quinta-feira, 28 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 8º e 9º - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 8º e 9º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Prazo de envio: 04/06/2020
Período de envio: Até as 14:00 do dia 04/06/2020
Plantão de duvidas: Sexta feira das 14:00 as 17:00 (Utilizar email do Professor)

      Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, parabéns a todos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a possibilidade de estudo. Na aula anterior o tema proposto foi: Propriedades do som. Destaque para uma das questões, no qual vocês deveriam criar um instrumento musical com objetos ao seu redor (Disponíveis na sua casa) e enviar a fotográfia. Grande parte de vocês  cumpriram muito bem a tarefa,Parabéns! Fundamental o cumprimento de todas atividades para o avanço nos estudos. Daremos continuidade ao conteúdo, lembrando que agora iremos para a atividade 3. Encontre as  atividades  no blog do Bonifácio.

Observações :
 - Muito importante não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.
 - Caso faça a atividade no caderno e envie a fotografia, utilizar caneta para melhor visualização do Professor.
 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de sua tarefa.
 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.
 - Em breve nas próximas aulas eu ( Professor Vinicius) disponibilizarei aulas no meu canal do youtube ministradas por mim, para complementar nossos estudos. Fiquem ligados/as, logo mais comunicarei em nossas atividades.
     
Bons estudos meus queridos/as.

Eletiva música

Material utilizado:

- Caderno
- Caneta, lápis e borracha
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Tarefas: 
 - Ler o texto de apoio.
- Assistir o vídeo no youtube: 12 maneiras de tocar bateria sem bateria https://www.youtube.com/watch?v=4QCiU4TQMfM
- Responder as questões encaminhadas pelo Professor.
- Tirar foto e enviar o arquivo para o email do Professor(Caso faça no caderno)
Atividade Texto : A origem da bateria
  A percussão existe desde que o homem pré-histórico desenvolveu habilidade de percurtir os materiais que pudesse encontra pela frente. Ela passou a ser primeiramente usada em rituais mágicos, em atividades lúdicas e chegou a ser utilizada até para meio de comunicação, com o passar do tempo começou a ser usada na música, onde acabou surgindo a percussão erudita.
 E foi nos Estados unidos com a origem do jazz que a percussão passou por uma grande evolução.Foi ai que surgiu um novo instrumento musical, composto por algumas peças de percussão que eram tocadas por uma pessoa usando também os pés. Como o conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra se chamava bateria, aderiram também a esse novo instrumento esse mesmo nome. A bateria inovou o modo de tocar também com o pé, pois instrumentos como o bumbo e o chimbal eram tocados com a mão.
Formato Básico de uma bateria de 8 peças
RevistaBateria/EditMinuano São Paulo

                                         Baqueta com ponta de madeira(Tradicional)
                    Essa baqueta é a mais comum, e usadas pelos músicos.
Percussão: Choque produzido pelo encontro de dois corpos, exemplo: Batida. Os instrumentos de percussão, são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.
Assista ao vídeo: 12 maneiras de tocar bateria sem bateria : https://www.youtube.com/watch?v=4QCiU4TQMfM
Agora que você leu o texto, analisou as imagens e assistiu o vídeo, responda:
1 – Cite 5 instrumentos de percussão.
2 – Cite 5 peças de uma bateria.
3 -  Porque a bateria foi inovadora quando surgiu?
4 -  Nesta questão crie ou improvise uma bateria com os objetos e possibilidades que possui na sua casa (Ótima atividade para realizar na quarentena).
Lembre-se: Todo baterista teve sua primeira bateria criada com os objetos ao seu redor. Enquanto não temos uma vamos nos preparando tecnicamente! Use sua criatividade
 A - Ao utilizar qualquer objeto em casa peça permissão aos seus pais ou responsável.
 B – Pode criar ou improvisar a bateria com objetos que possui na sua casa. Exemplo: Panelas, almofadas, madeiras ou qualquer outra possibilidade.
 C – Tirar a foto da bateria criada por, você e enviar a fotografia ao Professor. Use todos os elementos utilizados e estudado na aula para executar esta tarefa.
Observação: Execute alguma música, ou toque alguma batida com o instrumento ele deve funcionar.

Orientações:
Estrutura do trabalho:
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir os vídeo sugeridos
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
- Não se preocupar em relação a devolutiva das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da própria atividade.
.Observações:
- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou no Word.
- Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário