sexta-feira, 27 de novembro de 2020

ATIVIDADE DA ÁREA DE HUMANAS TODOS OS 7º ANOS - RECUPERAÇÃO, REFORÇO E APROFUNDAMENTO

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RESPONDER ATÉ DIA 06/12/2020

Texto: Bullying escolar no Brasil

    De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), o Brasil é um dos piores países em termos de bullying escolar no mundo. Segundo dados de 2018 dessa organização internacional, o bullying nas escolas do Brasil é duas vezes maior que a média dos outros países.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura a toda criança e adolescente no Brasil o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Portanto, para que essa norma se cumpra, é preciso que o bullying seja devidamente enfrentado.

 

Cyberbullying

    Cyberbullying são atos de intimidação intencionais e repetidos praticados por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares. O cyberbullying pode ocorrer através de redes sociais, e-mail, mensagem de texto, chat e sites. Se o assédio virtual for intencional, sistemático e tiver o objetivo de difamar outra pessoa, pode ser caracterizado como cyberbullying. Podemos citar alguns exemplos de cyberbullying: Exposição de fotos de outra pessoa nas redes sociais com a finalidade de humilhá-la ou causar constrangimento, formação de grupos em determinada rede social com o objetivo de humilhar alguém, o ato de espalhar boatos e fofocas comprometedoras e ofensivas na internet, a divulgação de vídeos abusivos contra alguém, seja por e-mail ou nas redes sociais, o ato de fazer-se passar por outra pessoa na internet, o que pode ocorrer inclusive com o uso do login dessa pessoa.                              

Conseqüências do bullying

   As pessoas agredidas pelo bullying apresentam alguns sintomas, como distúrbio do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos (como desejo de morrer, entre outros).

Em muitos casos as vítimas recorrem a tratamentos psicológicos, como terapias para amenizar as marcas deixadas pela agressão.


Cyberbullying

   Analisando os textos sobre Bullying e Cyberbullying, observa-se a alta incidência dessa problemática no Brasil. Estendendo-se esse contexto para as análises Gráficas, como: as dependências escolares, as faixas etárias, classe social etc. Vamos observar esses apontamentos para os gráficos de Cyberbullying e o gráfico de ocorrências de Bullying no Ambiente Escolar, que expõe sobre; (Gênero, faixa etária, classe social e escolaridade dos pais ou responsáveis e ocorrências de acordo com as dependências escolares) responda a afirmação correta:

 

a)     A) Os dados do Gráfico “Cyberbullying”, demonstram que, quanto mais se tem escolaridade e uma classe social mais elevada, se propicia a sofrer mais Cyberbullying, pelas suas condições sociais mais favoráveis.

b)    B) Aos observar o gráfico, logo se percebe que, as pessoas do sexo feminino, sofrem menos Cyberbullying do que os que são do sexo masculino, pois se percebe no Brasil não se tem machismo.

c)    C)  No Gráfico de Ocorrências de Bullying no Ambiente Escolar o maior índice é no pátio, no horário do Recreio e no horário de entrada e de saída da escola.

d)    D)  A Faixa Etária mais comum para sofrer Cyberbullying é entre os 9 e 12 anos, pois os mesmos tem maior acesso,comparando-se aos jovens que tem entre 15 e 17 anos.


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