Professores: Cláudio Oliveira Fernandes e Márcia
Regina.
E. E. Prof. José Bonifácio Andrada e Silva Jardim
Nome:_____________________________________________Ano:______Turma:
____
No início do ano,
quando nos conhecemos, começamos a trabalhar sobre nosso acordo, debatemos em
sala e com os seus responsáveis e decidimos que nosso grupo social teria
algumas regras, que chamamos de acordo pedagógico. Nessas regras discutimos que
nossas atitudes podem afetar os nossos colegas de forma benéfica ou não. Sei
que ficar em casa é muito difícil, mas vai passar e logo estaremos juntos.
Estou com muita saudade, porém, o que estamos fazendo ao ficar em casa é um ato
que demonstra o nosso respeito e amor aos nossos colegas, amigos e familiares conforme
conversamos na sala antes do início do distanciamento social.
Estou enviando
para essa semana um roteiro de estudos e atividades referentes a semana que vai,
do dia 27/04/2020 à 30/04/2020. No primeiro momento faremos uma revisão de
alguns assuntos que já discutimos em sala de aula nesse primeiro bimestre. Vamos
pensar que esse momento é de solidariedade, compreensão e parceria é muito
importante para que nossa parceria aumente e fique cada vez melhor. Lembrem-se
o que nas aulas presencias discutimos que nas construções sociais é normal que os
pensamentos sejam diferentes, mas a solidariedade, o respeito e a empatia são
pontos importantes para uma sociedade melhor. Por isso, vamos todos formar uma
corrente e ajudar aos nossos colegas nesse momento de dificuldade.
Um abraço e um
beijo a todos. Logo estaremos juntos. Bons estudos. Como sempre estamos “juntos
e misturados” para aprender. Recomendo que façam o acompanhamento das
orientações e a notícias no Blog e no Facebook da escola, pois lá será
informado como será o acompanhamento, horários de aulas, plantão dos
professores para tirar dúvidas e outros assuntos.
PS: Caros (as) pais,
mães e/ou responsáveis, quero agradecer muito a parceria de vocês nesse momento
de dificuldade. Essa parceria, já iniciada presencialmente, será muito
importante para nossas crianças e adolescentes. Acredito que sairemos mais fortes
dessa batalha. Sei que é difícil para todos, portanto, cabe lembrar, estamos
cuidando do nosso melhor tesouro. Buscaremos a melhor forma de enfrentarmos
isso juntos. Obrigado. E vamos permanecer em constante contato.
Atividades propostas
Leitura dos textos
enviados para auxiliar na resolução das atividades, resolução das questões, participação
nas aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da
escola e/ou na forma impressa. Também contará como atividades propostas a
participação na AAP de português.
Objetivos
Tem-se como objetivo
uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de
trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações
da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção
do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Acompanhamento
do professor (Canais para plantão de dúvidas)
O acompanhamento
das atividades está em processo de construção nesse primeiro momento,
entretanto, será usado os canais já disponibilizados pelo Centro de Mídias da
SEE/SP e da própria unidade escolar. Esse acompanhamento será repensado e
semanalmente.
- Todos os registros realizados pelos/as
estudantes, tanto das atividades do aplicativo quanto da organização e
roteiros de estudos neste momento de distanciamento é de fundamental
importância para o acompanhamento do aprendizado, pelo professor;
- Para o/a estudante que tenha acesso
facilitado as tecnologias, registrar algumas atividades por meio da
fotografia (que na disciplina de história é reconhecida como uma forma de
documento).
Material que
será utilizado
Caderno do aluno
compreendendo as páginas 85-89 da versão estendida (que compreende todas as
áreas). Começaremos na página 85. Nosso
tema é sobre o Tempo, a História e o trabalho do Historiador.
- Na página 85, temos figuras e um
texto para a atividade 1, com o título de: A história e o tempo. É
necessário ler o texto e observar as figuras para responder à questão.
- Na página 86, temos um texto para a
atividade 2, com o título: Aniversário. A leitura deste texto ajudará a
responder as três questões dessa atividade.
- Na página 87 e 88, temos um texto e
figuras para atividade 3, com o título: Noções do tempo. A leitura desse
texto e a observação das imagens ajudará a responder as questões que estão
no início da página 89.
Livro didático.
Para auxiliar o
desenvolvimento das atividades do caderno do aluno, usaremos também o livro
didático que vocês receberam na escola. Segue-se as páginas que usaremos para
ajudar a responder essas questões.
- Nessa primeira semana a sugestão de
leitura é do Capítulo 1, com o título principal de: A História, os seres
humanos e o tempo. Esse capítulo está dividido em subtópicos como: O que é
História?; Compreender a História; Os Historiadores; tudo é História; presente,
passado e futuro; comunicação e tecnologia; para medir o tempo; História
das horas; Escritos nas estrelas; tempos para a agricultura; as festas e o
tempo circular; o tempo dos mitos; o tempo Histórico; o tempo
Judaico-Cristão e o jogos e o tempo.
- Todos esses
assuntos já trabalhamos nas aulas presenciais, por isso nessas semanas que
teremos para finalizar o primeiro bimestre usaremos apenas o primeiro
capítulo deste livro, para ajudar nas respostas das questões do caderno do
aluno e outras atividades que serão propostas ao longo dos dias.
Material complementar
Textos que estarão disponíveis no meio digital e/ou
outra forma que atenda às necessidades dos/as estudantes.
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de
estudos e atividades sugerido para a semana do dia 27/04 a 30/04/2020, foi
elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos,
durante a semana (2 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3 horas
semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como
estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante
e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a
adequação necessárias.
Boa tarde, por favor qual seria esse caderno do aluno, pq os que recebi na escola foram 2 volumes 1 e 2 porém eles vão até a página 80
ResponderExcluirOlá Boa noite. Não sei se já te respondi por outro meio de comunicação, mas o caderno está postado aqui no blog. É do primeiro bimestre, o caderno estendido.
ExcluirGente onde se encontra essas páginas? O caderno só vai até página 80
ResponderExcluir