quinta-feira, 30 de abril de 2020

Roteiro de Estudos 1º A, B e C - Profº Claudio


E. E. Prof. José Bonifácio Andrada e Silva Jardim
Nome:____________________________________________ Série: _____Turma: ____

Olá meus queridos e queridas, saudades de dizer: “tanto amor, que fico com ciúmes”.
No início do ano, quando nos conhecemos, começamos a trabalhar sobre nosso acordo, debatemos em sala e com os seus responsáveis e decidimos que nosso grupo social teria algumas regras, que chamamos de acordo pedagógico. Nessas regras discutimos que nossas atitudes podem afetar os nossos colegas de forma benéfica ou não. Sei que ficar em casa é muito difícil, mas vai passar e logo estaremos juntos. Estou com muita saudade, porém, o que estamos fazendo ao ficar em casa é um ato que demonstra o nosso respeito e amor aos nossos colegas, amigos e familiares conforme conversamos na sala antes do início do distanciamento social.
Estou enviando para essa semana um roteiro de estudos e atividades referentes a semana que vai, do dia 27/04/2020 à 30/04/2020. No primeiro momento faremos uma revisão de alguns assuntos que já discutimos em sala de aula nesse primeiro bimestre. Vamos pensar que esse momento é de solidariedade, compreensão e parceria é muito importante para que nossa parceria aumente e fique cada vez melhor. Lembrem-se o que nas aulas presencias discutimos que nas construções sociais é normal que os pensamentos sejam diferentes, mas a solidariedade, o respeito e a empatia são pontos importantes para uma sociedade melhor. Por isso, vamos todos formar uma corrente e ajudar aos nossos colegas nesse momento de dificuldade.
Um abraço e um beijo a todos. Logo estaremos juntos. Bons estudos. Como sempre estamos “juntos e misturados” para aprender. Recomendo que façam o acompanhamento das orientações e a notícias no Blog e no Facebook da escola, pois lá será informado como será o acompanhamento, horários de aulas, plantão dos professores para tirar dúvidas e outros assuntos.
PS: Caros (as) pais, mães e/ou responsáveis, quero agradecer muito a parceria de vocês nesse momento de dificuldade. Essa parceria, já iniciada presencialmente, será muito importante para nossas crianças e adolescentes. Acredito que sairemos mais fortes dessa batalha. Sei que é difícil para todos, portanto, cabe lembrar, estamos cuidando do nosso melhor tesouro. Buscaremos a melhor forma de enfrentarmos isso juntos. Obrigado, e vamos permanecer em constante contato.

Atividades propostas
Leitura dos textos enviados para auxiliar na resolução das atividades, resolução das questões, participação nas aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola e/ou na forma impressa. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de português.
Objetivos
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Acompanhamento do professor (Canais para plantão de dúvidas)
O acompanhamento das atividades está em processo de construção nesse primeiro momento, entretanto, será usado os canais já disponibilizados pelo Centro de Mídias da SEE/SP e da própria unidade escolar. Esse acompanhamento será repensado e semanalmente.
  • Todos os registros realizados pelos/as estudantes, tanto das atividades do aplicativo quanto da organização e roteiros de estudos neste momento de distanciamento é de fundamental importância para o acompanhamento do aprendizado, pelo professor;
  • Para o/a estudante que tenha acesso facilitado as tecnologias, registrar algumas atividades por meio da fotografia (que na disciplina de história é reconhecida como uma forma de documento).

Seguem abaixo a sugestão de atividades que deverão ser realizadas:
Material que será utilizado
Caderno do aluno compreendendo as páginas 53-58 da versão estendida (que compreende todas as áreas).  Começaremos na página 53. Nosso tema é sobre: A Pré-História; Periodização; domínio do fogo e práticas agrícolas.
  1. Na página 53, temos indicações de dois vídeos (com link) e um texto para a resolução da atividade 1. Será necessário ler o texto e assistir os vídeos (se possível). Também podem consultar as anotações no caderno (já trabalhamos esse assunto em aulas presenciais, inclusive o modelo de mapa conceitual). Entretanto, teremos os momentos de plantão para sanar as dúvidas sobre o assunto.  
  2. Na página 54, temos a indicação de dois vídeos (com link) e um texto para a atividade 2, com o tema sobre: A Arqueologia Brasileira; Pré-História Brasileira e Teorias da ocupação do atual Continente Americano. Assistir os vídeos ajudará a responder as questões dessa atividade (que estão na página 54 e 55).
  3. Nas páginas 55, 57 e 58, recomendo uma leitura prévia (estudaremos mais profundamente na próxima semana).
Livro didático e/ou outra fonte de pesquisa.
O estudante ou a estudante que tiver acesso ao livro didático da disciplina de História, poderá usar como fonte de pesquisa. Caso não tenha, buscaremos outras formas de partilhar os conteúdos para ajudar a responder essas questões.
  1. O livro didático que tem validade para o triênio de 2018-2020, chamado história em debate , foi distribuído pra os estudantes do ano passado, se for possível ter acesso por meio de algum colega, mas respeitando as orientações dos cuidados com a saúde, pode ser um instrumento para auxiliar nas atividades.
  2. Nesse livro a leitura do capítulo 1, das páginas 12 até a 31, ajudará a responder as questões propostas para essa semana. Lembrem-se que nas aulas presenciais, quando discutimos nosso acordo, também falamos sobre esse assunto.
Ao usar uma fonte para pesquisar, lembre-se sempre que é necessário citar essa fonte em suas atividades. Veja os exemplos no próprio caderno do aluno.
Material complementar
Textos que estarão disponíveis no meio digital e/ou outra forma que atenda às necessidades dos/as estudantes.
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia 27/04 a 30/04/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para as primeiras séries do Ensino Médio, durante a semana (2 aulas de 45min, que corresponde ao total de 1h30min por semana). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.

Um comentário:

  1. gostaria que pudesse coloca as postagem deis do inicio para fazermos as atividades não realizadas

    ResponderExcluir