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RESPONDER ATÉ DIA 06/12/2020
Texto: Bullying
escolar no Brasil
De acordo com a Organização para Cooperação
e Desenvolvimento (OCDE), o Brasil é um dos piores países em termos de bullying
escolar no mundo. Segundo dados de 2018 dessa organização internacional, o
bullying nas escolas do Brasil é duas vezes maior que a média dos outros países.
O Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) assegura a toda criança e adolescente no Brasil o direito à
liberdade, ao respeito e à dignidade. Portanto, para que essa norma se cumpra,
é preciso que o bullying seja devidamente enfrentado.
Cyberbullying
Cyberbullying são atos de intimidação
intencionais e repetidos praticados por meio de dispositivos eletrônicos,
como computadores e celulares. O cyberbullying pode ocorrer através de redes
sociais, e-mail, mensagem de texto, chat e sites. Se o assédio virtual for
intencional, sistemático e tiver o objetivo de difamar outra pessoa, pode ser
caracterizado como cyberbullying. Podemos citar alguns exemplos de
cyberbullying: Exposição de fotos de outra pessoa nas redes sociais com a finalidade
de humilhá-la ou causar constrangimento, formação de grupos em determinada rede
social com o objetivo de humilhar alguém, o ato de espalhar boatos e fofocas
comprometedoras e ofensivas na internet, a divulgação de vídeos abusivos contra
alguém, seja por e-mail ou nas redes sociais, o ato de fazer-se passar por
outra pessoa na internet, o que pode ocorrer inclusive com o uso do login dessa
pessoa.
Conseqüências do
bullying
As pessoas agredidas pelo bullying
apresentam alguns sintomas, como distúrbio do sono, problemas de estômago,
transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade,
dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos (como desejo de
morrer, entre outros).
Em muitos casos as vítimas
recorrem a tratamentos psicológicos, como terapias para amenizar as marcas
deixadas pela agressão.
Cyberbullying
Analisando os textos sobre
Bullying e Cyberbullying, observa-se a alta incidência dessa problemática no
Brasil. Estendendo-se esse contexto para as análises Gráficas, como: as
dependências escolares, as faixas etárias, classe social etc. Vamos observar
esses apontamentos para os gráficos de
Cyberbullying e o gráfico de ocorrências de Bullying no Ambiente Escolar, que
expõe sobre; (Gênero, faixa etária, classe social e escolaridade dos pais ou
responsáveis e ocorrências de acordo com as dependências escolares) responda a
afirmação correta:
a) A) Os dados do Gráfico “Cyberbullying”,
demonstram que, quanto mais se tem escolaridade e uma classe social mais
elevada, se propicia a sofrer mais Cyberbullying, pelas suas condições sociais
mais favoráveis.
b) B) Aos observar o gráfico, logo se
percebe que, as pessoas do sexo feminino, sofrem menos Cyberbullying do que os
que são do sexo masculino, pois se percebe no Brasil não se tem machismo.
c) C) No Gráfico de Ocorrências de Bullying
no Ambiente Escolar o maior índice é no pátio, no horário do Recreio e no
horário de entrada e de saída da escola.
d) D) A Faixa Etária mais comum para sofrer
Cyberbullying é entre os 9 e 12 anos, pois os mesmos tem maior
acesso,comparando-se aos jovens que tem entre 15 e 17 anos.
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