sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 4 - 6º A, B e C - PROFº CLAUDIO e PROFª MARCIA REGINA


Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão
Turma: 6º A, B e C do Ensino Fundamental II.
Disciplina: História
Canal de resposta para o 6º Ano A: marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:  Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem: Semana de 26/05 a 29/05/2020
Período de entrega: Poderá ser feita observando os 15 dias.

Material utilizado:
Para realizar a atividade desta semana vamos precisar dos seguintes materiais:
2 garrafas plásticas (pet) – pode ser de refrigerante ou água bem secas (a sugestão é usar uma garrafa de até 600ml, pois garrafas maiores e dificulta a estabilidade da ampulheta depois de finalizada);
Areia fina ou farinha de rosca (nesse caso recomenda-se que peneire os ingredientes, pois quanto mais fino melhor será para passar no espaço, ou seja, no furo entre as garrafas);
Uma fita adesiva, ou cola quente;
Um objeto para realizar o furo na tampa da garrafa (pode ser um prego ou chave de fenda e um martelo;
Caneta (para marcar registrar o tempo na ampulheta) e um celular para fotografar as etapas e enviar a atividade.  

Tarefas:
Observe a figura abaixo e siga os passos para confeccionar seu instrumento de marcação de tempo. Para realização desta atividade fique atento aos seguintes passos:
Higienize as garrafas e deixe secar. É necessário que o interior das garrafas estejam livres de qualquer sujidade ou líquido, ou seja, sem nenhuma umidade;
Depois faça um furo na tampa da garrafa, suficiente para passar a areia ou farinha de rosca de um recipiente para outro (observe que só vamos usar uma das tampas);
Coloque a areia ou a farinha de rosca em uma das garrafas, em seguida coloque a tampa com o furo;
Na penúltima etapa cole as garrafas uma na outra, pelo gargalo, conforme podemos ver na foto;
Por último, quando tudo estiver pronto, use um cronometro (pode ser o do celular), para medir o tempo que a areia ou a farinha de rosca demora para passar de um recipiente (garrafa) para outro. Registre o tempo na própria ampulheta ou em seu caderno;
Use números romanos para registrar o tempo.

Importante: não realizar essa atividade sem a supervisão, ajuda ou acompanhamento de um responsável.
Existem outros modelos de ampulheta confeccionados com garrafas plásticas. Se o estudante ou a estudante preferir elaborar outro modelo, também será aceito.

Avaliação
Ao realizar a atividade, fotografe as etapas da confecção da ampulheta;
Depois envie para o professor ou professora, no mesmo e-mail que utiliza para envio das demais atividades.


Fonte: Caderno do professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; História; 6º ano do Ensino fundamental II; volume 1; ano letivo de 2014.  


Orientações:
Segue-se algumas sugestões, se for possível, para ajudar na realização das atividades à distância.
● Manter horários fixos.
● Ter ao alcance todos os materiais necessários.
● Separe um tempo para revisões.
● Evitar distrações.
Caros estudantes e responsáveis, a atividade sugerida para a semana do dia 26/05 a 29/05/2020, foi elaborada pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3h semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial. Como estamos em um momento diferente, é importante entendermos a organização do estudante e da estudante nos estudos diários em sua residência e assim juntos fazermos a adequação necessárias.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus. Essa atividade, já estava prevista para ser realizada como atividade final do bimestre, ainda na forma de aulas presenciais.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário