Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 8º e 9º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Prazo de envio:
04/06/2020
Período de
envio: Até as 14:00 do dia 04/06/2020
Plantão de
duvidas: Sexta feira das 14:00 as 17:00 (Utilizar
email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, parabéns a
todos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no
entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se
comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a
possibilidade de estudo. Na aula anterior o tema proposto foi: Propriedades do som. Destaque para
uma das questões, no qual vocês deveriam criar um instrumento musical com
objetos ao seu redor (Disponíveis na sua casa) e enviar a fotográfia. Grande parte
de vocês cumpriram muito bem a
tarefa,Parabéns! Fundamental o cumprimento de todas atividades para o avanço
nos estudos. Daremos continuidade ao conteúdo, lembrando que agora iremos para a atividade 3. Encontre as atividades
no blog do Bonifácio.
Observações :
- Muito importante não esquecer de colocar o
nome completo e turma a qual pertence.
- Caso faça a atividade no caderno e envie a
fotografia, utilizar caneta para melhor visualização do Professor.
- Fazer a leitura das orientações e
observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de
sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
- Em breve nas próximas aulas eu ( Professor
Vinicius) disponibilizarei aulas no meu canal do youtube ministradas por mim,
para complementar nossos estudos. Fiquem ligados/as, logo mais comunicarei em
nossas atividades.
Bons estudos meus queridos/as.
Eletiva
música
Material utilizado:
- Caderno
- Caneta, lápis e borracha
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Tarefas:
- Ler o texto de apoio.
- Assistir o
vídeo no youtube: 12 maneiras de
tocar bateria sem bateria https://www.youtube.com/watch?v=4QCiU4TQMfM
- Responder as questões encaminhadas pelo
Professor.
- Tirar foto e enviar o arquivo para o email
do Professor(Caso faça no caderno)
Atividade Texto : A origem da bateria
A percussão existe desde que o homem
pré-histórico desenvolveu habilidade de percurtir os materiais que pudesse
encontra pela frente. Ela passou a ser primeiramente usada em rituais mágicos,
em atividades lúdicas e chegou a ser utilizada até para meio de comunicação, com
o passar do tempo começou a ser usada na música, onde acabou surgindo a
percussão erudita.
E foi nos Estados unidos com a origem do jazz
que a percussão passou por uma grande evolução.Foi ai que surgiu um novo
instrumento musical, composto por algumas peças de percussão que eram tocadas
por uma pessoa usando também os pés. Como o conjunto de instrumentos de
percussão de uma orquestra se chamava bateria, aderiram também a esse novo
instrumento esse mesmo nome. A bateria inovou o modo de tocar também com o pé,
pois instrumentos como o bumbo e o chimbal eram tocados com a mão.
Formato Básico de uma bateria de 8
peças
RevistaBateria/EditMinuano
São Paulo
Baqueta com ponta de
madeira(Tradicional)
Essa baqueta é a mais comum,
e usadas pelos músicos.
Percussão: Choque
produzido pelo encontro de dois corpos, exemplo: Batida. Os instrumentos
de percussão, são
aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou
friccionados para que produzam os sons.
Assista ao vídeo: 12 maneiras de tocar bateria sem bateria
: https://www.youtube.com/watch?v=4QCiU4TQMfM
Agora que você leu o
texto, analisou as imagens e assistiu o vídeo, responda:
1
– Cite 5 instrumentos de percussão.
2
– Cite 5 peças de uma bateria.
3
- Porque a bateria foi inovadora quando
surgiu?
4
- Nesta questão crie ou improvise uma
bateria com os objetos e possibilidades que possui na sua casa (Ótima atividade
para realizar na quarentena).
Lembre-se: Todo baterista teve sua primeira bateria criada com os
objetos ao seu redor. Enquanto não temos uma vamos nos preparando tecnicamente!
Use sua criatividade
A -
Ao utilizar qualquer objeto em casa peça permissão aos seus pais ou
responsável.
B –
Pode criar ou improvisar a bateria com objetos que possui na sua casa. Exemplo:
Panelas, almofadas, madeiras ou qualquer outra possibilidade.
C –
Tirar a foto da bateria criada por, você e enviar a fotografia ao Professor.
Use todos os elementos utilizados e estudado na aula para executar esta tarefa.
Observação: Execute alguma música, ou toque
alguma batida com o instrumento ele deve funcionar.
Orientações:
Estrutura do trabalho:
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir os vídeo sugeridos
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo
estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com
calma sua tarefa.
- Não se preocupar em relação a devolutiva
das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da
própria atividade.
.Observações:
- A atividade pode ser feita: No
caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou no Word.
- Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar
as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor
rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas
caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e
blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em
construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente
sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do
Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário