Professor
(a): Kátia da Silva Pereira
Turma:1°
anos E, F, G do Ensino Médio
Disciplina:
Língua Portuguesa
Canal de
resposta: katiasilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: Até 7 dias após a postagem da
atividade.
Período
de envio: Semana de 04/05 a 08/05/2020
Material
utilizado:
Tendo
em vista que alguns e algumas estudantes não terão acesso ao o PDF do caderno
do aluno postado no Blog da escola e em outras plataformas, usaremos as
questões que possam ser consultadas em outras fontes como: Dicionários, livros
didáticos, anotações do caderno e/ou sites da internet. Caso tenha acesso ao
PBF do caderno do aluno, também poderá ser utilizado. Entendemos que as
atividades disponíveis nos livros atendem aos descritores e habilidades
necessárias para a série e para o bimestre. Nesse sentido, facilitará para
aqueles que não conseguem acesso aos meios eletrônicos e digitais.
Tarefas:
Leitura dos textos enviados para auxiliar na resolução das atividades,
resolução das questões, participação nas aulas e resolução de atividades
on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola
e/ou na forma impressa. Também contará como atividades propostas a participação
na AAP de português. Serão consideradas as atividades propostas nas aulas do
CMSP.
Questões
(resolução)
1-
Leitura e análise de texto (notícia)
2-
Intencionalidade comunicativa
3-
Legenda
4-
Resumo
5-
Informação, exposição de ideias e mídia
impressa e digital
6-
Poema
7-
Construção de textos
Orientações:
Tempo
estimado para realização das atividades
Caros
estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a
semana do dia 04/05 a 08/05, foi elaborado pensando na carga horária da
disciplina de Língua Portuguesa para o 1º ano do ensino médio
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por
compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas,
tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São
Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a
contaminação pelo novo coronavírus.
Roteiro de estudos e
atividades para o Ensino Médio
Professora: Kátia da
Silva Pereira
E. E. Prof. José
Bonifácio Andrada e Silva Jardim
Nome:______________________________________Ano:______Turma:____
Estamos passando por um momento que requer
distanciamento para proteger nossa família e as pessoas que amamos, mas isso
não quer dizer que precisamos distanciar da aprendizagem.
Estou enviando um roteiro de estudos e
atividades referentes a semana que vai, do dia 04/05/2020 à 08/05/2020. No
primeiro momento faremos uma revisão de alguns assuntos que já discutimos em
sala de aula nesse primeiro bimestre, não faça todas as atividades de uma vez,
crie uma rotina e vá intercalando as tarefas de Português, Matemática e etc.
Além disso, estaremos em contato com vocês
por meio de uma plataforma para indicar outras atividades que você deverá fazer
para continuar aprendendo a cada dia.
Logo estaremos juntos. Bons estudos.
Recomendo que façam o acompanhamento das orientações e a notícias no Blog e no
Facebook da escola, pois lá será informado como será o acompanhamento, horários
de aulas, plantão dos professores para tirar dúvidas e outros assuntos.
PS: Caros (as) pais, mães
e/ou responsáveis, é importante que os familiares acompanhem os sites, mídias
sociais e endereços oficiais da Secretaria de Educação do Estado para mais
informações e orientações. Neste momento, temos a oportunidade de fortalecer os
vínculos entre família, estudante e escola e mais do que nunca precisamos
caminhar juntos para auxiliarmos nossos estudantes.
Atividades propostas
Leitura dos textos enviados para auxiliar na resolução
das atividades, resolução das questões, participação nas aulas on-line, tanto
no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola e/ou na forma
impressa. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de
Português.
Objetivos
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro
bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não
contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do
Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de
diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Acompanhamento do professor (Canais para plantão de
dúvidas)
O acompanhamento das atividades está em processo de
construção nesse primeiro momento, entretanto, será usado os canais já
disponibilizados pelo Centro de Mídias da SEE/SP e da própria unidade escolar.
Esse acompanhamento será repensado e semanalmente atualizado.
- Todos os
registros realizados pelos/as estudantes, tanto das atividades do
aplicativo quanto da organização e roteiros de estudos neste momento de
distanciamento é de fundamental importância para o acompanhamento do
aprendizado, pelo professor;
- É muito importante
que você guarde os registros das atividades realizadas neste período e
seja entregue ao professor quando as aulas retornarem.
Seguem abaixo a sugestão de atividades que deverão ser
realizadas:
Material que será utilizado
Caderno do aluno compreendendo as páginas 86 até a 89
Atividade 1: Sequência 1 – Notícia (página 86)
ü Pesquise em 3
materiais diferentes, informações sobre incidente de Brumadinho-MG e preencha o
quadro;
ü Na página 87 registre
após leitura do seu material se há convergência ou divergência entre as
informações pesquisadas e busque mais informações em sites oficiais para
conferir a veracidade dos fatos;
ü Escreva uma síntese
das divergências e convergências identificadas;
ü Após entrar em
contato com as informações o que você escreveria a respeito do que ocorreu na
cidade de Brumadinho-MG.
Atividade 2: (página 88) Pesquise na internet em 3 fontes
diferentes imagens referentes ao incidente em Brumadinho-MG, responda o que
cada imagem retrata e crie uma legenda para cada uma.
ü Escolha uma
fotografia ou imagem que em sua opinião melhor retrate a sua visão sobre o
desastre ambiental, cole e elabora uma legenda para sua imagem.
Produção textual
Produza uma paródia a partir do poema Lira Itabirana de
Carlos Drummond de Andrade com o tema “Fenômenos naturais” como enchentes, deslizamentos
etc. Apresentando a sua visão a respeito desse assunto que ocorre em sua região
e como interfere na vida das pessoas.
Poema
publicado por Carlos Drummond de Andrade no Jornal Cometa Itabirano, em 1984:Lira Itabirana
O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.
Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!
A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.
Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?
Material complementar
Textos que estarão disponíveis no meio digital e/ou outra
forma que atenda às necessidades dos/as estudantes.
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e
atividades sugerido para a semana do dia 04/05 a 08/05, foi elaborado pensando
na carga horária da disciplina de Língua Portuguesa, para os sextos anos,
durante a semana.
Data para entrega
15/05/2020 (sexta-feira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário