quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO


Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: 1ª A, B e C do Ensino Médio (matutino).
Disciplina: História
Canal de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:  Até 15 dias após a postagem da atividade no blog da escola e/ou outras plataformas.
Período de envio:04/05 a 08/05/2020.

Material utilizado:
O caderno do aluno disponível no Blog da escola e em outras plataformas, e matérias que possam ser consultados em outras fontes como: Dicionários, livros didáticos, anotações do caderno e/ou sites da internet.
Tarefas:
Essa semana teremos como atividade a análise de um recorte textual, que está na página 17 do livro didático PNLD 2018-2020, intitulado de: História em debate. Organizado pela Editora do Brasil, elaborado e escrito por Renato Mocellin e Rosiane de Camargo, 4ª edição de 2016.
Segue-se o texto:
No estudo de alguns períodos ou determinados agrupamentos humanos não é possível para o historiador analisar documentos históricos escritos. Nesses casos, a História se apoia em outra ciência para compreender essas sociedades por meio de pesquisas arqueológicas. A Arqueologia, assim como a História, estuda sistemas socioculturais ao longo do tempo, mas tem como particularidade contar predominantemente com informações provenientes da cultura material produzida pelos seres humanos. Geralmente, os vestígios materiais são encontrados em escavações feitas em sítios arqueológicos; além disso, os pesquisadores utilizam recursos sofisticados de computação para datação e catalogação desses materiais. Por cultura material poderíamos entender aquele segmento do meio físico que é socialmente apropriado pelo homem. Por apropriação social convém pressupor que o homem intervém, modela e dá forma a elementos do meio físico, segundo propósitos e normas culturais. [...] Assim, o conceito pode tanto abranger artefatos, estruturas modificação de paisagens, como coisas animadas (uma sebe, um animal doméstico), e, também, o próprio corpo, na medida em que ele é passível desse tipo de manifestação (deformações, mutilações, sinalações) ou, ainda, os seus arranjos espaciais (um desfile militar, uma cerimônia litúrgica).
Referência (Fonte): MENESES, Ulpiano Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas.InRevista de História. São Paulo, nº 115, p. 112, jul./dez. 1983.
Organizando as ideias.
1-      Quem é o autor do texto e qual o assunto por ele abordado?
2-      Qual a data e local da publicação do texto? Em qual o meio de comunicação foi publicado?
3-      Para o autor, tanto a Arqueologia quanto a História têm uma função importante nas ciências humanas. Qual é essa função?
4-      Segundo o texto qual é o conceito e apropriação social e sua abrangência? 

Orientações:
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia 04/05 a 08/05/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (2 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 1h30min semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.Essa atividade é sequência dos assuntos já trabalhados nas anteriores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário