quinta-feira, 14 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 7ºB - PROFª VANESSA


Professor (a): Vanessa
Turma: 7º ano B
Disciplina: Projeto de Vida
                               vanessafilgueira@professor.educacao.sp.gov.br
 Período de envio:15/04/2020 à 29/05/2020

Material utilizado:Centro de Mídias SP. Blog: Língua Dinâmica.

Tema:CYBERBULLYING


Tarefas e Orientações
1-      Assista no Centro de Mídias SP, a aula que aborda o tema: CYBERBULLYING

2-      Leia a Introdução abaixo do assunto:  CYBERBULLYING
“Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.” (SANTOMAURO, 2010)

3-      Leia a tirinha abaixo que aborda de modo muito claro o Cyberbullying. A partir da tirinha os alunos deverão responder as seguintes questões:



a)       O que as duas garotas fizeram? Você concorda com a atitude delas?
b)      Qual a intenção das garotas ao expor os colegas?
c)       Qual meio de comunicação utilizado para propagar a brincadeira de mau gosto? Na sua opinião por que as garotas escolheram esse meio?
d)      Qual a reação dos garotos no dia seguinte ao chegarem na escola? Como você acha que eles se sentiram?
e)      Qual atitude dos garotos após se depararem com as fotos alteradas deles na escola?
f)       Após revelarem ao diretor quem foram as autoras da brincadeira de mau gosto o que aconteceu com as meninas?
g)      Se fosse você o aluno prejudicado pelas garotas como você se sentiria? O quevocê faria?
h)      Qual a moral dessa tirinha?
i)        A situação apresentada na tirinha denomina-se cyberbullying e é muito comum no dia a dia. Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente. Você conhece casos de cyberbulling? Comente.

1-      PRODUÇÃO TEXTUAL

O tema “sexting”, um tipo de cyberbullying que vem crescendo de forma alarmante entre os jovens nos últimos anos devido a popularização da internet e suas redes sociais. O sexting tem causado consequências muitas vezes irreversíveis na vida de suas vítimas, incluindo até o suicídio em casos mais drásticos. Para tratarmos sobre esse assunto introduziremos uma tirinha que fará com que cada aluno através do seu conhecimento de mundo consiga inferir, ainda que não conheça o termo, do que se trata o assunto:


a)      Após todo conhecimento adquirido até o momento acerca do sexting, observe a tirinha anterior e disserte sobre esse assunto. Para tal, observe todos os perigos e consequências que essa prática aparentemente inofensiva, pode causar na vida das pessoas, tente observar se há um gênero específico (masculino ou feminino) que mais sofra com essa situação, caso acredite que sim, discorra ao longo da sua dissertação, apontando o porquê de você achar isso, caso considere necessário pesquise na internet por meio do celular um pouco mais sobre o conteúdo abordado.
               
Observações:
Ø  Registre essa atividade também no seu Diário de Práticas e Vivências.























Nenhum comentário:

Postar um comentário