quinta-feira, 28 de maio de 2020

ATIVIDADE - 9º A - PROFº KALLI


Professor (a):Marcio Kalikrates
Turma: 9º A
Disciplina: Geografia
Canal de resposta: kalikrates@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 15 dias
Período de envio: de 26 a 29/05/29

Material utilizado:
Livro de pesquisa, canal YOU TUBE – (Link: Influencer de Ensino – Millenium )
Filmes, revistas

Tarefa: 2
Concepção do processo de globalização
O fato gerador é o processo de globalização, que corresponde a uma etapa do processo de implementação de novas tecnologias, as quais acabaram por criar a intercomunicação entre os lugares em tempo simultâneo. Para sua ocorrência, torna-se fundamental a apreensão das técnicas pelo ser humano e a expressão das redes, que não se restringem à comunicação, mas englobam todos os sistemas de conexão entre os lugares. A globalização é basicamente assegurada pela implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas que permitem a circulação de idéias, mensagens, pessoas e mercadorias, num ritmo acelerado, criando a interconexão dos lugares em tempo simultâneo.
 Globalização: Técnicas e Redes  - 
A - REDE:  É toda infra estrutura, permitindo o transporte de matéria, de energia ou informação, que se inscreve sobre um território caracterizado pela topologia dos seus pontos de acesso ou pontos terminais, seus arcos de transmissão, seus nós de bifurcação ou de comunicação. Mas a rede é também social e política, pelas pessoas, mensagens e valores que a frequentam. A organização do espaço geográfico, através das redes, eliminou a necessidade de fixar as atividades políticas, econômicas e até terroristas, em determinados lugares. Isso vale para o grande número de atividades que podem ser executadas a partir de qualquer parte do mundo, bastando que esses locais estejam conectados. O espaço geográfico hoje tende a se tornar um meio técnico – científico - informacional, impregnado pela tríade ciência, técnica e informação, o que resulta em uma nova dinâmica territorial (SANTOS, 1994).
Até há pouco tempo, a superfície do planeta era utilizada de acordo com divisões produzidas pela natureza ou pela história, chamadas de regiões. Essas regiões correspondiam à base da vida econômica, cultural e política. Atualmente, devido ao processo das técnicas e das comunicações, a esse território se sobrepõe um território das redes que, em primeira análise, fornece a impressão de ser uma realidade virtual. Porém, ao contrário do que se possa imaginar, não se trata de um espaço virtual. Para o sociólogo espanhol Manuel Castells (2002, p. 565), “redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura”. Assim, as redes são realidades concretas, formadas por pontos interligados, que tendem se a espalhar por toda a superfície mundial, ainda que com desigual densidade, conforme os continentes e países. Milton Santos (1996, p. 215) afirma que “a existência das redes é inseparável da questão do poder”. Essas redes se constituem na base da modernidade e na condição necessária para a plena realização da economia global. Elas formam o veículo que possibilita o fluxo das informações, que é hoje o mecanismo vital da globalização.
Ruy Moreira (2006) salienta que a organização em rede vai mudando a forma de conteúdo dos espaços, deixando-os simultaneamente mais fluidos, de maneira que as distâncias perdem seu sentido físico diante do novo conteúdo social do espaço. Antes de mais nada, é preciso se estar inserido num lugar, para se estar inserido na geopolítica da rede. Uma vez localizado na rede, pode-se daí puxar a informação, disputar-se primazias e então integrar-se ao jogo do poder.
 B – NATUREZA: - São múltiplos elementos criados por uma dinâmica própria e que interagem entre si (exemplos: rios, oceanos,  florestas, vulcões, montanhas, animais, homens etc.).
 C- SOCIEDADE: - Conjunto de pessoas interagindo entre si, buscando seus meios de sobrevivência e construindo suas culturas.
 D – CULTURA: Conjunto de técnicas, normas, crenças, ideias, formas de organização social, manifestações artísticas, costumes, línguas etc., que surgem e se desenvolvem por intermédio das experiências de grupos humanos em determinado meio ambiente.
E – TRABALHO: Ação desencadeada pelo homem para produzir os seus objetos, construir sua morada, atender às suas mais variadas necessidades.
  
REPRODUÇÃO ESPACIAL E ESTRUTURAS DE RELAÇÃO

Se observarmos uma quadra de futebol de salão, notamos que o arranjo do terreno reproduz as regras desse esporte. Basta aproveitarmos a mesma quadra e nela sobrepormos o arranjo espacial do futebol de salão, do vôlei, do basquete ou do handebol uns sobre os outros, cada qual com “leis” próprias, para notarmos que o arranjo espacial de um diferirá do outro no terreno. Diferirá porque o arranjo espacial ao se confundir com as regras do jogo, segue as regras de cada um dos esportes citados. Se fossem as mesmas as “leis” para todos eles, o arranjo seria um só. Naturalmente que a transposição do exemplo da quadra de esportes para o que ocorre com a formação espacial implica alguns cuidados, como de resto deve acontecer com as analogias.
Não se trata de uma diferença de escalas, apenas, mas de natureza qualitativamente distinta entre a quadra e a formação espacial, embora possamos falar da quadra como de uma formação espacial. Mas as regras do esporte são regras simples e quase mecânicas, com intuitos de repetições de jogadas de reduzidas margens de variações. As leis de uma formação econômico-social são de uma ordem de grande complexidade, porque se referem a movimentos determinados historicamente. Confundindo-se com estruturas complexas enquadradas no tempo histórico, e não no tempo sideral como o da quadra, a formação espacial tem uma estrutura complexa e submetida ao tempo histórico.
Fonte: MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Ed. Contexto, 2007. p. 70.

                                                                       DESAFIO
1. A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
 a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
 c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder.


2.  A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade [...] Aquele nortista. Partido de pena. De longe acena .Adeus meu lugar... a categoria geográfica “lugar” que aparece no fragmento do texto está empregada
 a) com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.
b) erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a uma terra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.
c) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.
d) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela d espaço.
e) com conotação de região natural, pois trata-se do Sertão nordestino de abrangência do clima semi-árido de chuvas escassas e irregulares e da presença da vegetação de caatinga.
3 - (Unics) A que categoria geográfica se refere Milton Santos neste fragmento de texto? “Formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá.”  (SANTOS, M., 2004:63). Assinale a alternativa correta:
a) Paisagem
 b) Espaço geográfico
c) Território
d) Lugar e) Região
 4 - (ESPM) O patrimônio cultural brasileiro é dos mais variados e apresenta íntima relação com o espaço geográfico. Ao lado e abaixo temos dois momentos da arquitetura brasileira que remetem a esta reflexão.
 Sobre isso, podemos afirmar:
 a) A paisagem é um conceito geográfico caracterizado pela combinação do território com a cultura, como comprova a arte gótica exposta nas duas imagens.
 b) A produção do espaço é uma ação exclusivamente antrópica em que o meio físico não apresenta relevância em sua construção.
c) O espaço é uma acumulação desigual de tempos, como pode ser observado nas arquiteturas barroca e moderna, expostas nas imagens.
d) O espaço é estático, a cultura, dinâmica e o papel da geografia é fazer a descrição do momento presente, como ocorrem nas imagens do século XX, expostas acima.
e) A globalização impôs tal padronização cultural aos lugares que extinguiu a preservação da arquitetura histórica, legando ao território, uma convivência exclusiva com a arte contemporânea.

Observações:

Fique atento aos conteúdos, retorne duvidas de aprendizagem, através de relatório de estudo pode colocar fotos e imagens que demonstre seu entendimento, assim como você fazer um vídeo de 8 as 10 minutos contendo conhecimento como tele jornal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário