Conteúdo Programático
Turma: 1ºD
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 5 de outubro
Período de envio: 21 á 25
de setembro
Oláaa meus alunos/as queridos/as!
Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuaremos a nossa jornada em
busca do conhecimento! Daremos início aos estudos sobre o Império Romano desde suas origens, ascensão e queda. Importante
acompanhar as atividades anteriores para uma melhor compreensão. Vamos a atividade 14
Observações :
-
Muito importante desenvolver as atividades anteriores.
- Não se esquecer de colocar o nome completo e
turma a qual pertence.
- Fazer a leitura
das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e
organização
de sua tarefa.
-
Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das
atividades.
- Caso escolha
desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores
diferentes( Não utilizar lápis).
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular
ou notebook(caso tenham).
-Caderno
do aluno, livro didático.
-Internet.
Bons estudos meus queridos/as.
História – 1ºD
Atividade 14 – Roma Antiga
Imagem: https://conhecimentocientifico.r7.com/imperio-romano/
Assistir vídeo:
Civilização romana- Roma antiga parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=JgivUEM8YiI
Iniciando
a conversa: Roma Antiga
Por volta de um 2000 a.C., um dos
povos italiotas, os latinos, chegaram a zona central da penísula itálica e
instalaram-se na região do Lácio, nas proximidades do rio Tibre. Nos séculos
seguintes, fundaram ali várias aldeias, entre elas Roma. Mas seria apenas em torno do século VII a.C.,
quando os etruscos invadiram e conquistaram o Lácio, que Roma se consolidaria
como cidade. Mais tarde, conforme veremos, expandiria seus domínios até
controlar grande parte do mundo antigo.
Periodização histórica
A história política de Roma é dividida, tradicionalmente, nos seguintes
períodos:
Monarquia(753-509
a.C) – Era uma pequena cidade sob influência dos etruscos.
República
(509-27 a.C) – desenvolveu suas instituições sociais e
econômicas e expandiu seu território, tornando-se uma das maiores civilizações
do mundo antigo.
Império
(27 a.C. – 476 d.C.) – desfrutou de estabilidade política e paz
por cerca de dois séculos. A partir de então, os romanos enfrentaram inúmeros
problemas internos e externos. O agravamento desses problemas levou ao declínio
da civilização romana.
A monarquia: Organização política e social de Roma
Sob
o domínio etruscos, iniciou-se em Roma um processo de organização política e
social que resultou no regime monárquico. Na monarquia, Roma era governada por
um rei, pelo senado e Assembléia Curial.
O rei era o chefe militar e religioso, além de juiz. No desempenho da
funções, era fiscalizado pela Assembléia Curial e pelo Senado.
O senado ( do latim senex = Velho, ancião) era um conselho formado pelos
cidadãos mais idosos, responsáveis pela chefia das grandes famílias( génos),
ligadas entre si por laços culturais e de parentescos. Suas principais funções
eram propor novas leis e fiscalizar as ações do rei.
A assembléia curial compunha-se de cidadãos ( Homens em condições de
servir o exército) agrupados em cúrias ( conjunto) de dez clãs) . Tinha como
principais funções eleger altos funcionários e aprovar ou rejeitar leis. Mas a
assembléia reunia-se apenas quando convocada pelo rei, não sendo um espaço de
livre debate.
Principais grupos sociais
A
sociedade romana era constituída básicamente pelos grupos sociais esboçados a
seguir:
Patrícios –
Eram os grandes proprietários de terras,
rebanhos e escravos. Desfrutavam de direitos políticos e podiam
desempenhar altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na
administração pública. Eram os cidadãos romanos;
Clientes - Eram
homens livres que associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços
pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social. Constituiam o ponto
de apoio da dominação política e militar dos patrícios;
Plebeus –
Eram homens e livres que se dedicavam ao comércio, ao artesanato e aos
trabalhos agrícolas. Constituíam a maioria da população romana e, a principio
não tinham direitos de cidadãos, isto é, não podiam exercer cargos públicos nem
participar da assembléia curial;
Escravos
- Eram inicialmente, os devedores
incapazes de pagar suas dívidas. Posteriormente, com a expansão militar, o
grupo passou a incluir prisioneiros de guerra. Realizavam as mais diversas
atividades, como serviços domésticos e trabalhos agrícolas, além de
desempenharem as funções de capatazes, artesãos etc. Eram considerados um bem
material, uma propriedade; assim, o senhor tinha o direito de castiga-los, de
vendê-los ou de alugar seus serviços.
O Fim da monarquia – A monarquia etrusca,
responsável pelas primeiras tranformações da cidade, foi questionada pela
aristocracia romana ( os patrícios), para quem o reinado vitalício não mais
representava seus interesses.
Os patrícios, que dominavam o Senado, queriam mais: desejavam controlar
diretamente o poder em Roma. Rebelaram – se contra o rei, expulsaram – no e
estabeleceram uma nova organização politica: a república. Com ela, os patrícios
montaram uma estrutura social e administrativa com o objetivo de exercer
domínio sobre Roma e melhor desfrutar os privilégios do poder.
COTRIM,Gilberto.
História global vol 1, Editora Saraiva. 1º Edição, São Paulo 2010
Agora que você leu o
texto e assistiu ao vídeo responda:
1 – A História política de Roma é dividida,
tradicionalmente em quais períodos?
2 – Na monarquia Roma era governada por um rei.
Quem o fiscalizava?
3 - A
sociedade romana era constituída básicamente por quais grupos ?
4 – Na Roma antiga explique quem eram os
escravos e plebeus.
5 – Como decorreu o fim da “monarquia” e a
instauração da republica em Roma?
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e
disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa
com calma.
- importante organizar um lugar
tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes(
Não utilizar lápis)
- Fazer a leitura com calma do
conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter
melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no
tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva
com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do
aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas,
mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade
escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é
uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá
novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com
os avisos e novidades do aplicativo Centro
de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo do trabalho:
Habilidades
H1-Interpretar historicamente e/ou
geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2- Analisar a produção da memória pelas
sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais
do presente aos seus processos históricos.
H11 - Identificar registros de práticas de
grupos sociais no tempo e no espaço.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos
sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo
poder.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na
organização das sociedades.
Competências
-
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
-
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas
e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos
sociais.
- Compreender a sociedade e a
natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
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