Professor
(a): Edgar da Silva Siqueira
Turma:
9º ano B e C.
Disciplina:
História
Prazo
de envio: 15 dias.
Período
de envio: 18/05/2020 até 29/05/2020
Material utilizado: Recursos Didáticos Livro
História Ano Série, Multimídia, Iconografia de Consulta, Bibliografia de
Consulta, Caderno São Paulo Faz Escola ano/série.
Tarefas:
Atividade I – Tema Ideologias e Pensamentos Ideológicos
do Século XIX, Imperialismo e Neocolonialismo. Debate sobre o processo e
personagens Históricos que fazem parte do desenvolvimento científico ao longo
da História da Humanidade, sendo um total de onze questões de múltipla-escolha
que necessitam de leitura e análise de texto, compreensão e interpretação.
Pesquise sobre os temas Livro Didático 9º ano História, Dicionário com base no
sentido das palavras que irá pesquisar. Utilizar sites de internet referente
aos temas.
Atividade II – Tema: Revolução e Tecnologia as
questões são de múltipla-escolha. Para realizar a atividade será necessário
organizar e realizar um estudo sobre tema com apoio do Livro Didático 9º ano
História, Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar e ou sites
de internet sobre o tema de estudo.
Atividade III – Tema: A Gripe Espanhola do
Século XX – O Covid-19 do século XXI – Para essa atividade é necessário a
leitura e análise de Imagens referentes ao contexto Histórico do Início dos
Séculos XX-XXI, Pesquisar sobre os temas A Gripe Espanhola e o O Covid-19, Além
do apoio as atividades desenvolvidas com o Professor Eduardo da disciplina de
Ciências referente aos temas.
Orientações:
Atividade I – Realizar a atividade com apoio
de um adulto responsável caso necessário, para realizar a atividade será
necessário organizar e realizar uma pesquisa sobre tema, Livro Didático 9º ano
História, Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar, ou em
sites de pesquisa.
Atividade II – Para realizar a atividade será
necessário responder a alternativa escolhida de acordo com a opção escolhida
após os estudos. Observar no final das questões o gabarito para responder.
Atividade III – Para realizar a atividade
será necessário produzir de modo dissertativo (por escrito), após seus estudos
uma análise sobre as semelhanças entre os fatos Históricos.
Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com (quarta-feira.
Das 13:00h até 17:00h).
ATIVIDADE
I
Tema: Ideologias
e Pensamentos Ideológicos do Século XIX.
1- O Socialismo é uma Ideologia que:
a) Foi um conjunto de idéias utilizadas para
questionar o predomino de ideologia liberal e serviu de porta-voz para que a
classe operária contestasse a profunda desigualdade social provocada pelo
capitalismo industrial.
b) Tentava garantir à classe burguesa o pleno
desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
c) O homem só seria livre com a propriedade
privada e também do Estado.
d) Restabeleceu as antigas fronteiras das nações
européias cujos territórios tinham sido anexados pelas guerras
napoleônicas.
2- O liberalismo é uma Ideologia que:
a) Tentava garantir à classe burguesa o pleno
desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
b) O homem só seria livre com o fim da
propriedade privada e também do Estado.
c) Promove justiça social a classe
operária.
d)Tentava garantir à classe trabalhadora o
pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
3- O Anarquismo é uma Ideologia que:
a) Consolidou no Século XIX, pensamento
burguês.
b) Restabeleceu as antigas fronteiras das nações
européias cujos territórios tinham sido anexados pelas guerras
napoleônicas.
c) A sociedade poderia ser regulamentada em um
sistema de autogestão, sem qualquer controle governamental, pois a autoridade
era considerada a origem da infelicidade humana.
d) A
Igreja Católica procurou se posicionar em defesa dos Trabalhadores.
4- O Comunismo é uma Ideologia que:
a) Tentava garantir à classe burguesa e o pleno
desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
b) O homem só seria livre com a permanência
propriedade privada e também do Estado
c) Emancipação do proletariado
por meio da liberação da classe operária.
d)Tentava garantir à classe trabalhadora e o
pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
Tema: O Imperialismo - Neocolonialismo
5- O Imperialismo - Neocolonialismo europeu foi
estabelecido com maior pujança em quais continentes?
a)
América e Ásia
b)
África e Europa
c)
América e Europa
d)
África e Ásia
6- As regras para a colonização “Partilha da
África”, foram afirmadas:
a)
No Tratado de Versalhes
b)
Na Conferência de Berlim
c)
No Tratado de Tordesilhas
d)
No tratado de Nanquim
7- As
justificativas dos europeus para a colonização da África foram?
a) Progresso e o desenvolvimento para as regiões
atrasadas, para beneficio da população local.
b)Aprender com a cultura e religião
Africana.
c) Retornar ao passado, pois o surgimento dos
seres humanos foi na África.
d) Proteger as Florestas e Animais Africanos
devido a importância da sua diversidade.
8- Como obrigação colonial os Europeus, tinham
como dever:
a)
Aprender com o povo africano, e sua
história.
b)
Levar conhecimento e progresso para o bem do
continente africano.
c)
Comprar produtos industrializados da África
para vender na Europa.
d)
Se unir ao povo africano para colonizar a
América.
9- A neocolonização asiática, que resultou na
exploração da Índia e China, no século XIX, foi praticada por qual País, com
poder militar de potência mundial?
a)
Estados Unidos
b)
Portugal
c)
Inglaterra
d)
Espanha
10- O quê foram as Guerras do Ópio e dos Boxers?
a) Contra o comércio do ópio, contra as missões
religiosas estrangeiras na China.
b) Contra o comércio da porcelana, contra a
religião budista na Índia.
c) Contra o comunismo e a favor do capitalismo
na Europa.
d) Contra o comércio da seda chinesa e a favor
do comércio do chá Indiano.
11- As
principais potências européias que concretizaram suas ações neocoloniais foram?
a)
Portugal e França
b)
Espanha e Inglaterra
c)
Portugal e Espanha
d)
Inglaterra e França
GABARITO.
Informar a resposta com base na letra
escolhida para cada e questão.
1-_____ 2-_____ 3-_____ 4-_____ 5-_____ 6-_____ 7-_____ 8-_____ 9-_____
10-_____ 11-_____
Atividade II
Tema: História e Tecnologia – A Revolução Industrial.
Trabalhadoras
no período da Revolução Industrial.
Maquinário de Fábrica na Revolução Industrial.
1- Qual Nação foi pioneira na Revolução
Industrial?
a)
Portugal
b)
França
c)
Inglaterra
d)
Espanha
2- Os maiores investidores de capital
na Revolução Industrial foram?
a)
Burgueses
b)
Monarcas
c)
Plebeus
d)
Trabalhadores
3- A
Revolução Industrial ocorreu nas regiões?
a)
Rurais
b)
Florestais
c)
Urbanas
d)
Desabitadas
4- O
mercado consumidor e fornecedor da Revolução Industrial foram impulsionados por
um tipo de produto e industrialização, quais?
a)
Computadores - Micro-informática
b)
Algodão – Textil
c)
Residências
- Construção Civil
d)
Alimentos
– Supermercados
5- Revolução
Industrial: As profundas transformações nos meios de produção possibilitaram
uma Segunda Revolução Industrial com a invenção:
a)
Computador
b)
Internet
c)
Luz
Elétrica
d)
Carro
6- Na Revolução Industrial a massa
trabalhadora (Operários) era composta por:
a)
Homens
b)
Mulheres
c)
Homens
e Mulheres
d)
Homens,
Mulheres e Crianças
7- Em
qual século iniciou a Revolução Industrial?
a)
Século
XIV
b)
Século
XVII
c)
Século
XVIII
d)
Século
XIX
GABARITO.
Informar a resposta com base na letra
escolhida para cada e questão.
1-_____ 2-_____ 3-_____ 4-_____ 5-_____ 6-_____ 7-_____
É pra copiar?
ResponderExcluirPq eu comecei a copiar misericórdia
As respostas de modo organizado!
ResponderExcluir