Professor: Douglas L.
Turma: 3ª série B e C
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 03/06/20 até 05/06/20
Plantão de Dúvidas
3ºB – Quarta-feira das 21h30 às 22h15hs
e Quinta-feira das 19h45 às 20h30hs
3ºC – Quarta-feira das 22h15 às 22h50hs e Quinta-feira das 21h30 às 22h15hs
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do
Aluno
Tarefa 3
Responder às atividades sobre: Eletricidade I – ( conhecer e distinguir
sobre equipamentos elétricos )
Objetivo
Observar e compreender o mundo da
eletricidade, sua história e seu funcionamento.
Habilidades
Identificar a presença da
eletricidade no dia-a-dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras
atividades. Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua
função;
Orientações
1)
Fazer
uma leitura do conteúdo mencionado sobre eletricidade, utilizar também as aulas
do CMSP.
Observações
1ª) Conteúdo deverá ser copiado no
caderno para futuras consultas e aplicações para experimentos;
2ª) Quando enviar o email das
atividades, mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.
* Estrutura do átomo
Nome: ___________________________________________ nº.______data: _______
Profº: Douglas Luiz série:
3º
ATIVIDADE – ELETRICIDADE I
1) Utilizamos vários
componentes elétricos diariamente, e todos eles diferentes uns dos outros. Você
já parou para pensar o que diferencia um aparelho do outro? Na lista abaixo,
apresentamos vários componentes (aparelhos) elétricos:
a)
Qual
destes componentes elétricos você utiliza em sua casa? Classifique-os
b)
Os
componentes classificados, qual ou quais são mais utilizados?
c)
O
que diferencia um componente do outro?
2)
(IFSP 2012) Enquanto fazia
a limpeza em seu local de trabalho, uma faxineira se surpreendeu com o seguinte
fenômeno: depois de limpar um objeto de vidro, esfregando-o vigorosamente com
um pedaço de pano de lã, percebeu que o vidro atraiu para si pequenos pedaços
de papel que estavam espalhados sobre a mesa.
O motivo da surpresa
da faxineira consiste no fato de que:
a)
quando atritou o vidro e a lã, ela retirou prótons do vidro
tornando-o negativamente eletrizado, possibilitando que atraísse os pedaços de
papel.
b)
o atrito entre o vidro e a lã aqueceu o vidro e o calor
produzido foi o responsável pela atração dos pedaços de papel.
c)
ao esfregar a lã no vidro, a faxineira criou um campo
magnético ao redor do vidro semelhante ao existente ao redor de um ímã.
d)
ao esfregar a lã e o vidro, a faxineira tornou-os
eletricamente neutros, impedindo que o vidro repelisse os pedaços de papel.
e)
o atrito entre o vidro e a lã fez um dos dois perder
elétrons e o outro ganhar, eletrizando os dois, o que permitiu que o vidro
atraísse os pedaços de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário