Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 1º,2º e 3º anos do Ensino Médio
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 8 de Outubro 2020
Período de envio: 21 á 25 de Setembro de 2020
Plantão de duvidas: Quinta-feira das 10:00 ás
17:00 (Utlilizar email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, continuamos
firmes e fortes em nossa jornada em busca do conhecimento. Dando prosseguimento
aos estudos sobre violão, iremos desenvolver: A primeira batida (ritmo) no
violão com acordes estudados na vídeo aula do Professor Vinicius, e entender a
importância de alguns fundamentos para conseguirmos alcançar nosso objetivo.
Também abordaremos sobre a importância da percepção musical.
Vamos a atividade 15 !
Observações:
-
Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para
constar como comprovação que assistiu a aula.
- Muito importante não esquecer de colocar o nome
completo e turma a qual pertence.
- Fazer a
leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor
desempenho e organização de sua tarefa.
- Meus
queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
- Caderno
- Caneta
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons
estudos meus
queridos/as.
Eletiva –
Música
Atividade 15: A importância do estudo da
percepção musical
Imagem:
http://blog.fritzdobbert.com.br/tecnicas/percepcao-musical
Iniciando conversa: A importância do estudo da percepção musical
Todos aplaudem e invejam os músicos que
conseguem “tirar de ouvido” qualquer música, acompanhar um cantor sem nem mesmo
ter estudado a partitura ou improvisar de forma interessante dentro de
determinada linguagem musical.O que há em comum nessas atividades? Um ouvido
bem treinado e a correlação entre o conhecimento técnico e o que o músico ouve.
Um músico bem desenvolvido consegue “ouvir” internamente os sons antes
mesmo de executá-los, da mesma forma que um leitor
consegue “ouvir” as palavras que lê, sem que tenha que pronunciá-las. Essa habilidade pode ser
inata – o chamado “ouvido absoluto” – ou adquirida por meio de treinamento, o
que leva ao chamado “ouvido relativo”. Obviamente, a maioria das pessoas é
capaz de ouvir os sons produzidos pelos instrumentos musicais, mas identificar
e registrar seus atributos depende de um conhecimento prévio de certos
elementos teóricos.
Mais uma vez comparando à linguagem falada,
é necessário que a pessoa conheça e entenda os códigos utilizados para a
escrita (as letras e os conjuntos formados por elas, as palavras) para que
possa ouvir algo e escrever o que ouviu. Mas isso não impede que uma pessoa
ouça palavras e as repita, mesmo sem saber como registrá-las (este é o
princípio da fala!).
Imagem: http://blog.fritzdobbert.com.br/tecnicas/percepcao-musical
Do mesmo modo, é possível a um músico
ouvir e reproduzir frases musicais ou notas isoladas, mesmo sem conhecimento
teórico, desde que tenha domínio sobre seu instrumento e consiga identificar
aquilo que ouviu.
Uma
boa definição de percepção musical é “a capacidade de perceber
as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical”. A percepção
musical, portanto, é uma habilidade importantíssima, essencial para o
desenvolvimento do musicista completo pois, como se trata de uma linguagem, é
preciso que ele aprenda a ouvir, reproduzir e escrever música.
23 de maio de 2017 fritzdobbert Técnicas /
blog.fritzdobbert.com.br/tecnicas/percepcao-musical
Assista
a vídeo aula do Professor Vinicius: Como tocar uma batida pop rock no violão do zero? https://www.youtube.com/watch?v=UI3lOaEzu28
Agora que você
leu o texto e assistiu a vídeo-aula do Professor Vinicius,
responda:
1 – Qual a diferença entre ouvido absoluto e ouvido
relativo?Explique.
2 – Porque a percepção musical é uma habilidade importantíssima?
3 – “É possível a um
músico ouvir e reproduzir frases musicais ou notas isoladas, mesmo sem
conhecimento teórico”. O que é preciso para o músico conseguir isso?
4 – Esta conseguindo
estudar com o violão (caso tenha) ?
Acordes
tocados na vídeo aula:
D – Ré
E – Mi
A – Lá
D – Ré
E – Mi
F – Fá
Batida pop Rocky
Acompanhar explicação na vídeo aula do Professor Vinicius: Como tocar uma batida pop rock no violão do zero? https://www.youtube.com/watch?v=UI3lOaEzu28
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir a vídeo aula do Professor Vinicius, se
inscrever no canal e curtir como comprovação de visualização da aula.( Quem
ainda não assistiu)
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga
horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
Observações:
- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.
- Fazer a leitura e assistir com calma o conteúdo.
-Acompanhar as aulas da
disciplina Eletivas pelo Centro de
Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e
avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham
duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade
escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta
importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para
facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e
novidades do aplicativo Centro de Midias
SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do Trabalho
Habilidades:
- Utilizar os elementos e conhecimentos de
leitura à primeira vista, improvisação, transposição e acompanhamento no momento da realização
musical.
- Aplicar, na atuação, as técnicas de
execução e os elementos básicos da postura, leitura e memória.
- Interpretar textos musicais individual e
coletivamente no ato da realização.
- Ler e interpretar os signos gráficos
musicais.
-Utilizar as possibilidades das tecnologias
aplicadas na execução musical.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
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