quarta-feira, 18 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 22 - 6º B,C,D - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFª VANESSA

 CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

Professor (a): Vanessa

Turma: 6º ano B, C e D

Disciplina: Língua Portuguesa

Canal de resposta: vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 01/12/2020

Período de envio: 16/11/2020 a 20/11/2020

Plantão de dúvidas: Blog da escola (em comentários na postagem da atividade), E-mail (endereço citado no canal de resposta) e→ Grupo no WhatsApp (número (11) 9 82853481).

Material utilizado: Caderno Aprender Sempre 6º ano volume 3.

Tema:  Recuperação e Aprofundamento – Estrutura narrativa de Conto de Mistério ou Assombração.

 

Tarefas:

 

1-      Assista a aula explicativa do CMSP para realizar essa atividade

Link https://youtu.be/s56KjiIqFQw?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

2-      Caderno do Aluno: Aprender Sempre 6º ano- Volume 3

3-      O texto e as questões abaixo encontram-se no Caderno Aprender Sempre, do 6º ano, volume 3,

4-      Responda as questões na Apostila ou no Caderno (somente as respostas)

AULA 3

RECONHECENDO CENÁRIOS DAS NARRATIVAS DE MISTÉRIO

1     Observe, atentamente, os aspectos da imagem a seguir. É possível associá-la a uma cena de mistério/assombração? Por quê? Justifique, citando elementos da imagem











a.       Após a observação da imagem, leia os trechos a seguir e marque com um X os que você julgar pertencer a um conto de mistério/assombração:

TRECHO 1            — Tenho pena de você —, disse uma vez a lebre à tartaruga: — obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar e livrar-te de teus inimigos.


TRECHO 2

O porteiro sentiu que o rapaz estava sob forte tensão e ficou muito preocupado. Para um bellboy não era interessante ver certas coisas. Aliás, o perfeito mensageiro não tem olhos nem ouvidos: apenas pernas e cortesia.

— Alguma mulher sem roupa?

— Não, acho que vi um fantasma.

— Em que programa de televisão?

— Não é brincadeira, Guima. Vi um fantasma debaixo duma cama.

Sabe onde? No apartamento 222, o do Barão.

— Mas como viu esse fantasma?

TRECHO 3

Era uma vez um rei que vivia num reino distante, com a sua filha pequena, que se chamava Branca de Neve. O rei, como se sentia só, voltou a casar, achando que também seria bom para a sua filha ter uma nova mãe.

A nova rainha era uma mulher muito bela, mas também muito má e não gostava de Branca de Neve que, quanto mais crescia, mais bela se tornava.

TRECHO 4

Meia noite, cansado e com sono, lá estava eu, andando pelas ruas sujas e desertas dessa cidade. Minhas únicas companhias eram a Lua e alguns  animais de vida noturna. Num canto havia um cão e um gato, tentando encontrar alimentos, revirando latas de lixo. Em outro ponto da rua,  ratos entravam e saíam de um esgoto próximo à padaria da esquina. Eu  estava tentando lembrar por que havia saído tão tarde do emprego, quando  ouvi uns passos atrás de mim.

a.       Para finalizar, releia os trechos assinalados e explique por que eles pertencem a um conto de mistério/assombração. Escreva as características desse gênero textual, conforme o que percebeu nos trechos lidos.


Para assimilar!

Como o conto de mistério/assombração pertence ao grupo das narrativas, apresentam os elementos próprios da estrutura desses textos, com estas especificidades:

           Personagens: ladrão; detetive; assombração; pessoas ou animais sombrios etc.

           Um conflito/trama a ser resolvido;

           Desenvolvimento da história de acordo com o início;

           Presença de diálogos e narrador ao longo da história; •             Lugares inusitados; cemitérios, por exemplo etc.

AULA 4

INVESTIGANDO MISTÉRIOS

1 Leia o trecho a seguir, extraído do “Conto de Mistério[1]” , de Stanislaw Ponte Preta.

 Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente, um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.

         Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:

 

         Siga-me! - foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal- iluminado e ele - a uma distância de uns dez a doze passos - entrou também.

         Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia à frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.

         Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela, um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor pareciam ter medo do que ia fazer. Não hesitou - porém - quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: "É este".

         O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro.

(...)

Vamos comparar esse texto ao que foi lido na aula anterior, Maria Angula?

Agora, vamos investigar?

Observe se, no texto lido, você consegue encontrar pistas para desvendar o mistério: o que há nos pacotes? Em seguida, escreva, em seu caderno, um final para essa história, de modo a desvendar o mistério.

Seguem sugestões para que você, estudante, faça outras leituras de outros contos de mistério e, assim, pratique o hábito da leitura literária.

1º. O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho.


2º. O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey.

3º. Minha querida Assombração, de Reginaldo Prandi.

4º. Contos de enganar a morte, de Heloisa Prieto.

5º. Contos de terror e mistério, de Edgard Alan Poe.

6º. Sherlock Holmes e Grandes Contos de...Mistérios!, de Arthur Conan Doyle.

 

Tarefa

1-      Assista a aula explicativa do CMSP para realizar essa atividade

Link https://youtu.be/38VltGnC0Vs?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

 

2-      Caderno do Aluno: Aprender Sempre 6º ano- Volume 3

3-      O texto e as questões abaixo encontram-se no Caderno Aprender Sempre, do 6º ano, volume 3,

 

AULA 5

EXERCITANDO AS APRENDIZAGENS

1 Leia as imagens seguintes e assinale a alternativa correta, conforme a indicação da cena.


A imagem abaixo combina com:











a.       uma história de contos de fadas.

b.       uma história de contos de aventuras.

c.        uma história de receitas.

d.       uma história de contos de mistério.

2        O texto abaixo é uma parte tirada do conto “O médico fantasma5” . Leia-o.

“Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.”

Marque a alternativa correta. O trecho lido representa o:

a.       final do conto.

b.       início do conto.

c.        conflito do conto.

d.       desfecho do conto.

3        Leia o texto6 abaixo:

“Era só uma exclamação. Mas o sacristão achou que a moça estava vendo a alma da mãe atrás dele. Largou a flor e saiu correndo. Vinha passando um rapaz bonito. Foi ele quem apanhou a rosa. Aí aconteceu uma coisa realmente estranha. A moça escutou uma voz muito clara:

– Vai casar é com este!

Dito e feito. Alguns meses depois, a moça casou com o rapaz bonito. (Agora, cá entre nós, quem falou “Vai casar é com este” foi o sacristão – de novo. Ele olhou para trás enquanto corria, viu o rapaz entregando a flor e adivinhou na hora).”

Agora, responda. No último parágrafo, quem está falando?

a.       É a personagem da história.

b.       É uma voz, que narra a história.

c.        É o sacristão, desfecho do conto.

d.       É a moça que rezava.

4        Reescreva o trecho a seguir, retirado do trecho do exercício anterior, em discurso indireto. Para isso, observe as mudanças necessárias nas formas verbais e nos sinais de pontuação.

“Aí aconteceu uma coisa realmente estranha. A moça escutou uma voz muito clara: – Vai casar é com este! “

 

Tarefa

1-      Assista a aula explicativa do CMSP para realizar essa atividade

Link https://youtu.be/OxilZy-O67M?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

 

2-      Caderno do Aluno: Aprender Sempre 6º ano- Volume 3

3-      O texto e as questões abaixo encontram-se no Caderno Aprender Sempre, do 6º ano, volume 3,

 

AULA 7

TRANSFORMANDO O DISCURSO INDIRETO EM DIRETO

Para rememorar:

No discurso direto:

As falas são indicadas pelos travessões ou pelas aspas;

São acompanhadas dos verbos dicendi ou verbos de elocução, que podem vir antes ou depois das falas; Esse modo de discurso faz o leitor ter a sensação de maior proximidade com as personagens.

No discurso indireto:

As falas das personagens são expostas pelo narrador, ou seja, ele reproduz a fala das personagens, de modo que se perceba um distanciamento maior delas. Nesse modo de discurso, é importante observar a combinação de tempos e modos verbais.

1        Leia o trecho[1]  a seguir.

2        Realize o que é solicitado nas questões a seguir:

“Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.

O garoto mais novo perguntou ao outro se ele acreditava em fantasma. Espantado, o outro disse que não acreditava!  Então, o mais novo insistiu dizendo-lhe que acreditava sim! O outro replicou dizendo lhe que poderia acreditar que não. Não satisfeito, o menino mais novo resolveu fazer-lhe uma aposta. Disse-lhe que apostaria a sua bola de futebol que o garoto mais velho não teria coragem de entrar no cemitério à noite.”

Agora, observe que, no trecho, há partes que podem ser transformadas em falas das personagens. Faça a transformação para o discurso direto

Tarefa

4-      Assista a aula explicativa do CMSP para realizar essa atividade

Link https://youtu.be/OSf6Ect0L4I?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

5-      Caderno do Aluno: Aprender Sempre 6º ano- Volume 3

6-      O texto e as questões abaixo encontram-se no Caderno Aprender Sempre, do 6º ano, volume 3,

AULA 1

A LÍNGUA, VÁRIAS LINGUAGENS.

1 Leia os textos a seguir e depois responda às atividades.

Tirinha 01 – Nerdson não vai à escola










Tirinha 02 – Como os super-heróis[1]  brasileiros sobrevivem











Tirinha 03 – O grande manual das pequenas ilusões





























a.       Qual o gênero textual dos textos lidos?

b.       Que características esses textos têm em comum em sua constituição?

c.        Geralmente, em que tipo de suporte esse texto é publicado?

d.       Para quem se destinam esses textos?

e.       Qual a função das imagens nesse gênero textual?

2 Agora, analise o modo como as personagens falam em cada uma das tirinhas e registre:

a.       Que tipo de pessoa utiliza o modo de falar da personagem da tirinha 1?

b.       Quem é a personagem que fala na tirinha 2? Para quem ela fala? Como é a linguagem que ele utiliza?

c.                         Na tirinha 3, em que situação se empregam expressões como “e-mail”, “twitter”? Que tipo de pessoa a personagem dessa tirinha representa?

Estudante, reflita:

         o nosso modo de falar sofre interferências do lugar onde estamos, da profissão que exercemos, das pessoas com quem falamos e de outros;

         todas as personagens das tirinhas utilizaram a língua portuguesa, com vocabulário pertinente à situação de fala;

         chamamos essa variação no modo de falar das pessoas de variação linguística. Dessa forma, devemos considerar isso quando falamos ou escrevemos para alguém.

 

Tarefa

1-      Assista a aula explicativa do CMSP para realizar essa atividade

Link https://youtu.be/CvSI16pWbNU?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

2-      Caderno do Aluno: Aprender Sempre 6º ano- Volume 3

3-      O texto e as questões abaixo encontram-se no Caderno Aprender Sempre, do 6º ano, volume 3,

 

AULA 2

A LINGUAGEM VERBAL E A NÃO VERBAL E OS RECURSOS LINGUÍSTICOS

01 Leia a tirinha, observando os detalhes da linguagem verbal e da linguagem não verbal.

Tirinha 04 – Tio, me dá um autógrafo



























Escreva um parágrafo dizendo o que você entendeu sobre a leitura de textos com linguagem verbal e não verbal.

8 Releia a fala do menino no 1º quadro da Tirinha 04.

2 “Tio, me dá um autógrafo!”

a.       Essa forma de falar é comum na linguagem formal ou informal? Por quê?

b.       A linguagem utilizada é adequada ao contexto expresso no texto?

c.        Como seria escrita a frase de acordo com a linguagem forma 

Tarefa

1-      Assista a aula explicativa do CMSP para realizar essa atividade

Link https://youtu.be/GdR0ebtx4ao?list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh

 

2-      Caderno do Aluno: Aprender Sempre 6º ano- Volume 3

3-      O texto e as questões abaixo encontram-se no Caderno Aprender Sempre, do 6º ano, volume 3,

AULA 3

QUE LÍNGUA É ESSA?

Vamos estudar um pouco sobre o preconceito linguístico. Nesse sentido, salientamos que o estudo das variedades linguísticas traz a possibilidade de você aprimorar a habilidade de associar aprendizagem e atitudes de respeito às diferenças vocabulares.

 

1        Leia este trecho de uma conversa por WhatsApp.





a.       É comum observar registros deste tipo no cotidiano?

b.       Quem vocês acham que trocaram essas mensagens? São pessoas idosas? São jovens?

c.        Por que vocês chegaram a essa conclusão

Observe a cena e, em duplas, crie diálogos nos balões. Depois socialize sua produção com seus colegas











HORA DA PESQUISA:

Estudante, faça uma pesquisa na internet (em sites confiáveis) ou em outras fontes sobre as variedades linguísticas e suas ocorrências no território brasileiro. Você pode anotar exemplos de textos, trechos de diálogos, exemplos de gírias ou outras expressões próprias da região em que vivem. As informações obtidas por meio dessa pesquisa serão utilizadas posteriormente em outras aulas desta Sequência de Atividades.

LÍNGUA

AULA 4

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA/ ASPECTOS SITUACIONAIS

Estudante, a Aula 04 é dedicada ao estudo da variação linguística situacional. É possível observar variação nas formas de registro a depender do grau de formalidade ou informalidade da interação linguística.

Para conhecimento:

Linguagem formal X Linguagem informal

A linguagem formal é utilizada em situações comunicativas que demandam formalização de acordo com a interação estabelecida e posição social ocupada pelos sujeitos. A linguagem, nesse contexto, deve ser mais cuidadosa no sentido de seguir a norma padrão.

Porém, com familiares, amigos e pessoas próximas, utiliza-se a linguagem informal, que é mais descontraída. Podemos, então, concluir que as diferentes situações comunicativas exigem diferentes formas de registro linguístico.

 

 

 

 



1 Leia com atenção.

A partir da história em quadrinhos a seguir, podemos entender melhor o que estamos discutindo como linguagem formal e informal.





HORA DA PESQUISA:

Estudante, faça uma pesquisa na internet (em sites confiáveis) ou em outras fontes sobre as variedades linguísticas e suas ocorrências no território brasileiro. Você pode anotar exemplos de textos, trechos de diálogos, exemplos de gírias ou outras expressões próprias da região em que vivem. As informações obtidas por meio dessa pesquisa serão utilizadas posteriormente em outras aulas desta Sequência de Atividades.

LÍNGUA

AULA 4

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA/ ASPECTOS SITUACIONAIS

Estudante, a Aula 04 é dedicada ao estudo da variação linguística situacional. É possível observar variação nas formas de registro a depender do grau de formalidade ou informalidade da interação linguística.

Para conhecimento:

Linguagem formal X Linguagem informal

A linguagem formal é utilizada em situações comunicativas que demandam formalização de acordo com a interação estabelecida e posição social ocupada pelos sujeitos. A linguagem, nesse contexto, deve ser mais cuidadosa no sentido de seguir a norma padrão.

Porém, com familiares, amigos e pessoas próximas, utiliza-se a linguagem informal, que é mais descontraída. Podemos, então, concluir que as diferentes situações comunicativas exigem diferentes formas de registro linguístico.


1
Leia com atenção.

A partir da história em quadrinhos a seguir, podemos entender melhor o que estamos discutindo como linguagem formal e informal.





















Observe que, inicialmente, a telefonista mantém um diálogo formal com o Rafael. Somente depois que se reconhecem como amigos é que a conversa fica mais próxima, informal, com uso, inclusive, de gírias. A conversa se inicia em um tom mais formal e, quando, os interlocutores se identificam, percebe-se que o registro informal marca a interação entre os interlocutores.

1  Leia os enunciados do quadro a seguir e, a partir deles, relacione as características da linguagem formal e da linguagem informal nos espaços abaixo do quadro.

Utilização da norma padrão de linguagem (norma culta).

Despreocupação relativa com o uso de normas gramaticais.

Uso de palavras adequadas para o contexto.

Uso de palavras simples, gírias, expressões populares e coloquialismos.

Pronúncia correta e clara das palavras.

Uso de gestos, jargões, palavras inventadas e abreviadas como cê, pra, tá, …

Uso cuidadoso e de prestígio social das palavras.

Uso pouco prestigiado das palavras, sem monitoramento.

Os envolvidos na comunicação ocupam posições sociais que demandam maior elaboração quanto ao uso da linguagem.

Os envolvidos na comunicação são muito próximos e tem intimidade com a pessoa que fala.

LINGUAGEM FORMAL

 

LINGUAGEM INFORMAL

 


 

Orientações:

                Siga a sequência da tarefa. Registre suas respostas no Caderno Aprender Sempre 6º ano, volume 3 ou no Caderno.

                                                 

Observações:

Ø  Utilize a internet como fonte de pesquisa.

 

 

 



















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