segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADE 2ª B, C, D, E e F - PROFº VICENTE


Professor (a): Vicente Alves
Turma:2º B, C, D, E e F
Disciplina: Química
Período de envio: até 15/05/2020

Material utilizado:  Texto e questões no google formulários

Tarefas: Leia o texto e responda as questões.

Orientações:  Faça a leitura do texto e responda as questões através do link que está no final da atividade. Após responder as questões envie as respostas.

atividade de química para 2º anos
Prof. Vicente
Concentrações de soluções

DEFINIÇÕES
Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso , líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas como o “níquel” das moedas (25% Ni, 75% Cu). As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente.

Solução
Solvente
Soluto
Exemplo
Sólida
Sólido
Sólido
Líquido
Gasoso
Ouro +Prata
Ouro +Mercúrio
Platina +Hidrogênio
Líquida
Líquido
Sólido
Líquido
Gasoso
Água + Açúcar
Água +Álcool
Água +Ar (dissolvido)
Gasosa
Gasoso
Gasoso
Ar (Nitrogênio+Oxigênio )

Quanto a proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada.

As soluções saturada onde a quantidade de soluto é igual ao coeficiente de solubilidade (quantidade limite de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente),as soluções insaturadas são as que possuem quantidade de soluto menor que o seu coeficiente de solubilidade e as super - saturadas apresentam a quantidade de soluto maior que o seu coeficiente de solubilidade, sendo estas muito instáveis e de difícil preparo.   
Quanto à condutividade elétrica, as soluções podem ser eletrolíticas ou iônicas. As partículas dissolvidas são íons, bons condutores de eletricidade. É o caso das soluções aquosas de ácidos, bases e sais. E não–eletrolíticas ou moleculares onde as partículas dissolvidas são moléculas não conduzindo eletricidade. É o caso da sacarose em água.

CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES
A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.
A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. 
Concentração Comum (C) 
Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.
C=m/V
C = concentração comum (g/L)
m1 = massa do soluto (g)
V = volume da solução (L)

 Assinale a questão certa
1) Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final?
a)      2g/L
b)      4g/L
c)      6 g/L
d)      8 g/L
e)      10 g/L

2)  Fuvest-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na versão “diet” e outra na versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:
Lata de refrigerante comum 331,2g
Lata de refrigerante diet        316,2g

Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente:
a) 0,020
b) 0,050
c) 1,1
d) 20
e) 50

3) Uma das potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte é a produção de sal marinho. O cloreto de sódio é obtido a partir da água do mar nas salinas construídas nas proximidades do litoral. De modo geral, a água do mar percorre diversos tanques de cristalização até uma concentração determinada. Suponha que, numa das etapas do processo, um técnico retirou 3 amostras de 500 mL de um tanque de cristalização, realizou a evaporação com cada amostra e anotou a massa de sal resultante na tabela a seguir:

A concentração média das amostras será de:
a) 48 g/L.
b) 44 g/L.
c) 42 g/L.
d) 40 g/L
e) 55  g/L


4)   Evapora-se totalmente o solvente de 250 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração 8,0 g/L. Quantos gramas de soluto são obtidos?
a)      8,0
b)      6,0
c)      4,0
d)      2,0
e)      1,0


5)       Em um rótulo de leite em pó integral, lê-se:

A porcentagem em massa indica-nos a quantidade de gramas de cada componente em 100 g de leite em pó. Calcule a concentração em massa (em g/L) de proteínas em um copo de 200 mL de leite preparado.
a)      2g
b)      6g
c)      25g
d)     45g
e)      60g
       
6)        A concentração em g/L de uma solução que contém 4,0 g de NaOH dissolvidos em 500 mL de solução.
a) 1g
b)  8g
c) 10g
d) 2,5g
e) 6g

7) Para preparar 300 mL de uma solução dessa base com concentração de 5 g/L será preciso quanto de soluto?
a) 1,5g
b) 5g
c) 2g
d) 4g
e) 10g































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