quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ATIVIDADE 15 - 8º e 9º - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS

 Contéudo Programático


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 8º e 9º anos

Disciplina: Eletiva/Música

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 8 de Outubro 2020

Período de envio: 21 á 25 de Setembro de 2020

Plantão de duvidas: Quinta-feira  das 10:00 ás 17:00 (Utlilizar email do Professor)

       Oláaa meus alunos/as queridos/as, continuamos firmes e fortes em nossa jornada em busca do conhecimento. Dando prosseguimento aos estudos sobre violão, iremos desenvolver: A primeira batida (ritmo) no violão com acordes estudados na vídeo aula do Professor Vinicius, e entender a importância de alguns fundamentos para conseguirmos alcançar nosso objetivo. Também abordaremos sobre a importância da percepção musical.

Vamos a atividade 15 !

Observações:

 - Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para constar como comprovação que assistiu a aula.

- Muito importante não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

Material utilizado:                                                                                                           

- Caderno

- Caneta

-Celular ou notebook(caso tenham)

-Internet

 Bons estudos meus queridos/as.


Eletiva – Música

Atividade 15: A importância do estudo da percepção musical




Imagem: https://apps.apple.com/br/app/percep%C3%A7%C3%A3o-musical-b%C3%A1sica/id872588446

 

Iniciando conversa:       A importância do estudo da percepção musical

   Todos aplaudem e invejam os músicos que conseguem “tirar de ouvido” qualquer música, acompanhar um cantor sem nem mesmo ter estudado a partitura ou improvisar de forma interessante dentro de determinada linguagem musical.O que há em comum nessas atividades? Um ouvido bem treinado e a correlação entre o conhecimento técnico e o que o músico ouve.  Um músico bem desenvolvido consegue “ouvir” internamente os sons antes mesmo de executá-los, da mesma forma que um leitor consegue “ouvir” as palavras que lê, sem que tenha que pronunciá-las. Essa habilidade pode ser inata – o chamado “ouvido absoluto” – ou adquirida por meio de treinamento, o que leva ao chamado “ouvido relativo”. Obviamente, a maioria das pessoas é capaz de ouvir os sons produzidos pelos instrumentos musicais, mas identificar e registrar seus atributos depende de um conhecimento prévio de certos elementos teóricos.

    Mais uma vez comparando à linguagem falada, é necessário que a pessoa conheça e entenda os códigos utilizados para a escrita (as letras e os conjuntos formados por elas, as palavras) para que possa ouvir algo e escrever o que ouviu. Mas isso não impede que uma pessoa ouça palavras e as repita, mesmo sem saber como registrá-las (este é o princípio da fala!).

 


Imagem: http://blog.fritzdobbert.com.br/tecnicas/percepcao-musical

 

     Do mesmo modo, é possível a um músico ouvir e reproduzir frases musicais ou notas isoladas, mesmo sem conhecimento teórico, desde que tenha domínio sobre seu instrumento e consiga identificar aquilo que ouviu.

Uma boa definição de percepção musical é “a capacidade de perceber as ondas sonoras como parte de uma linguagem musical”. A percepção musical, portanto, é uma habilidade importantíssima, essencial para o desenvolvimento do musicista completo pois, como se trata de uma linguagem, é preciso que ele aprenda a ouvir, reproduzir e escrever música.

 23 de maio de 2017  fritzdobbert  Técnicas / blog.fritzdobbert.com.br/tecnicas/percepcao-musical

 

Assista a vídeo aula do Professor Vinicius:

Como tocar uma batida pop rock no violão do zero? https://www.youtube.com/watch?v=UI3lOaEzu28

 

Agora que você leu o texto e assistiu a vídeo-aula do Professor Vinicius, responda:

1 – Qual a diferença entre ouvido absoluto e ouvido relativo?Explique.

2 – Porque a percepção musical é uma habilidade importantíssima?

3 –É possível a um músico ouvir e reproduzir frases musicais ou notas isoladas, mesmo sem conhecimento teórico”. O que é preciso para o músico conseguir isso?

4 – Esta conseguindo estudar com o violão (caso tenha) ?

Acordes tocados na vídeo aula:

D –

E – Mi

A –

 




 

D –

E – Mi

A -

Batida pop Rocky


 

Acompanhar explicação na vídeo aula do Professor Vinicius:

Como tocar uma batida pop rock no violão do zero? https://www.youtube.com/watch?v=UI3lOaEzu28

 

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome completo da escola

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Ler o texto.

- Assistir a vídeo aula do Professor Vinicius, se inscrever no canal e curtir como comprovação de visualização da aula.( Quem ainda não assistiu)

- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

Observações:

- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.

- Fazer a leitura e assistir com calma o conteúdo.

-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do Trabalho

Habilidades:

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

(EF02AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

(EF03AR14) Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

Competências Gerais:

Artes

- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário