quinta-feira, 30 de abril de 2020

Atividade 6ºB, C e D Profº Claudio

Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: Sextos Anos B, C e D do Ensino Fundamental II.
Disciplina: História
Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: Até quinze dias após postagem no Blog.
Período de envio: 27/04 a 30/04/2020.

Material utilizado:
Tendo em vista que alguns e algumas estudantes não terão acesso ao o PDF do caderno do aluno postado no Blog da escola e
em outras plataformas, usaremos as questões disponíveis nos livros didáticos, recebidos pelos/as estudantes do sexto ano.
Entendemos que as atividades disponíveis nos livros atendem aos descritores e habilidades necessárias para a série e para o
bimestre. Nesse sentido, facilitará para aqueles que não conseguem acesso aos meios eletrônicos e digitais.

Tarefas:
Atividades propostas: Leitura dos textos enviados para auxiliar na resolução das atividades, resolução das questões,
participação nas aulas e resolução de atividades on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog
da escola e/ou na forma impressa. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de português.
Serão consideradas as atividades propostas nas aulas do CMSP.

Questões (para resolução)
1- Jogo aberto: observe as imagens (duas páginas iniciais do primeiro capítulo).
a) Identifique e descreva cada uma das imagens.
b) Identifique a imagem que se refere à situação histórica mais antiga.
c) Identifique a imagem que se refere à situação mais recente. Qual é a origem dessa celebração?
d) Indique a sequência numérica da imagem em ordem cronológica. Pode fazer usando o esquema de linha do tempo,
como trabalhamos em sala antes do distanciamento social.
e) Indique os tipos de imagens apresentadas.
f) Você considera essas imagens documentos históricos? Tente justificar sua resposta.
2- A história é apenas o estudo do passado? Justifique sua resposta. (Está na terceira página do capítulo).
3- Faça uma lista das atividades do historiador. (Está na quarta página do capítulo).
4- Defina documento histórico.
5- Elabore uma lista com cinco documentos históricos. (a questão 4 e 5 estão na página sexta página do capítulo).
6- Seguindo o calendário usado no ocidente, o calendário cristão, faça uma linha do tempo do Coronavírus, desde seu
início na China até agora.

Orientações:
Tempo estimado para realização das atividades: Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para
a semana do dia 27/04 a 30/04/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos,
durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3 horas semanais). Essa carga horária é referente as aulas no
modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da
estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas
habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que
orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo Coronavírus.
PS: Se pesquisar em outras fontes, citar a fonte. EX: www.historiadigital.com.br.

Um comentário: