Professor (a): Vanessa
Turma: 7º ano B
Disciplina: Projeto de Vida
Canal de resposta:vanessafigueira@prof.educacao.sp.gov.br
Material utilizado:Centro de Mídias SP. Blog: Língua Dinâmica.
Tema:CYBERBULLYING
Tarefas e Orientações
1- Assista no
Centro de Mídias SP, a aula que aborda o tema: CYBERBULLYING
2-
Leia a Introdução abaixo do assunto: CYBERBULLYING
“Todo mundo que
convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e
grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos,
reparam nas mínimas “imperfeições” – e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante
comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais
frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como
pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15
anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e
ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser
traduzida como “intimidar” ou “amedrontar”). Sua principal característica é que
a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias
vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova
cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens
negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos
constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying.
Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência
desse tipo.” (SANTOMAURO, 2010)
3-
Leia a tirinha abaixo que aborda de modo muito claro o
Cyberbullying. A partir da tirinha os alunos deverão responder as seguintes questões:
a)
O que as duas
garotas fizeram? Você concorda com a atitude delas?
b)
Qual a intenção das garotas ao expor os colegas?
c)
Qual meio de comunicação utilizado para propagar a
brincadeira de mau gosto? Na sua opinião por que as garotas escolheram esse
meio?
d)
Qual a reação dos garotos no dia seguinte ao chegarem na
escola? Como você acha que eles se sentiram?
e)
Qual atitude dos garotos após se depararem com as fotos
alteradas deles na escola?
f)
Após revelarem ao diretor quem foram as autoras da
brincadeira de mau gosto o que aconteceu com as meninas?
g)
Se fosse você o aluno prejudicado pelas garotas como você
se sentiria? O quevocê faria?
h)
Qual a moral dessa tirinha?
i)
A situação apresentada na tirinha denomina-se
cyberbullying e é muito comum no dia a dia. Cyberbullying é um tipo de
violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias
relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual
para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo
desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente. Você conhece
casos de cyberbulling? Comente.
1- PRODUÇÃO TEXTUAL
O tema
“sexting”, um tipo de cyberbullying que vem crescendo de forma alarmante entre
os jovens nos últimos anos devido a popularização da internet e suas redes
sociais. O sexting tem causado consequências muitas vezes irreversíveis na vida
de suas vítimas, incluindo até o suicídio em casos mais drásticos. Para
tratarmos sobre esse assunto introduziremos uma tirinha que fará com que cada
aluno através do seu conhecimento de mundo consiga inferir, ainda que não
conheça o termo, do que se trata o assunto:
a) Após todo conhecimento adquirido até o
momento acerca do sexting, observe a tirinha anterior e disserte sobre esse
assunto. Para tal, observe todos os perigos e consequências que essa prática
aparentemente inofensiva, pode causar na vida das pessoas, tente observar se há
um gênero específico (masculino ou feminino) que mais sofra com essa situação,
caso acredite que sim, discorra ao longo da sua dissertação, apontando o porquê
de você achar isso, caso considere necessário pesquise na internet por meio do
celular um pouco mais sobre o conteúdo abordado.
Observações:
Ø
Registre essa atividade também no seu Diário de
Práticas e Vivências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário