sexta-feira, 27 de novembro de 2020

ATIVIDADE DA ÁREA DE HUMANAS TODOS AS 1ª SÉRIES - RECUPERAÇÃO, REFORÇO E APROFUNDAMENTO

  ENVIAR AS RESPOSTAS COM NOME COMPLETO E SÉRIE,  EXCLUSIVAMENTE PARA O EMAIL ABAIXO:

recebimentoprovasboni@gmail.com

RESPONDER ATÉ DIA 06/12/2020

 

Imagem: Protesto na França 


https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/onda-de-protesto-pela-morte-de-george-floyd-se-espalha-pelo-mundo-1.432763

Morte de George Floyd: 4 fatores que explicam por que o caso gerou uma onda tão grande de protestos nos EUA

Reação nas ruas à morte de homem negro sob joelho de policial branco desencadeou maior onda de manifestações dos últimos 50 anos nos Estados Unidos.

      Os Estados Unidos vivem a mais grave onde de manifestações desde 1968, após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.. Desta vez, o estopim dos protestos foi a morte de George Floyd, um americano negro de 46 anos, que foi sufocado por um policial branco, que se ajoelhara sobre seu pescoço por mais de 8 minutos. O caso provocou manifestações em mais de 75 cidades. Em mais de 40 delas, as autoridades decretaram toque de recolher. A Guarda Nacional (força militar que os EUA reservam para emergências) foi acionada com 16 mil soldados despachados para 24 Estados e a capital, Washington. Capturada em vídeo por uma testemunha, a imagem do policial com o joelho sobre o pescoço da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo respirar", é tida como o gatilho da onda de indignação que tomou o país. "O que pôs tudo isso em marcha foi o brutal assassinato de George Floyd na semana passada. Foi o catalisador, “o que levou as pessoas às ruas", disse Ashley Howard, professora assistente de História e Estudos Afro-americanos da Universidade de Iowa à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC. Ela diz que essa morte não foi um caso isolado; que as comunidades negras estão submetidas a uma constante e excessiva vigilância por parte da polícia. “Essa situação criou um paradoxo, que Julian Zelizer, historiador político da Universidade de Princeton, resume assinalando que os negros vivem com medo "porque se sentem vulneráveis perante aqueles que deveriam protegê-los". 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/02/morte-de-george-floyd-4-fatores-que-explicam-por-que-o-caso-gerou-uma-onda-tao-grande-de-protestos-nos-eua.ghtml

 

1 – A morte de George Floyd gerou uma onda muito forte de protestos nos EUA, e pelo mundo. Baseado na reportagem e nas aulas. Qual a importância destas manifestações no combate concreto ao racismo? Assinale á alternativa correta.

a) Mobiliza as pessoas em prol de uma causa.

b) Contribui para o Racismo.

c) Demonstra o repúdio em torno das mortes da comunidade preta (negra) por parte da polícia, e exigem providências e políticas públicas do governo e autoridades.

d) Não contribui, e atrapalha a tranqüilidade econômica do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário