Professor (a): Edgar da Silva Siqueira
Turma: 7º ano A, B, C, D
Disciplina: História
Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com / edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: até 15 dias conforme data de envio.
Período de envio: 04/05/2020 á 19/05/2020.
Material utilizado: Recursos Didáticos Livro História Ano
Série, Multimídia, Iconografia de Consulta, Bibliografia de Consulta, Caderno
São Paulo Faz Escola ano/série.
Tarefas:
Atividade I – Tema: Idade Média e Renascimento, o debate
sobre o processo e personagens Históricos que fazem parte do desenvolvimento
científico ao longo da História da Humanidade, sendo vinte e uma questões que
necessitam de leitura e análise de texto, compreensão e interpretação, para a
realização da atividade é necessário utilizar uma das quatro operações
matemáticas para chegar ao resultado esperado para cada questão.
Atividade II – Tema: As Grandes Navegações – O Novo
Mundo, Questões de múltipla-escolha, para realizar a atividade será necessário
realizar uma pesquisa sobre o Descobrimento da América ou pode utilizar algumas
perguntas da atividade I
Atividade III – Tema: Peste Bubônica, A Peste Negra –
Para essa atividade é necessário a leitura e análise de texto e Imagens referentes
ao contexto Histórico da Idade Média e Renascimento, Pesquisar sobre o tema
Peste Bubônica, Além do apoio as atividades desenvolvidas com o Professor
Eduardo da disciplina de Ciências referente á epidemia de Peste Bubônica e a
pandemia de Covid-19.
Orientações:
Atividade I – Realizar a atividade com apoio de um adulto
responsável caso necessário, apoio das quatro operações matemáticas, leitura e
análise de texto. Utilizar folha de caderno, lápis e borracha para realizar a
atividade.
Atividade II – Para realizar a atividade será necessário
responder a alternativa escolhida de acordo com a opção escolhida após os
estudos. Observar no final das questões o gabarito para responder.
Atividade III – Para realizar a atividade será necessário
produzir de modo dissertativo (por escrito), após seus estudos uma análise
sobre as semelhanças entre os fatos Históricos.
Dúvidas
e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com / edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br (segundas e Terças, 13:00h até 17:00h).
Leia,
Interprete, Calcule e Responda:
I - Tema: Idade
Média e Renascimento.
1 – No período de transição entre os valores (pensamento
e modo de vida) medievais e renascentistas, o pintor Giotto di Bondone (1267-1337),
se destacou na pintura e arquitetura Italiana, sendo considerado o precursor da
pintura renascentista. Quantos anos viveu o pintor Giotto?
5 - O artista renascentista Rafael Sanzio (1483-1520),
mestre em pintura e arquitetura destacou-se pela perfeição de suas obras entre
elas a Escola de Atenas de 1509 á 1511. Em 2019 completa-se quantos anos de
conclusão da obras de arte que valoriza o conhecimento da antiguidade clássica
grega?
7 – O navegador genovês Cristovão Colombo, chega a um
território desconhecido em 1492. Este território foi posteriormente chamado de
América. Em 2019 completa-se quantos anos da chegada de Cristovão Colombo ao
Novo Mundo?
8 – O Tratado de Tordesilhas 1494 foi assinado pelos reis
de Portugal e Espanha, para garantir e definir suas posses territoriais na
América. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico?
11 – Empolgados com o sucesso de Vasco da Gama o governo
português enviou uma nova expedição em busca de novas rotas comerciais. O
navegador Pedro Álvares Cabral comandante da expedição chega ao litoral do
atual estado da Bahia, no Brasil, em 22 de abril de 1500. Em 2019 completa-se
quantos anos este fato histórico?
15 – Giordano Bruno é considerado por muitos um mártir do
pensamento científico no Renascimento. Nasceu em 1548 e foi condenado em 1592
pelo tribunal da Inquisição, sendo levado à morte na fogueira e executado em
1600. Quantos anos viveu Giordano Bruno?
II - Tema: As
Grandes Navegações
1 1. Expansionismo
Marítimo: Os Reinos Ibéricos deram início ás navegações pelo desconhecido
Oceano Atlântico. Quais foram os países que iniciaram as Grandes Navegações?
a a)
Inglaterra
e Portugal
b b)
Espanha
e França
c c)
Portugal
e Espanha
d d)
França
e Inglaterra
2 2. Os
Navegadores Ibéricos que encontram e conquistaram o Novo Mundo, batizaram o
território de:
a a)
África
b b)
América
c c)
Ásia
d d)
Oceania
3 3. As
Grandes Navegações foram marcantes para transformação nas relações sociais,
econômicas e culturais. Esta transição e chamada de:
a)
Idade
Medieval para Moderna
b)
Idade
Antiga para Medieval
c)
Idade
Moderna e Contemporânea
d)
Idade
Contemporânea e Antiga
4 4. Os
acontecimentos das Grandes Navegações possibilitaram o crescimento da economia mercantilista
que impulsionou o capitalismo e o surgimento de uma nova classe econômica.
Qual?
a a)
Proletariado
b b)
Franciscanos
c c)
Monarquia
d d)
Burguesia
5 5. As
Grandes Navegações aconteceram entre os Séculos:
a a)
XV
e XVI
b b)
X
e XI
c c)
XIX
e XX
d d)
XX e XXI
6 6. Encontro
dos Dois Mundos: Um dos objetivos dos colonizadores era ampliar o domínio da fé
cristã no novo mundo, catequizando os indígenas. Assim enviaram religiosos para
a concretização da fé, que eram:
a a)
Evangélicos
- Protestantes
b b)
Muçulmanos
– Xiitas
c c)
Judeus
d d)
Companhia
de Jesus – Jesuítas
7 7. No
ano de 1494, foi assinado um tratado entre as nações que realizaram as Grandes
Navegações para o expansionismo marítimo na América. Qual foi esse Tratado?
a a )
Tratado
de Versalles
b b)
Tratado
de Tordesilhas
c c)
Tratado
de Independência
d d)
Tratado
de Paz
Gabarito:
Informar
a resposta com base na letra escolhida para cada e questão.
Questão Dissertativa.
III- Tema: Idade Média - A
Peste Bubônica. –
Observar as ATIVIDADES
de CIÊNCIAS com Professor Eduardo
para responder:
A Peste Bubônica – Peste
Negra
Em meados do século XIV, a Europa foi
atingida por uma epidemia de peste bubônica. Conhecida como Peste Negra, essa
doença espalhou-se da Ásia Central até o Ocidente por meio dos navios
comerciais. Transmitida pelas pulgas dos ratos, a doença se alastrou
rapidamente, por causa da superpopulação e da falta e a falta de higiene nas
cidades. A quantidade de mortos era tanta que em algumas cidades os corpos eram
removidos em carroças e sepultados em valas comuns.
Essa situação foi agravada por uma
série de conflitos envolvendo a França e a Inglaterra, que ficaram conhecidos
como Guerra dos Cem Anos. Esses conflitos causaram grande destruição dos campos
cultiváveis, levando populações inteiras à fome, além de contribuir para a
disseminação da peste nas aldeias. No auge da epidemia, em aproximadamente seis
anos, a peste dizimou cerca de um quarto de toda a população européia. (IN:
Didático 7º ano Vontade de Saber – História, pag. 71, 3º edição, SP - 2015).
Conforme a leitura e análise de texto e
imagens, responda de modo dissertativo.
1- Em quais aspectos a Peste Bubônica se assemelha a pandemia do
COVID-19?
Nenhum comentário:
Postar um comentário