CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professor
(a): Juliana
Turma: 7
anos A, C e D
Disciplina:
Tecnologia e Inovação
Canal de
resposta: julianarod@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: uma semana
Período de
envio: 10/11 a 13/11
Material
utilizado: Caderno, caneta ou lápis e blog da escola.
Tarefas: 2 – Atividade do 4 bimestre
O
objetivo da retomada é repensar no impacto do consumo na vida moderna e de suas
consequências para o planeta, desenvolvendo um olhar crítico para
“necessidades” que criamos por influência da mídia, da própria sociedade e que
não têm nada de real.
Quem disse que ser feliz é consumir
Não
é fácil resistir aos apelos da sociedade de consumo. A todo momento, somos
bombardeados por publicidade de produtos para todos os gastos e as mais
variadas promessas seja na TV, internet, redes sociais, jornais, revistas,
outdoors... São tantos estímulos para trocar o celular, o carro, a casa,
comprar roupas, brinquedos, maquiagem ou aparelhos eletrônicos novos, que se
não formos críticos, vamos achar que a felicidade está em comprar. Você já está
discutindo o problema do lixo eletrônico gerado por tanto consumo e descarte.
Nesta aula, o foco está justamente em consumo e consumismo. E em criatividade e
senso crítico: no final, você vai criar uma charge e retratar as armadilhas da
nossa sociedade que nos fazem querer comprar, comprar e comprar.
1 –
Como você lida com o consumo e os sonhos de consumo?
2 – Por
que temos sonhos de consumo?
3 –
Enumere quais itens são indispensáveis para você. Dê um títuloa esta lista.
4 –
Liste os itens que, para você, tanto faz consumir ou não. Dê um título a esta lista.
5 – Na
sua opinião por que consumismo?
6 –
Qual é a sua relação com o consumo?
7 –
Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?
8 –
Pesquise. O que diferencia o consumo do consumismo?
Orientações:
-
Essa atividade
está no caderno do aluno V.03, use o caderno como fonte para responder as
questões e faça as atividades do caderno do aluno.
- Leia o
texto antes de realizar as atividades, não precisa copiar o texto no caderno,
quem quiser imprimir e colar no caderno pode, mas não é obrigatório;
Observações:
- No caderno deves ser copiado o título da atividade, as perguntas e as
respostas;
- No e-mail deve conter o nome, a série/ano;
- Pode tirar foto e mandar por e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário