sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 2ª C, D e E - PROFº DOUGLAS


Professor: Douglas L.
Turma: 2ª séries C, D e E
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 03/06/20 até 05/06/20

Plantão de Dúvidas
2ºC – Quarta-feira das 20h45 às 21h30hs e  Quinta-feira das 19h00 às 19h45hs
2ºD – Quarta-feira  das 19h45 às 20h30hs e  Quinta-feira das 20h45 às 21h30hs
2ºE – Quarta-feira  das 19h00 às 19h45hs e  Quinta-feira das 22h15 às 22h50hs
           
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do Aluno SP faz escola

Tarefa 1
Responder às atividades sobre: Termometria III – ( Dilatações: linear, superficial e volumétrica ).

Objetivo
Compreender e observar as aplicações dos diversos tipos de dilatações em vários materiais (sólido e líquido),  e também as contrações destes mesmos materiais nas mudanças de temperatura. Esses materiais são usados em nosso dia-a-dia e muitos deles com uma freqüência diária.

Habilidades
Relacionar mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações de energia térmica e de temperatura.

Orientações

1)    fazer uma leitura do conteúdo resumido sobre dilatações térmicas e utilizar também as aulas do CMSP.
2)    Assistir o seguinte vídeo para melhorar sobre esse novo conceito: Dilatação térmica.


Observações

1ª) Conteúdo sequencial sobre Termometria II, aplicações de equilibro térmico nas dilatações de matérias e o conceito sobre temperatura ( elevação e diminuição );
2ª) Quando enviar o email das atividades, mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.
3ª) Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br



                              FÍSICA – TERMOMETRIA II

·       Dilatação térmica dos sólidos e líquidos

Em física podemos dizer que dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado sólido, líquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas.
Quanto mais às moléculas de um corpo vibram (agitam), mais espaço elas precisam para vibrar. Dessa forma, o aumento das dimensões do corpo se dá pelo aumento do espaço entre as moléculas que compõem o corpo. Diante disso, se o aumento de temperatura produz expansão térmica do corpo, uma redução de temperatura provocará diminuição de volume, isto é, provocará a contração do corpo.
Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a dilatação volumétrica, que está ligada ao aumento do corpo em três dimensões, ou seja, com o aumento da temperatura o corpo sofre variação no comprimento, na largura e na altura.
Em geral é difícil perceber a olho nu (isto é, sem o uso de instrumentos) a dilatação térmica dos corpos. No nosso cotidiano nos deparamos com diversas situações nas quais é necessário levar em conta a expansão térmica, por exemplo: os trilhos dos trens são colocados de modo que sempre haja um pequeno espaço entre eles, para evitar as deformações (figura acima) quando se aquecem; nas calçadas cimentadas são colocadas juntas de dilatação entre as placas de cimento para evitar deformações pelo aumento de temperatura, etc.
Assim como os sólidos, os líquidos também se dilatam com o aumento da temperatura. Embora os líquidos não tenham forma própria (eles assumem a forma dos recipientes que os contêm), não definimos para eles os coeficientes de dilatação linear e superficial, definimos apenas o coeficiente de dilatação volumétrica.
Assim, para que possamos estudar a dilatação volumétrica dos líquidos, é necessário que eles estejam contidos em um recipiente, que por sinal também se dilatará. Assim, precisamos geralmente levar em consideração duas dilatações, a dilatação do líquido e a dilatação do recipiente.
Na Termometria, a aplicação sobre dilatações é muito importante, pois mostra ao observador as diversas alterações em todos os tipos de materiais. Esse conceito está relacionado diretamente em nosso dia-a-dia, mesmo não sabendo qual tipo de dilatação estou aplicando ou até mesmo observando, agora você terá a oportunidade de observar e aplicar esse conceito a partir de agora. Nos próximos conteúdos, vamos entender cada tipo de dilatação, suas aplicações e conceitos. Até breve.



Nome: ___________________________________________  nº.______ data: _______
Profº: Douglas Luiz                                                               série:                                                        
ATIVIDADE – TERMOMETRIA III


1) Observe as imagens e responda:




a) Qual ação o engenheiro deveria adotar para evitar este acidente?(sua opinião)
b) Você saberia explicar o porquê da facilidade em abrir potes de palmito ou azeitona após jogar água quente sobre eles?



2) Por que, em alguns momentos, móveis de madeira costumam “estalar”?




3) Observe a figura:


Isso ocorre nos fios de alta tensão, nos postes que estão localizados nas calçadas de diversas ruas. Porque, ao montar uma rede elétrica, não podemos esticar os fios de alta tensão?


 4) (Olimpíada Paulista de Física) É muito comum acontecer, quando copos iguais são empilhados colocando-se um dentro do outro, de dois deles ficarem emperrados, tornando-se difícil separá-los. Considerando o efeito da dilatação térmica, pode-se afirmar que é possível retirar um copo de dentro do outro se:


a) os copos emperrados forem mergulhados em água bem quente.
b) no copo interno for despejada água quente, e o copo externo for mergulhado em água bem fria.
c) os copos emperrados forem mergulhados em água bem fria.
d) no copo interno for despejada água fria, e o copo externo for mergulhado em água bem quente.
e) não é possível separar os dois copos emperrados, considerando o efeito da dilatação térmica.



5) (UFMG 2006) João, chefe de uma oficina mecânica, precisa encaixar um eixo de aço em um anel de latão, como mostrado nesta figura:



À temperatura ambiente, o diâmetro do eixo é maior que o do orifício do anel. Sabe-se que o Coeficiente de dilatação térmica do latão é maior que o do aço. Diante disso, são sugeridos a João alguns procedimentos, descritos nas alternativas a seguir, para encaixar o eixo no anel.

Assinale a alternativa que apresenta um procedimento que NÃO permite esse encaixe:


a) resfriar apenas o eixo.
b) aquecer apenas o anel.
c) resfriar o eixo e o anel.
d) aquecer o eixo e o anel.

















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