Professor
(a): Márcia Regina
Turma:8
A / 8B / 8C
Disciplina:História
Canal de
resposta: e-mail marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 13 de maio
Período de
envio: 15 dias
Material
utilizado:
Material que será utilizado para as atividades, disponível no link abaixo:
Caderno do aluno compreendendo as páginas 72 - 78 da versão
estendida São Paulo Faz Escola (que
compreende todas as áreas). Começaremos
na página 72. Nosso tema é sobre o Iluminismo e esta temática termina na página
78.
Ciências Humanas – História
– Situação de Aprendizagem -1 “ O ILUMINISMO”
A Apostila apresenta fontes documentais , imagens e trechos
escritos pelos principais pensadores iluministas, como também charge. Será
importante a consulta no livro didático de História, ou em fontes que a própria
apostila apresenta links da internet .
Tarefas:
1.
Faça a Leitura do resumo : Iluminismo
ou Século das Luzes
2.
Consulte seu livro didático História
(se necessário)
3.
Leia os Documentos Complementares.
4.
Assistir as aulas de História pela TV
ou pelo aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo - CMSP
Do
material São Paulo faz Escola páginas 72 até 78.
Orientações:
A resolução das questões, participação nas
aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da
escola e/ou na forma impressa, farão parte do acompanhamento da aprendizagem. Também
contará como atividades propostas a participação na AAP de português.
As atividades
deverão ser postadas no e-mail acima.
- Todos os registros que vocês alunos (as) realizarem, sejam
das atividades ou da organização e roteiros de estudos neste momento de
isolamento social serão de extrema importância para o acompanhamento do
professor. Por isto conto com as realizações das propostas de estudos e
das atividades.
OBRIGADO
E BONS ESTUDOS.
Observações:
Habilidade a ser desenvolvida:
·
(EF08HI01) Identificar os principais
aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre
eles e a organização do Mundo Contemporâneo;
Abaixo segue
o resumo do texto Iluminismo e Documentos Complementares:
·
Com base nos três pontos abaixo
podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.
Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.
Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:
ü John Locke
ü Voltaire
François Marie Arouet Voltaire
destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade
religiosa e à prepotência dos poderosos.
ü Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em
sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de
poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
ü Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O
contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado
conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria
condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau
destacou-se também como defensor da pequena burguesia.
ü Quesnay
François Quesnay foi o representante
oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a
interferência do Estado.
Enciclopédia do Iluminismo quis
substituir fé pelo conhecimento. Coordenada pelos iluministas D'Alembert e Diderot,
"Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos
ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o
"cidadão esclarecido".
ü Adam Smith
Adam Smith foi o principal
representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual
é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
3.
Documentos
complementares:
TRECHO I
“ Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as leis imperfeitas, entre todas as opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição”. [Voltaire, Tratado Sobre a Tolerância, 1763. In: Historie, 3º Collection J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.]
“ Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as leis imperfeitas, entre todas as opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição”. [Voltaire, Tratado Sobre a Tolerância, 1763. In: Historie, 3º Collection J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.]
TRECHO II
“Quando na mesma pessoa, ou órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder Executivo, não existe liberdade (…) E também não existe liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo (poder executar, de pôr em prática as leis)”.
[Montesquieu, O Espírito das Leis, 1748. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 24.]
TRECHO III
“Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos (pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (…) Já vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (…) O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo povo ou à maior parte do povo. Dá-se essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então, pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o nome de Aristocracia”.
[Rousseau, Do Contrato Social, 1762. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 28.]
“Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos (pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (…) Já vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (…) O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo povo ou à maior parte do povo. Dá-se essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então, pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o nome de Aristocracia”.
[Rousseau, Do Contrato Social, 1762. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 28.]
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