Turma: 6º A (Profª Márcia), 6º B, C e D (Profº Claudio)
Disciplina: História
Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Canal de resposta para o
sexto ano A é: marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: Até 15
dias após a postagem da atividade.
Período de envio:04/05 a 08/05/2020.
Material
utilizado:
Tendo em vista que alguns e algumas estudantes não terão acesso ao o
PDF do caderno do aluno postado no Blog da escola e em outras plataformas,
usaremos as questões que possam ser consultadas em outras fontes como:
Dicionários, livros didáticos, anotações do caderno e/ou sites da internet.Conteúdo
aula do dia 04/05/2020 transmitida pelo centro de mídias.
Tarefas:
Durante as aulas presenciais,
trabalhamos em sala de aula os significados dos dias da semana, suas origens e
significados na língua alemã, na língua inglesa e na língua portuguesa. Foi
possível perceber a combinação de culturas diferentes nos nomes da semana.
Usando o livro didático de História, que você recebeu na escola realize a
seguinte atividade. (No capítulo 1 do livro didático de História).
1-
Se
você pertencesse a esses povos e culturas (Hebreus, Roma Antiga, Muçulmanos ou
Espanhóis). Como você escreveria os nomes dos dias da semana?
Hebreus
|
Roma
Antiga
|
Muçulmanos
|
Espanhol (língua)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2-
No Brasil adotamos o calendário Judaico-Cristão,
que conta o tempo cronológico Antes de Cristo (a. C), em ordem decrescente, e
Depois de Cristo (d. C), em ordem crescente. Mas por influência dos Romanos,
usamos os algarismos romanos para falar de século (EX: Século IV a. C). Para
saber de que século estamos falando, usaremos uma fórmula bem prática. Se o ano terminarem 00, utilize o(os) algarismo (s)
iniciais para definir o século (EX: 200 = século I. se o ano não terminar em 00, elimine os dois últimos
algarismos, e some 1 ao(s) número(s) restante(s). (Ex: 301+1= 4).
Resolva.
Ano Cristão
|
Século
|
Ano Cristão
|
Século
|
Ano Cristão
|
Século
|
476
|
|
1054
|
|
1600
|
|
622
|
|
1096
|
|
1640
|
|
313
|
|
1147
|
|
1888
|
|
527
|
|
1189
|
|
1900
|
|
732
|
|
1202
|
|
1999
|
|
1453
|
|
1385
|
|
2000
|
|
1500
|
|
1516
|
|
2019
|
|
Responda as questões abaixo, que
foram elaboradas na aula de História (CMSP), no dia 04/05/2020.
3-
A História precisa do tempo? Justifique.
4-
Quais formas você conhece de medir o tempo?
Exemplifique.
5-
Além do tempo cronológico, que estamos usando
nas perguntas acima: quais as outras formas de tempo?
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades
sugerido para a semana do dia 04/05 a 08/05/2020, foi elaborado pensando na
carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana
(4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3 horas semanais). Essa carga
horária é referente as aulas no modelo presencial.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas. Pode consultar outras fontes além do livro
didático de história e do caderno do aluno.O caderno do aluno está disponível
no blog da escola.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo
do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas
habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre,
como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário