sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 3ª B e C - PROFº DOUGLAS


Professor: Douglas L.
Turma: 3ª série B e C
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 03/06/20 até 05/06/20

Plantão de Dúvidas
3ºB – Quarta-feira das 21h30 às 22h15hs e  Quinta-feira das 19h45 às 20h30hs
3ºC – Quarta-feira  das 22h15 às 22h50hs e  Quinta-feira das 21h30 às 22h15hs
           
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do Aluno

Tarefa 3
Responder às atividades sobre: Eletricidade I – ( conhecer e distinguir sobre equipamentos elétricos )

Objetivo
Observar e compreender o mundo da eletricidade, sua história e seu funcionamento.

Habilidades
Identificar a presença da eletricidade no dia-a-dia, tanto em equipamentos elétricos como em outras atividades. Classificar equipamentos elétricos do cotidiano segundo a sua função;

Orientações

1)    Fazer uma leitura do conteúdo mencionado sobre eletricidade, utilizar também as aulas do CMSP.
2)    Assistir o respectivo vídeo para ajudar na resolução da Atividade.



Observações

1ª) Conteúdo deverá ser copiado no caderno para futuras consultas e aplicações para experimentos;
2ª) Quando enviar o email das atividades, mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.
3ª) Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br


                                    FÍSICA – ELETRICIDADE I







* Estrutura do átomo



Nome: ___________________________________________ nº.______data: _______
Profº: Douglas Luiz                                                               série:                                                        
ATIVIDADE – ELETRICIDADE I

1)   Utilizamos vários componentes elétricos diariamente, e todos eles diferentes uns dos outros. Você já parou para pensar o que diferencia um aparelho do outro? Na lista abaixo, apresentamos vários componentes (aparelhos) elétricos: 

a)    Qual destes componentes elétricos você utiliza em sua casa? Classifique-os
b)    Os componentes classificados, qual ou quais são mais utilizados?
c)    O que diferencia um componente do outro?

2)    (IFSP 2012) Enquanto fazia a limpeza em seu local de trabalho, uma faxineira se surpreendeu com o seguinte fenômeno: depois de limpar um objeto de vidro, esfregando-o vigorosamente com um pedaço de pano de lã, percebeu que o vidro atraiu para si pequenos pedaços de papel que estavam espalhados sobre a mesa.


O motivo da surpresa da faxineira consiste no fato de que:
a) quando atritou o vidro e a lã, ela retirou prótons do vidro tornando-o negativamente eletrizado, possibilitando que atraísse os pedaços de papel.

b) o atrito entre o vidro e a lã aqueceu o vidro e o calor produzido foi o responsável pela atração dos pedaços de papel.

c) ao esfregar a lã no vidro, a faxineira criou um campo magnético ao redor do vidro semelhante ao existente ao redor de um ímã.

d) ao esfregar a lã e o vidro, a faxineira tornou-os eletricamente neutros, impedindo que o vidro repelisse os pedaços de papel.

e) o atrito entre o vidro e a lã fez um dos dois perder elétrons e o outro ganhar, eletrizando os dois, o que permitiu que o vidro atraísse os pedaços de papel.










Nenhum comentário:

Postar um comentário