segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATIVIDADE 3ª B e C - PROFª ARIELLA


Professora Dra Ariella
Turma: 3ª B e C
Disciplina: SOCIOLOGIA
Prazo de envio: até dia 13/05/2020
Período de envio: 04/05 à 08/05/2020
Plantão de Dúvidas
3B  segunda-feira das 22h15 às 22h50 e sexta-feira das 21h30 às 22h15 
3C  segunda-feira das 19h45 às 20h30 e quinta-feira das 20h45 às 21h30

           
Material utilizado: Livro didático de Sociologia, Caderno do Aluno e vídeos do Youtube

Tarefa 1
Retomar as atividades do tópico Direitos de Cidadania em seu caderno, com apoio da Apostila São Paulo Faz Escola (Volume 1)

Objetivo
Conhecer o processo histórico de desenvolvimento dos chamados Direitos de Cidadania (Civil, Político e Social) a partir da teoria e T.H. Marshall

Habilidades
Distinguir e reconhecer quais são os direitos e cidadania

Orientações

1)      fazer uma leitura das anotações do caderno e dos textos de apoio aqui publicado

2)      Assistir os seguintes vídeos como suporte histórico ao surgimento dos direitos de Cidadania

Direitos de Cidadania em Marshall: https://www.youtube.com/watch?v=7zrG4VMSDus
Revolução Gloriosa e o Bill of Rights: https://www.youtube.com/watch?v=roGZSpEe91c

3)      Responder as seguintes questões:

a)      Identifique e caracterize os direitos presentes na tipologia proposta por Marshall. Cite exemplos de cada um deles
b)      Descreva os movimentos históricos que foram favoráveis ao surgimento da ideia de direitos de cidadania
c)      Faça uma pesquisa prévia em como os direitos de cidadania se constituíram no Brasil para servir de apoio para a próxima atividade.

Texto de apoio (resumo)

Quem foi Thomas Humphrey Marshall (1893-1981): O sociólogo britânico, estudou em Cambridge, lecionou na London School of Economics (Departamento de Ciências Sociais de 1939 a 1944) e também trabalhou na Unesco (diretor do Departamento de Ciências Sociais de 1956 a 1960). Tornou-se conhecido pelo seu trabalho publicado em 1950 chamado Cidadania, Classe Social e Status
O que diz a Obra:  Marshall observou, a partir a experiência inglesa e de uma série de movimentos sociais (como operário), o surgimento de um conjunto de direitos ao longo da história: os direitos civis (século XVII-XVIII, ligados ao exercício da liberdade individual), os direitos políticos ( século XIX, ligados à possibilidade de participar das decisões políticas) e direitos sociais (século XX, ligados ao provimento de um padrão mínimo de bem-estar material). Sustentou que a cidadania só é plena quando o sujeito é dotada dos três tipos de direito. Um aspecto fundamental do trabalho de Marshall é que ele nos permite compreender as sociedades modernas como formadas a partir de duas dinâmicas conflitantes: de um lado, a economia de mercado tende a produzir crescente desigualdade; de outro, a luta pela cidadania tende a reduzir as desigualdades. É em meio a essa tensão que se desenvolve a política moderna.


TEXTO DE APOIO PARA RESPONDER AS QUESTÕES:

“A construção de um ambiente democrático nas sociedades contemporâneas se refere à existência e à consolidação de diferentes modelos de direitos. Por mais que o conceito de democracia tenha surgido em um contexto histórico e social diferente dos tempos atuais, seu desenvolvimento acompanhou as transformações ocorridas no mundo. Ainda que as diversas perspectivas de análise sobre esse conceito sejam notórias, não devemos nos equivocar condicionando a existência do ideal democráticos apenas ao fato de uma sociedade ter a possibilidade de eleger seus representantes”


Observações

Conteúdos são de retomada de assuntos discutidos em sala de aula. Essa é uma etapa necessária para retomarmos o andamento das aulas e dar seguimento as próximas atividades.

Um comentário:

  1. Email para envio da atividade da profa Ariella: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br

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