sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 4 - 1ª A, B e C - PROFº CLAUDIO


Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: 1ª séries A, B e C do Ensino Médio.
Disciplina: História
Canal de resposta: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo para devolutiva:  Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem: Semana de 22/05 a 29/05/2020

Material utilizado:
Para o desenvolvimento desta atividade os/as estudantes poderão usar o celular, computador (para envio das fotos) e a própria paisagem que o rodeia.
Tarefas:
Falaremos do tempo.
Para atividade desta semana buscaremos auxílio em um fragmento de um texto retirado de um site, pois em tempos de distanciamento social as ferramentas digitais e os meios de comunicação via internet destacam-se como uma ferramenta essencial na comunicação à distância.  
Leia o texto:
Os povos antigos dividiram o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, divisões que usamos até hoje. Como a contagem do tempo está relacionada ao movimento de rotação da Terra, os primeiros relógios usavam a sombra de uma haste provocada pelo Sol. Os relógios de Sol foram usados por muitos anos para marcar o tempo. Antes da invenção dos relógios, a medição de intervalos de tempo não era muito precisa. Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro. (Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medidas_de_tempo. Acesso em 25 de maio de 2020).

Realize as seguintes tarefas:
1-      Em tempos de Fake News, podemos considerar a informação acima confiável? Justifique sua resposta.

2-      Partindo da informação contida no texto, faça uma experiência em fotografar o movimento do sol e/ou da lua em diferentes momentos do dia ou noite. Seu ponto de observação para realizar essa experiência será sua residência ou sua rua. A fotografia pode ser do nascer do sol em relação a sua residência, do sol no seu pico mais alto em relação a sua residência e ou ao entardecer. No caso da lua esse percurso se dá do anoitecer para o amanhecer.   Depois envie as três fotos que mais gostou para o professor. O envio das fotos, junto a resposta da questão um, servirá como avaliação da atividade.

PS: Aproveite o momento da atividade e tente perceber aspectos da natureza que nos rodeia, que na correria do cotidiano não paramos para observar. Caso queira compartilhar essa experiência, será muito bom. Porém é optativo o compartilhamento desta experiência.

Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.
● Manter horários fixos;
● Ter ao alcance todos os materiais necessários;
● Separe um tempo para revisões;
● Evitar distrações;
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia 26/05 a 29/05/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (2 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 1h30min semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário