Professor
(a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: 1ª A, B e C do Ensino Médio (matutino).
Disciplina:
História
Canal de
resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: Até 15 dias após a postagem
da atividade no blog da escola e/ou outras plataformas.
Período
de envio:04/05 a 08/05/2020.
Material
utilizado:
O caderno do aluno disponível no Blog da escola e em outras
plataformas, e matérias que possam ser consultados em outras fontes como:
Dicionários, livros didáticos, anotações do caderno e/ou sites da internet.
Tarefas:
Essa semana teremos
como atividade a análise de um recorte textual, que está na página 17 do livro
didático PNLD 2018-2020, intitulado de: História em debate. Organizado pela
Editora do Brasil, elaborado e escrito por Renato Mocellin e Rosiane de Camargo,
4ª edição de 2016.
Segue-se o
texto:
No estudo de
alguns períodos ou determinados agrupamentos humanos não é possível para o
historiador analisar documentos históricos escritos. Nesses casos, a História
se apoia em outra ciência para compreender essas sociedades por meio de pesquisas
arqueológicas. A Arqueologia, assim como a História, estuda sistemas
socioculturais ao longo do tempo, mas tem como particularidade contar
predominantemente com informações provenientes da cultura material produzida
pelos seres humanos. Geralmente, os vestígios materiais são encontrados em
escavações feitas em sítios arqueológicos; além disso, os pesquisadores
utilizam recursos sofisticados de computação para datação e catalogação desses
materiais. Por cultura material poderíamos entender aquele segmento do meio
físico que é socialmente apropriado pelo homem. Por apropriação social convém pressupor
que o homem intervém, modela e dá forma a elementos do meio físico, segundo
propósitos e normas culturais. [...] Assim, o conceito pode tanto abranger
artefatos, estruturas modificação de paisagens, como coisas animadas (uma sebe,
um animal doméstico), e, também, o próprio corpo, na medida em que ele é
passível desse tipo de manifestação (deformações, mutilações, sinalações) ou,
ainda, os seus arranjos espaciais (um desfile militar, uma cerimônia
litúrgica).
Referência
(Fonte):
MENESES, Ulpiano Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades
antigas.InRevista de História. São Paulo, nº 115, p. 112,
jul./dez. 1983.
Organizando as ideias.
1-
Quem é o autor do texto e qual o assunto por ele
abordado?
2- Qual
a data e local da publicação do texto? Em qual o meio de comunicação foi
publicado?
3- Para
o autor, tanto a Arqueologia quanto a História têm uma função importante nas
ciências humanas. Qual é essa função?
4-
Segundo o texto qual é o conceito e apropriação
social e sua abrangência?
Orientações:
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades
sugerido para a semana do dia 04/05 a 08/05/2020, foi elaborado pensando na
carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana
(2 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 1h30min semanais). Essa carga
horária é referente as aulas no modelo presencial.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a
informação para suas respostas.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo
do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas
habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre,
como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.Essa atividade é
sequência dos assuntos já trabalhados nas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário