Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: Turmas de eletivas do Ensino
Médio (Primeiros A, B, C e D; Segundo A e Terceiro A).
Disciplina: Eletiva “É NÓIS DA PERIFA: VOZES
DA PERIFERIA”.
Canal de resposta: E-MAIL:
claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: Até 15 dias após postagem no
Blog.
Período de envio: Entre o dia 18 e 19/05/2020.
Material
utilizado:
Para essa atividade utilizaremos dicionários, oralidade e os meios
eletrônicos e digitais, para realizar a pesquisa.
Tarefas
(atividades solicitadas):
De acordo com o
dicionário UNESP do português contemporâneo, organizado por Francisco S. Borba,
as palavras linguística e preconceito tem os seguintes significados:
Linguística: Ciência que estuda a natureza da
linguagem humana bem como a estrutura e o funcionamento das línguas naturais.
Preconceito:Sm 1: conceito ou opinião
formados antecipadamente, sem conhecimento dos fatos ou sem exame crítico;
ideia preconcebida. 2: intolerância com relação as raças, credos ou minorias. 3:
julgamento ou opinião formada sem se levar em conta uma possível contestação.
Logo quando
falamos de preconceito linguístico, estamos falando do processo discriminatório
que um indivíduo sofre no meio social, por usar como forma de comunicação, seja
na forma escrita ou falada, palavras que não estão de acordo com a norma culta
presente a língua oficial do seu país, região ou grupo social. A eletiva
intitulada “É NÓIS DA PERIFA: VOZES DA PERIFERIA”, é um espaço para
trabalharmos essa forma de conhecimento, considerado fora da norma culta. Nesse
sentido, a sugestão desta atividade é iniciarmos a elaboração de um dicionário
com palavras usadas no nosso cotidiano.
Para exemplificar,
vou compartilhar algumas palavras extraídas do Dicionário de Matutês, escrito
pelo Professor Doutor Marcos Nunes Costa. São elas
Arretado: Tem dois sentidos: 1. Bom,
excelente. 2. Zangado, irritado (v. enfezado).
Bafafá: discussão, briga com palavras.
Nó nas tripas: prisão de ventre aguda
(verticulite) (v. bucho inchado...).
Para realizar
essa atividade, pesquise 10 palavras e/ou expressões usadas por você e seus
colegas no cotidiano e dê o significado para cada uma delas, conforme o exemplo
acima.
Orientações:
Tempo estimado para realização das atividades:Caros estudantes e
responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia
04/05 a 08/05/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de
História, para os sextos anos, durante a semana (2 aulas com tempo de 45min
cada, ao total de 1h3min. horas semanais). Essa carga horária é referente as
aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante
entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em
sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
Observações:
A eletiva intitulada “É NÓIS DA PERIFA:
VOZES DA PERIFERIA” tem como objetivo central o processo de democratização e a
mediação da aprendizagem por meio da intervenção sociocultural no espaço
escolar e o diálogo com as manifestações culturais (outros saberes) presentes
em outros espaços da comunidade escolar.
Referências usadas para elaborar essa atividade
BORBA, Francisco S. Dicionário
Unesp de português contemporâneo. Francisco S. Borba; colaboradores Beatriz
Nunes de Oliveira Longo, Maria Helena de Moura Nunes, Mariana
BortolottiBazzzoli e Sebastião Expedito Ignácio. Curitiba: Piá, 2011.
COSTA, Marcos Nunes. Dicionário
de matutês. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário