Professora Dra Ariella
Turma: 3ª B e C
Disciplina: SOCIOLOGIA
Prazo
de envio: até
dia 13/05/2020
Período de envio: 04/05 à 08/05/2020
Plantão
de Dúvidas
3B segunda-feira das 22h15 às 22h50 e
sexta-feira das 21h30 às 22h15
3C segunda-feira das 19h45 às 20h30 e
quinta-feira das 20h45 às 21h30
Material
utilizado: Livro
didático de Sociologia, Caderno do Aluno e vídeos do Youtube
Tarefa 1
Retomar
as atividades do tópico Direitos de Cidadania em seu caderno, com apoio
da Apostila São Paulo Faz Escola (Volume 1)
Objetivo
Conhecer
o processo histórico de desenvolvimento dos chamados Direitos de Cidadania
(Civil, Político e Social) a partir da teoria e T.H. Marshall
Habilidades
Distinguir
e reconhecer quais são os direitos e cidadania
Orientações
1) fazer
uma leitura das anotações do caderno e dos textos de apoio aqui publicado
2) Assistir
os seguintes vídeos como suporte histórico ao surgimento dos direitos de
Cidadania
3)
Responder as seguintes questões:
a)
Identifique e
caracterize os direitos presentes na tipologia proposta por Marshall. Cite
exemplos de cada um deles
b)
Descreva os
movimentos históricos que foram favoráveis ao surgimento da ideia de direitos
de cidadania
c)
Faça uma
pesquisa prévia em como os direitos de cidadania se constituíram no Brasil para
servir de apoio para a próxima atividade.
Texto de apoio (resumo)
Quem foi Thomas Humphrey Marshall (1893-1981):
O sociólogo britânico, estudou em Cambridge, lecionou na London School of
Economics (Departamento de Ciências Sociais de 1939 a 1944) e também trabalhou
na Unesco (diretor do Departamento de Ciências Sociais de 1956 a 1960).
Tornou-se conhecido pelo seu trabalho publicado em 1950 chamado Cidadania,
Classe Social e Status
O que diz a
Obra: Marshall observou, a partir a experiência
inglesa e de uma série de movimentos sociais (como operário), o surgimento de
um conjunto de direitos ao longo da história: os direitos civis (século
XVII-XVIII, ligados ao exercício da liberdade individual), os direitos
políticos ( século XIX, ligados à possibilidade de participar das decisões
políticas) e direitos sociais (século XX, ligados ao provimento de um padrão
mínimo de bem-estar material). Sustentou que a cidadania só é plena quando o
sujeito é dotada dos três tipos de direito. Um aspecto fundamental do trabalho
de Marshall é que ele nos permite compreender as sociedades modernas como
formadas a partir de duas dinâmicas conflitantes: de um lado, a economia de
mercado tende a produzir crescente desigualdade; de outro, a luta pela
cidadania tende a reduzir as desigualdades. É em meio a essa tensão que se
desenvolve a política moderna.
TEXTO DE APOIO PARA RESPONDER AS
QUESTÕES:
“A construção de um ambiente democrático nas sociedades contemporâneas se
refere à existência e à consolidação de diferentes modelos de direitos. Por
mais que o conceito de democracia tenha surgido em um contexto histórico e
social diferente dos tempos atuais, seu desenvolvimento acompanhou as
transformações ocorridas no mundo. Ainda que as diversas perspectivas de
análise sobre esse conceito sejam notórias, não devemos nos equivocar
condicionando a existência do ideal democráticos apenas ao fato de uma
sociedade ter a possibilidade de eleger seus representantes”
Observações
Conteúdos
são de retomada de assuntos discutidos em sala de aula. Essa é uma etapa
necessária para retomarmos o andamento das aulas e dar seguimento as próximas
atividades.
Email para envio da atividade da profa Ariella: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
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