quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ATIVIDADE 14 - 1ª D - PROFº VINICIUS

 Conteúdo Programático

 


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 1ºD

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 5 de outubro

Período de envio: 21 á 25 de setembro

            

Oláaa meus alunos/as queridos/as! Espero que esteja tudo bem com todos vocês, continuaremos a nossa jornada em busca do conhecimento! Daremos início aos estudos sobre o Império Romano desde suas origens, ascensão e queda. Importante acompanhar as atividades anteriores para uma melhor compreensão. Vamos a atividade 14

Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades anteriores.                        

 - Não se esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas na atividade, para melhor desempenho e organização

de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

- Caso escolha desenvolver a atividade no caderno deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis).

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno, livro didático.

-Internet.

 

Bons estudos meus queridos/as.


História – 1ºD

 

Atividade 14 – Roma Antiga

Imagem: https://conhecimentocientifico.r7.com/imperio-romano/


Assistir vídeo:

Civilização romana- Roma antiga parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=JgivUEM8YiI

 

Iniciando a conversa: Roma Antiga

   Por volta de um  2000 a.C., um dos povos italiotas, os latinos, chegaram a zona central da penísula itálica e instalaram-se na região do Lácio, nas proximidades do rio Tibre. Nos séculos seguintes, fundaram ali várias aldeias, entre elas Roma. Mas seria apenas em torno do século VII a.C., quando os etruscos invadiram e conquistaram o Lácio, que Roma se consolidaria como cidade. Mais tarde, conforme veremos, expandiria seus domínios até controlar grande parte do mundo antigo.


Periodização histórica

     A história política de Roma é dividida, tradicionalmente, nos seguintes períodos:

Monarquia(753-509 a.C) – Era uma pequena cidade sob influência dos etruscos.

República (509-27 a.C) – desenvolveu suas instituições sociais e econômicas e expandiu seu território, tornando-se uma das maiores civilizações do mundo antigo.

Império (27 a.C. – 476 d.C.) – desfrutou de estabilidade política e paz por cerca de dois séculos. A partir de então, os romanos enfrentaram inúmeros problemas internos e externos. O agravamento desses problemas levou ao declínio da civilização romana.


A monarquia: Organização política e social de Roma

    Sob o domínio etruscos, iniciou-se em Roma um processo de organização política e social que resultou no regime monárquico. Na monarquia, Roma era governada por um rei, pelo senado e Assembléia Curial.

    O rei era o chefe militar e religioso, além de juiz. No desempenho da funções, era fiscalizado pela Assembléia Curial e pelo Senado.

    O senado ( do latim senex = Velho, ancião) era um conselho formado pelos cidadãos mais idosos, responsáveis pela chefia das grandes famílias( génos), ligadas entre si por laços culturais e de parentescos. Suas principais funções eram propor novas leis e fiscalizar as ações do rei.

   A assembléia curial compunha-se de cidadãos ( Homens em condições de servir o exército) agrupados em cúrias ( conjunto) de dez clãs) . Tinha como principais funções eleger altos funcionários e aprovar ou rejeitar leis. Mas a assembléia reunia-se apenas quando convocada pelo rei, não sendo um espaço de livre debate.


Principais grupos sociais

   A sociedade romana era constituída básicamente pelos grupos sociais esboçados a seguir:

Patrícios – Eram os grandes proprietários de terras,  rebanhos e escravos. Desfrutavam de direitos políticos e podiam desempenhar altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração pública. Eram os cidadãos romanos;

Clientes - Eram homens livres que associavam aos patrícios, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de auxílio econômico e proteção social. Constituiam o ponto de apoio da dominação política e militar dos patrícios;

Plebeus – Eram homens e livres que se dedicavam ao comércio, ao artesanato e aos trabalhos agrícolas. Constituíam a maioria da população romana e, a principio não tinham direitos de cidadãos, isto é, não podiam exercer cargos públicos nem participar da assembléia curial;

Escravos -  Eram inicialmente, os devedores incapazes de pagar suas dívidas. Posteriormente, com a expansão militar, o grupo passou a incluir prisioneiros de guerra. Realizavam as mais diversas atividades, como serviços domésticos e trabalhos agrícolas, além de desempenharem as funções de capatazes, artesãos etc. Eram considerados um bem material, uma propriedade; assim, o senhor tinha o direito de castiga-los, de vendê-los ou de alugar seus serviços.

O Fim da monarquia – A monarquia etrusca, responsável pelas primeiras tranformações da cidade, foi questionada pela aristocracia romana ( os patrícios), para quem o reinado vitalício não mais representava seus interesses.

   Os patrícios, que dominavam o Senado, queriam mais: desejavam controlar diretamente o poder em Roma. Rebelaram – se contra o rei, expulsaram – no e estabeleceram uma nova organização politica: a república. Com ela, os patrícios montaram uma estrutura social e administrativa com o objetivo de exercer domínio sobre Roma e melhor desfrutar os privilégios do poder.

COTRIM,Gilberto. História global vol 1, Editora Saraiva. 1º Edição, São Paulo 2010

 

Agora que você leu o texto e assistiu ao vídeo responda:

1 – A História política de Roma é dividida, tradicionalmente em quais períodos?

2 – Na monarquia Roma era governada por um rei. Quem o fiscalizava?

3 -   A sociedade romana era constituída básicamente por quais grupos ?

4 – Na Roma antiga explique quem eram os escravos e plebeus.

5 – Como decorreu o fim da “monarquia” e a instauração da republica em Roma?

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Nome do Professor

- Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

 

Observações:

- Caso faça no caderno, deve ser utilizada canetas de cores diferentes( Não utilizar lápis)

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo do trabalho:

Habilidades

H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

H2- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

 

Competências

- Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

- Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

- Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

 

 

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