Professor: Douglas L.
Turma: 2ª séries C, D e E
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 03/06/20 até 05/06/20
Plantão de Dúvidas
2ºC – Quarta-feira das 20h45 às
21h30hs e Quinta-feira das 19h00 às
19h45hs
2ºD – Quarta-feira das 19h45 às 20h30hs e Quinta-feira das 20h45 às 21h30hs
2ºE – Quarta-feira das 19h00 às 19h45hs e Quinta-feira das 22h15 às 22h50hs
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do
Aluno SP faz escola
Tarefa 1
Responder às atividades sobre: Termometria III – ( Dilatações: linear,
superficial e volumétrica ).
Objetivo
Compreender e observar as aplicações
dos diversos tipos de dilatações em vários materiais (sólido e líquido), e também as contrações destes mesmos
materiais nas mudanças de temperatura. Esses materiais são usados em nosso
dia-a-dia e muitos deles com uma freqüência diária.
Habilidades
Relacionar mudanças de estado
da matéria em fenômenos naturais e em processos tecnológicos com as variações
de energia térmica e de temperatura.
Orientações
1)
fazer
uma leitura do conteúdo resumido sobre dilatações térmicas e utilizar também as
aulas do CMSP.
2)
Assistir
o seguinte vídeo para melhorar sobre esse novo conceito: Dilatação térmica.
Observações
1ª) Conteúdo sequencial sobre
Termometria II, aplicações de equilibro térmico nas dilatações de matérias e o
conceito sobre temperatura ( elevação e diminuição );
2ª) Quando enviar o email das
atividades, mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.
FÍSICA – TERMOMETRIA II
·
Dilatação térmica dos
sólidos e líquidos
Em física podemos dizer
que dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir
do aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado
sólido, líquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à
agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto
mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas.
Quanto mais às moléculas
de um corpo vibram (agitam), mais espaço elas precisam para vibrar. Dessa
forma, o aumento das dimensões do corpo se dá pelo aumento do espaço entre as
moléculas que compõem o corpo. Diante disso, se o aumento de temperatura produz
expansão térmica do corpo, uma redução de temperatura provocará diminuição de
volume, isto é, provocará a contração do
corpo.
Nos estudos da termologia,
levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao
aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao
aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas
dimensões; e a dilatação volumétrica, que está ligada ao aumento do corpo em três dimensões, ou seja,
com o aumento da temperatura o corpo sofre variação no comprimento, na largura
e na altura.
Em geral é difícil
perceber a olho nu (isto é, sem o uso de instrumentos) a dilatação térmica dos
corpos. No nosso cotidiano nos deparamos com diversas situações nas quais é
necessário levar em conta a expansão térmica, por exemplo: os trilhos dos trens
são colocados de modo que sempre haja um pequeno espaço entre eles, para evitar
as deformações (figura acima) quando se aquecem; nas calçadas cimentadas são
colocadas juntas de dilatação entre as placas de cimento para evitar
deformações pelo aumento de temperatura, etc.
Assim como os sólidos, os
líquidos também se dilatam com o aumento da temperatura. Embora os líquidos não
tenham forma própria (eles assumem a forma dos recipientes que os contêm), não
definimos para eles os coeficientes de dilatação linear e superficial,
definimos apenas o coeficiente de dilatação volumétrica.
Assim, para que possamos
estudar a dilatação volumétrica dos líquidos, é necessário que eles estejam
contidos em um recipiente, que por sinal também se dilatará. Assim, precisamos
geralmente levar em consideração duas dilatações, a dilatação do líquido e a dilatação do recipiente.
Na Termometria, a
aplicação sobre dilatações é muito importante, pois mostra ao observador as
diversas alterações em todos os tipos de materiais. Esse conceito está
relacionado diretamente em nosso dia-a-dia, mesmo não sabendo qual tipo de
dilatação estou aplicando ou até mesmo observando, agora você terá a oportunidade
de observar e aplicar esse conceito a partir de agora. Nos próximos conteúdos,
vamos entender cada tipo de dilatação, suas aplicações e conceitos. Até breve.
Nome: ___________________________________________ nº.______ data: _______
Profº: Douglas Luiz série:
2º
ATIVIDADE – TERMOMETRIA III
1) Observe
as imagens e responda:
a)
Qual ação o engenheiro deveria adotar para evitar este acidente?(sua opinião)
b)
Você saberia explicar o porquê da facilidade em abrir potes de palmito ou
azeitona após jogar água quente sobre eles?
2) Por
que, em alguns momentos, móveis de madeira costumam “estalar”?
Isso
ocorre nos fios de alta tensão, nos postes que estão localizados nas calçadas
de diversas ruas. Porque, ao montar uma rede elétrica, não podemos esticar os
fios de alta tensão?
4) (Olimpíada Paulista de Física) É
muito comum acontecer, quando copos iguais são empilhados colocando-se um
dentro do outro, de dois deles ficarem emperrados, tornando-se difícil
separá-los. Considerando o efeito da dilatação térmica, pode-se afirmar que é
possível retirar um copo de dentro do outro se:
a) os
copos emperrados forem mergulhados em água bem quente.
b) no
copo interno for despejada água quente, e o copo externo for mergulhado em água
bem fria.
c) os
copos emperrados forem mergulhados em água bem fria.
d) no
copo interno for despejada água fria, e o copo externo for mergulhado em água
bem quente.
e) não é
possível separar os dois copos emperrados, considerando o efeito da dilatação
térmica.
5) (UFMG
2006) João, chefe de uma oficina mecânica, precisa encaixar um
eixo de aço em um anel de latão, como mostrado nesta figura:
À
temperatura ambiente, o diâmetro do eixo é maior que o do orifício do anel.
Sabe-se que o Coeficiente de dilatação térmica do latão é maior que o do aço.
Diante disso, são sugeridos a João alguns procedimentos, descritos nas
alternativas a seguir, para encaixar o eixo no anel.
Assinale
a alternativa que apresenta um procedimento que NÃO permite esse encaixe:
a)
resfriar apenas o eixo.
b)
aquecer apenas o anel.
c)
resfriar o eixo e o anel.
d)
aquecer o eixo e o anel.
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