quinta-feira, 19 de novembro de 2020

ATIVIDADE 21 - 3ªB,C - SOCIOLOGIA - Professora Dra Ariella

 Professora Dra Ariella

Turma: 3B/3C

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou Google Sala de Aula

Prazo de envio: até dia 27/11/2020

Período de envio: 19/11 


Plantão de Dúvidas por meio do e-mail institucional, do Chat do CMSP e do Google Sala de Aula

3B segunda-feira das 22h00 às 22h30 e sexta-feira das 21h00 às 21h30

3C segunda-feira das 20h30 às 20h30 e quinta-feira das 21h00 às 21h30

Google Sala de Aula

Tutorial acesso ao Google Sala de Aula aqui anexado

Caso não apareça a sua turma mesmo depois de seguido todos os passos do tutorial, ingressar com o código da sua

turma:

3B: 5gbzqz6

3C: fxftopf

Material utilizado:

Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP) e box-resumo

Tarefa

Assistir a aula de Sociologia do CMSP, consultar o box-resumo e responder as questões.

Objetivo

Revisitar as discussões sobre Cidadania, como se constitui e se desenvolveu a partir da experiência inglesa. Olhar

como se constitui no Brasil e analisar a constituição e como a cidadania aparece como direito.

Habilidade

Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação.

Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988.

Orientações

1) Assistir a aula de Sociologia do Centro de Mídia de São Paulo

Sobre A Cidadania é um direito constitucional, aula do dia 29 de outubro

Disponível em: https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4918&id=67.

2) Depois de assistir a aula do dia 29 de outubro:

a) fazer um relatório/resumo.

b) Fazer a Atividade 6 para quem não fez

Observações

Atenção, são duas atividades: 1) depois de assistir a aula; 2) fazer o relatório, resumo das aulas. Fiquem atentos aos

prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 21, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Sala de Aula (tutorial aqui anexado) para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP. Dúvidas? Escrevam no e-mail.


Box-resumo: Estado

Nas aulas e atividades anteriores você aprendeu sobre cidadania e como ela se expressa por meio dos movimentos sociais, que por meio de lutas sociais modificam o próprio entendimento do que seja cidadania e que direitos são associados a eles. Nessas discussões você ouviu inúmeras vezes que o Estado é uma instituição fundamental para acolher as demandas de movimentos e garantir direitos de cidadania, tema apresentado na aula do dia 20 de agosto que, como eu disse, aparentemente, introduz um tema descolado dos tópicos anteriores. Você aprendeu elementos que são centrais para dar seguimento a aprendizagem das próximas aulas, como o que é o Estado, como e se organiza, quais são seus fundamentos e objetivos, quais são suas principais características. As diferenças entre Estado e Governo. Como aprofundamento na aula do dia 03 de setembro foi apresentado a você a noção de Estado de Direito: contexto de surgimento, o que é e qual a sua relação com a sociedade, as constituições e os chamados três poderes. Na aula do dia 10 você conheceu a forma como os Estados democráticos exercem o seu poder, que é através de três poderes fundamentais: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Aprendeu (ou aprofundou) o que são e o que compete a cada um. Aprendeu também, de forma muito breve, as ideias de um filósofo iluminista, Charles Montesquieu (Barão de Montesquieu), que desenvolveu a teoria dos três poderes na constituição do desenvolvimento dos Estados de Direito. Já as aulas do dia 17 e 24 de setembro irão trabalhar com temas relacionados: Sistemas Eleitorais e Partidários e as formas de participação politica. Nessas aulas você entrará em contato com as regras de funcionamento do sistema eleitoral, os direitos e deveres dos cidadãos, o que são os partidos políticos, por que surgem e porque são importantes antes e agora. Nas aulas, especialmente a do dia 24, você será levado a refletir sobre as nossas formas de participação política por meio dos canais oficiais, ou seja, o que podemos fazer para nos tornarmos mais próximos dos governantes e levarmos nossas demandas até eles. Perceberá que a participação política não se restringe aos partidos políticos, mas que nossa atuação política, o nosso posicionamento diante das coisas do mundo, passa também por outros espaços sociais, como movimentos sociais, associações de bairro, escola, etc. As aulas do dia 01 e 08 de outubro irão revisar conteúdos aprendidos em edições anteriores, como as o conceito e as características do Estado; Estado Democrático de Direito; o que são os três podres, função e natureza; sistema partidário, como funcionam os partidos políticos; o papel das constituições; e formas de participação política para além dos partidos políticos. Com uma atividade diferenciada, voltada para a Semana da Criança, a aula do dia 15 de outubro versou sobre o contexto de surgimentos dos direitos da criança e do adolescente e, inclusive, mostrar como e porque se tornam sujeitos portadores de direitos. De forma prática, você retomará a análise do Estatuto da Criança e do Adolescente (discutida em outras atividades) para aprofundar os direitos que Jovens e Crianças possuem na sociedade brasileira. Caso tenha interesse em assistir a aula, consultar esse link:

https://aulascentrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=4581&id=67.


A aula do dia 29 de outubro teve como objetivo revistar as discussões produzidas sobre Cidadania e os

direitos que se constituíram a partir dessa noção, como se desenvolveu e como se apresenta em documentos oficiais, como a Constituição.

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