Contéudo Programático
Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 6º e 7º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 8 de Outubro de 2020
Período de envio: 21 á 25 de Setembro de 2020 8 de Outubro de 2020
Plantão de duvidas: Quinta-feira das 10:00 ás
17:00 (Utlilizar email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, continuamos
fimes e fortes em nossa jornada em busca do conhecimento. Dando prosseguimento
aos estudos sobre violão, iremos desenvolver os primeiros acordes na vídeo aula
do Professor Vinicius e entender a importância de alguns fundamentos para
conseguirmos alcançar nosso objetivo: Tocar algum instrumento e compreender que
todos podemos aprender tocar algum instrumento.
aos
estudos sobre o violão. Em especial neste episódio daremos destaque para a
leitura, fundamental para refletirmos e prosseguirmos.
Vamos a atividade 15 !
Observações:
-
Muito importante assistir a vídeo aula do Professor Vinicius (até o final) se inscrever no canal e curtir o vídeo para
constar como comprovação que assisitiu a aula.
- Muito importante não esquecer de colocar o nome
completo e turma a qual pertence.
- Fazer a
leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor
desempenho e organização de sua tarefa.
- Meus
queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
- Caderno
- Caneta
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Bons estudos meus queridos/as.
Eletiva –
Música
Atividade 15: Aprender música exige
paciência e persistência, além de curtir a jornada?
Imagem: Aprender música
exige paciência e persistência, além de curtir a jornada. Foto: Takis
Kolokotronis/Freeimages.com / https://vidaria.com.br/2017/02/06/as-licoes-que-aprender-musica-me-dao-para-a-vida/
Iniciando
conversa: As lições que aprender música me dão para
a vida
Eu comecei a
estudar música há quase três anos. Na época, entrar para a aula de flauta foi a
realização de um sonho antigo – eu sempre gostei muito de música e admirava as
pessoas que tocavam algum instrumento musical. Com o passar do tempo, aula após
aula, eu tenho percebido o quanto o aprendizado traz lições simples
para o meu dia a dia – o que não significa que seja fácil de
implantá-las. Não é raro eu estar no meio da aula, o professor falar algo e eu
responder: “é que nem na vida, né, Elias?” E assim resolvi juntar esses
aprendizados em um texto. São as minhas percepções de como aprender música nos
dá lições para viver melhor.
1 – Aproveitar a jornada
Como eu já disse,
faz quase três anos que eu comecei a estudar flauta. E ainda não consigo tocar
um chorinho rápido. Algumas notas agudas saem com muita dificuldade. Sei lá
quanto tempo ainda vai levar para eu conseguir emitir o som que eu gostaria.
Mas até lá, cá estou, diariamente, estudando (quase) todo dia, focando nas
etapas que vão sendo concluídas de cada lição. Se não fossem os pequenos
prazeres por cada nota aprimorada, cada exercício concluído, eu já teria
desistido. Aliás, no começo é chato demais (os sons, quando saem, são
horríveis). Mas eu continuava porque via graça em aprender. Achava cada
conquista valiosa. Esse aprendizado parece até meio óbvio, mas eu já me peguei
em outros aspectos da vida focando apenas no final, ou seja, achando o caminho horrível e estressante, mas imaginando como seria bom no futuro. Bom, quando isso
acontece talvez valha a pena a gente reconsiderar ou o caminho ou como o
enxergamos – precisa ter sentido no agora, e não no futuro, não é
mesmo?
2 – Ter paciência
“Por que você está
tocando tão rápido?” Sei
lá quantas vezes já ouvi essa pergunta do Elias. Eu sou tão ansiosa – e parece
que muitos alunos também – que fico querendo tocar a música rápido sem nem
conseguir fazer direito nota por nota. Aí lá vai ele pedir para eu ir mais
devagar. Repetir o mesmo trecho sei lá quantas vezes. Quando eu consigo tocar
devagar, aí a gente passa para uma velocidade maior, até atingir a rapidez
desejada. Não é fácil e tem horas que cansa demais – a gente quer tocar rápido
logo de cara. Nessas horas eu sempre penso – e até falo pra ele – que sou assim
na vida também. A gente quer que tudo fique do jeito que queremos “pra ontem”.
Não temos paciência para viver com calma todas
as etapas. Eu, pelo menos, muitas vezes sou assim.
3 – Ter persistência
“Eu quero que você
prove que não consegue fazer”. O Elias sempre fala isso… E eu não consigo me recordar uma
vez que no final da aula eu não estava conseguindo executar tal trecho ou, ao
menos, tinha um caminho para treinar em casa e conseguir fazer. Às vezes a
partitura de uma música nova tem uns trechos difíceis de ler, mas que são
executáveis. Só que eu fico desesperada apenas de ver as notas juntas. De
primeira mão elas parecem formar algo incompreensível… Na aula, a gente passa
trecho por trecho. Um tempo depois, lá estou eu compreendendo e fazendo o que
parecia impossível. Na vida é igual. A gente às vezes olha de longe a tarefa e
fala: “é muito difícil fazer isso, não vou conseguir”. E aí nem tenta. Mas se a
gente tentar, começar do começo, aos poucos vemos que dá, sim, para fazer.
Então temos que ter persistência e não desistir.
4 – Compare-se apenas a si mesmo
Tocar flauta para
mim é um “hobby”, então estou longe de almejar ser musicista profissional.
Mesmo assim, é comum eu observar como outras pessoas tocam melhor do que eu, ou
têm mais facilidade para algumas coisas. E do mesmo jeito, pode acontecer de às
vezes eu achar que estou “arrasando” em um trecho e, ao chegar na aula,
perceber o quanto ainda falta aprimorar. Então, o que aprendi é que devo ter
como base onde eu mesmo estava e onde estou agora – sem me comparar com os
outros para mais ou para menos. Buscar evoluir com relação ao meu patamar.
Várias vezes eu me decepciono com meu resultado e já ouvi do professor algo
como: “você lembra como você chegou aqui, ou como evolui nisso?” Na
vida é bem igual. Então esse aprendizado seria algo como: faça o que tem que
ser feito, dê o melhor em relação a você, mas não se compare com os demais. O
que vale é seu avanço sobre o que você era antes.
5 – Bom resultado exige treino
Nas artes em geral,
é comum a gente achar que uma pessoa que toca muito bem, pinta ou dança
maravilhosamente “nasceu para isso, tem o dom”. Quanto mais estudo música, mais
estou convencida de que bom mesmo é aquele que mais estuda, que se
dedica. Poucos têm o dom, mas a maioria toca bem porque se esforça muito. E
mesmo quem tem mais facilidade precisa estudar para desenvolver o tal “dom”. Na
vida é igual. Uma vez ouvi uma frase de alguém que disse ao
Nelson Freire (acho que foi ele): “nossa, como você toca bem,
eu daria minha vida para tocar assim”. E ele teria respondido: “eu dei”.
Talvez esse aprendizado seja uma soma dos outros. A gente tem que ter paciência,
persistência, não olhar muito para o lado e curtir a jornada, que quando vemos
as coisas dão certo.
Bom, escrevi este
texto inspirada nas minhas aulas de flauta. Na minha vida em si, confesso que
patino muito pra seguir essas dicas aí. É um estímulo para mim mesma: se
ao aprender música dá certo, na vida há de dar também, não é mesmo?
https://vidaria.com.br/2017/02/06/as-licoes-que-aprender-musica-me-dao-para-a-vida/ 6 de Fevereiro 2017.
Assistir
vídeo aula do Professor Vinicius: Como tocar os primeiros acordes no violão?
https://www.youtube.com/watch?v=5ug6n1aweaY
Agora que
você leu o texto e assistiu a vídeo aula do Professor Vinicius responda:
1 - Para você qual a importância de estudar um
instrumento músical?
2 - Nas artes em geral, é comum a gente
achar que uma pessoa que toca muito bem, pinta ou
dança maravilhosamente “nasceu para isso, tem o dom”.
Concorda com esta pensamento? Explique.
3 - Tem conseguido praticar no violão os
exercícios da vídeo aula? Explique
4 – Ter paciência, persistência,
Treino(Estudo) e comparar-se com os outros. Qual destas características
discutidas no texto, tem mais relação com você? Explique.
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir a vídeo aula do Professor Vinicius, se
inscrever no canal e curtir como comprovação de visualização da aula.( Quem
ainda não assistiu)
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga
horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
Observações:
- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou em arquivo word.
- Fazer a leitura e assistir com calma o conteúdo.
-Acompanhar as aulas da
disciplina Eletivas pelo Centro de
Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e
avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham
duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade
escolar nos comentarios. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta
importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para
facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e
novidades do aplicativo Centro de Midias
SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do Trabalho
Habilidades:
(EF15AR26) Explorar
diferentes tecnologias e recursos digitais (multimídias, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos
processos de criação artística.
(EF02AR14) Perceber,
explorar e identificar intensidade, altura e duração por meio de jogos,
brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.
(EF03AR14) Perceber,
explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e
apreciação musical.
(EF04AR13) Identificar e
apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de
diferentes países.
(EF04AR15) Explorar e
caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os
elementos constitutivos da música.
Competências Gerais:
Artes
- Mobilizar recursos
tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
- Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional,
material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
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