Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes
Turma: 1ª séries A, B e C do
Ensino Médio.
Disciplina: História
Canal
de resposta: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo para devolutiva:
Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem: Semana de 22/05 a 29/05/2020
Material utilizado:
Para o
desenvolvimento desta atividade os/as estudantes poderão usar o celular,
computador (para envio das fotos) e a própria paisagem que o rodeia.
Tarefas:
Falaremos do
tempo.
Para atividade
desta semana buscaremos auxílio em um fragmento de um texto retirado de um site,
pois em tempos de distanciamento social as ferramentas digitais e os meios de
comunicação via internet destacam-se como uma ferramenta essencial na comunicação
à distância.
Leia o texto:
Os povos antigos dividiram o dia
em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, divisões que
usamos até hoje. Como a contagem do tempo está relacionada ao movimento de
rotação da Terra, os primeiros relógios usavam a sombra de uma haste provocada
pelo Sol. Os relógios de Sol foram usados por muitos anos para marcar o tempo. Antes
da invenção dos relógios, a medição de intervalos de tempo não era muito
precisa. Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia
de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água
levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a
ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para
o outro. (Disponível
em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medidas_de_tempo.
Acesso em 25 de maio de 2020).
Realize as
seguintes tarefas:
1- Em tempos de Fake News, podemos
considerar a informação acima confiável? Justifique sua resposta.
2- Partindo da informação contida no
texto, faça uma experiência em fotografar o movimento do sol e/ou da lua em
diferentes momentos do dia ou noite. Seu ponto de observação para realizar essa
experiência será sua residência ou sua rua. A fotografia pode ser do nascer do
sol em relação a sua residência, do sol no seu pico mais alto em relação a sua
residência e ou ao entardecer. No caso da lua esse percurso se dá do anoitecer
para o amanhecer. Depois envie as três fotos que mais gostou
para o professor. O envio das fotos, junto a resposta da questão um, servirá
como avaliação da atividade.
PS: Aproveite o momento da
atividade e tente perceber aspectos da natureza que nos rodeia, que na correria
do cotidiano não paramos para observar. Caso queira compartilhar essa experiência,
será muito bom. Porém é optativo o compartilhamento desta experiência.
Orientações:
Segue-se algumas
sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à
distância.
● Manter horários
fixos;
● Ter ao alcance
todos os materiais necessários;
● Separe um tempo
para revisões;
● Evitar distrações;
Caros estudantes e
responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia 26/05
a 29/05/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de
História, para os sextos anos, durante a semana (2 aulas com tempo de 45min
cada, ao total de 1h30min semanais). Essa carga horária é referente as aulas no
modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante
entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em
sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
PS: Não esqueça de citar a fonte de
onde retirou a informação para suas respostas.
Observações:
Tem-se como
objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a
necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista
as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou
para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo
coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário