagir com sua apresentação teatral. Esse grupo
pode contar com até 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da
escola. Texto elaborado especialmente para esse material.
Vale
utilizar outros recursos, sejam cartões coloridos ou outro material, de
forma que o público interaja com os atores, dando sua opinião para o andamento
da cena. O importante é essa interação entre público e atores. Vale lembrar
que, para todas as opções que o público escolher, o grupo de atores já terá um
roteiro a ser seguido e previamente ensaiado. Sendo assim, o espetáculo poderá
ter dois ou mais finais alternativos. Isso fará com que cada caminho tomado,
cena após cena, tenha que estar alinhado ao próximo, para que a história
mantenha uma lógica, com começo, meio e fim.
Observações:
Registrar identificação do
aluno e número da atividade na apresentação das respostas da tarefa escolar.
Projeto: descrição escrita e detalhada de
um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema. (Oxford
Languages).
COMO ELABORAR UM PORTFÓLIO
ARTÍSTICO. Disponível em: https://belas.art.br/como-elaborar-um-portifolio-artistico/
10 modelos de portfólio.
Disponível em: https://www.fabiolobo.com.br/10-modelos-deportfolio.html#Crie_um_portfolio
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