E. E. Prof. José Bonifácio Andrada e Silva Jardim
Nome:____________________________________________
Série: _____Turma: ____
Olá
meus queridos e queridas, saudades de dizer: “tanto amor, que fico com ciúmes”.
No
início do ano, quando nos conhecemos, começamos a trabalhar sobre nosso acordo,
debatemos em sala e com os seus responsáveis e decidimos que nosso grupo social
teria algumas regras, que chamamos de acordo pedagógico. Nessas regras
discutimos que nossas atitudes podem afetar os nossos colegas de forma benéfica
ou não. Sei que ficar em casa é muito difícil, mas vai passar e logo estaremos
juntos. Estou com muita saudade, porém, o que estamos fazendo ao ficar em casa
é um ato que demonstra o nosso respeito e amor aos nossos colegas, amigos e
familiares conforme conversamos na sala antes do início do distanciamento
social.
Estou
enviando para essa semana um roteiro de estudos e atividades referentes a
semana que vai, do dia 27/04/2020 à 30/04/2020. No primeiro momento faremos uma
revisão de alguns assuntos que já discutimos em sala de aula nesse primeiro
bimestre. Vamos pensar que esse momento é de solidariedade, compreensão e
parceria é muito importante para que nossa parceria aumente e fique cada vez
melhor. Lembrem-se o que nas aulas presencias discutimos que nas construções
sociais é normal que os pensamentos sejam diferentes, mas a solidariedade, o
respeito e a empatia são pontos importantes para uma sociedade melhor. Por
isso, vamos todos formar uma corrente e ajudar aos nossos colegas nesse momento
de dificuldade.
Um
abraço e um beijo a todos. Logo estaremos juntos. Bons estudos. Como sempre
estamos “juntos e misturados” para aprender. Recomendo que façam o acompanhamento
das orientações e a notícias no Blog e no Facebook da escola, pois lá será
informado como será o acompanhamento, horários de aulas, plantão dos
professores para tirar dúvidas e outros assuntos.
PS: Caros (as) pais,
mães e/ou responsáveis, quero agradecer muito a parceria de vocês nesse momento
de dificuldade. Essa parceria, já iniciada presencialmente, será muito
importante para nossas crianças e adolescentes. Acredito que sairemos mais
fortes dessa batalha. Sei que é difícil para todos, portanto, cabe lembrar,
estamos cuidando do nosso melhor tesouro. Buscaremos a melhor forma de
enfrentarmos isso juntos. Obrigado, e vamos permanecer em constante contato.
Atividades
propostas
Leitura dos
textos enviados para auxiliar na resolução das atividades, resolução das
questões, participação nas aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto
das enviadas pelo blog da escola e/ou na forma impressa. Também contará como
atividades propostas a participação na AAP de português.
Objetivos
Tem-se como objetivo
uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de
trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações
da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção
do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Acompanhamento
do professor (Canais para plantão de dúvidas)
O acompanhamento
das atividades está em processo de construção nesse primeiro momento,
entretanto, será usado os canais já disponibilizados pelo Centro de Mídias da
SEE/SP e da própria unidade escolar. Esse acompanhamento será repensado e
semanalmente.
- Todos
os registros realizados pelos/as estudantes, tanto das atividades do
aplicativo quanto da organização e roteiros de estudos neste momento de
distanciamento é de fundamental importância para o acompanhamento do
aprendizado, pelo professor;
- Para
o/a estudante que tenha acesso facilitado as tecnologias, registrar
algumas atividades por meio da fotografia (que na disciplina de história é
reconhecida como uma forma de documento).
Seguem abaixo a
sugestão de atividades que deverão ser realizadas:
Material que
será utilizado
Caderno do aluno
compreendendo as páginas 53-58 da versão estendida (que compreende todas as
áreas). Começaremos na página 53. Nosso tema
é sobre: A Pré-História; Periodização; domínio do fogo e práticas agrícolas.
- Na
página 53, temos indicações de dois vídeos (com link) e um texto para a
resolução da atividade 1. Será necessário ler o texto e assistir os vídeos
(se possível). Também podem consultar as anotações no caderno (já trabalhamos
esse assunto em aulas presenciais, inclusive o modelo de mapa conceitual).
Entretanto, teremos os momentos de plantão para sanar as dúvidas sobre o
assunto.
- Na
página 54, temos a indicação de dois vídeos (com link) e um texto para a
atividade 2, com o tema sobre: A Arqueologia Brasileira; Pré-História
Brasileira e Teorias da ocupação do atual Continente Americano. Assistir
os vídeos ajudará a responder as questões dessa atividade (que estão na
página 54 e 55).
- Nas
páginas 55, 57 e 58, recomendo uma leitura prévia (estudaremos mais
profundamente na próxima semana).
Livro didático
e/ou outra fonte de pesquisa.
O estudante ou a
estudante que tiver acesso ao livro didático da disciplina de História, poderá
usar como fonte de pesquisa. Caso não tenha, buscaremos outras formas de
partilhar os conteúdos para ajudar a responder essas questões.
- O
livro didático que tem validade para o triênio de 2018-2020, chamado
história em debate , foi distribuído pra os estudantes do ano passado, se
for possível ter acesso por meio de algum colega, mas respeitando as orientações
dos cuidados com a saúde, pode ser um instrumento para auxiliar nas
atividades.
- Nesse
livro a leitura do capítulo 1, das páginas 12 até a 31, ajudará a
responder as questões propostas para essa semana. Lembrem-se que nas aulas
presenciais, quando discutimos nosso acordo, também falamos sobre esse
assunto.
Ao usar uma fonte
para pesquisar, lembre-se sempre que é necessário citar essa fonte em suas
atividades. Veja os exemplos no próprio caderno do aluno.
Material
complementar
Textos que
estarão disponíveis no meio digital e/ou outra forma que atenda às necessidades
dos/as estudantes.
Tempo estimado
para realização das atividades
Caros estudantes
e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia
27/04 a 30/04/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de
História, para as primeiras séries do Ensino Médio, durante a semana (2 aulas
de 45min, que corresponde ao total de 1h30min por semana). Essa carga horária é
referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente,
é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos
diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
gostaria que pudesse coloca as postagem deis do inicio para fazermos as atividades não realizadas
ResponderExcluir