terça-feira, 5 de maio de 2020

ATIVIDADE 7º A, B, C, D - PROFº EDGAR


Professor (a): Edgar da Silva Siqueira                    
Turma: 7º ano A, B, C, D           
Disciplina: História     
Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com /                                                                                                           edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br 
Prazo de envio: até 15 dias conforme data de envio.
Período de envio: 04/05/2020 á 19/05/2020.                       

Material utilizado: Recursos Didáticos Livro História Ano Série, Multimídia, Iconografia de Consulta, Bibliografia de Consulta, Caderno São Paulo Faz Escola ano/série.         

Tarefas:
Atividade I – Tema: Idade Média e Renascimento, o debate sobre o processo e personagens Históricos que fazem parte do desenvolvimento científico ao longo da História da Humanidade, sendo vinte e uma questões que necessitam de leitura e análise de texto, compreensão e interpretação, para a realização da atividade é necessário utilizar uma das quatro operações matemáticas para chegar ao resultado esperado para cada questão.
Atividade II – Tema: As Grandes Navegações – O Novo Mundo, Questões de múltipla-escolha, para realizar a atividade será necessário realizar uma pesquisa sobre o Descobrimento da América ou pode utilizar algumas perguntas da atividade I
Atividade III – Tema: Peste Bubônica, A Peste Negra – Para essa atividade é necessário a leitura e análise de texto e Imagens referentes ao contexto Histórico da Idade Média e Renascimento, Pesquisar sobre o tema Peste Bubônica, Além do apoio as atividades desenvolvidas com o Professor Eduardo da disciplina de Ciências referente á epidemia de Peste Bubônica e a pandemia de Covid-19.

Orientações:
Atividade I – Realizar a atividade com apoio de um adulto responsável caso necessário, apoio das quatro operações matemáticas, leitura e análise de texto. Utilizar folha de caderno, lápis e borracha para realizar a atividade.
Atividade II – Para realizar a atividade será necessário responder a alternativa escolhida de acordo com a opção escolhida após os estudos. Observar no final das questões o gabarito para responder.
Atividade III – Para realizar a atividade será necessário produzir de modo dissertativo (por escrito), após seus estudos uma análise sobre as semelhanças entre os fatos Históricos.

Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com / edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br   (segundas e Terças, 13:00h até 17:00h).
Leia, Interprete, Calcule e Responda:
I - Tema: Idade Média e Renascimento.
1 – No período de transição entre os valores (pensamento e modo de vida) medievais e renascentistas, o pintor Giotto di Bondone (1267-1337), se destacou na pintura e arquitetura Italiana, sendo considerado o precursor da pintura renascentista. Quantos anos viveu o pintor Giotto?


 2 – No período renascentista conhecido como Trecento, além de Giotto, Francesco Petrarca (1303-1374), destacou-se na poesia é considerado o inventor do soneto (tipo de poema composto de 14 versos). Quantos anos viveu o poeta Petrarca?


 3 – No século XV, muitos artistas conquistaram notoriedade, entre eles está o escultor Donatello Di Niccoló di Betto Bardi (1386-1466), que utilizava diversas técnicas para a produção de suas esculturas. Quantos anos viveu o escultor renascentista Donatello?       


 4 – Na chamada Idade de Ouro do Renascimento o artista Leonardo di Ser Piero da Vinci (1452-1549), produziu obras que causam diversas reações devido aos tipos de conhecimento e habilidades propostos. Entre elas a obra enigmática (Monalisa) de 1503. Em 2019 completa-se quantos anos da obra de arte Monalisa de Leonardo da Vinci?


5 - O artista renascentista Rafael Sanzio (1483-1520), mestre em pintura e arquitetura destacou-se pela perfeição de suas obras entre elas a Escola de Atenas de 1509 á 1511. Em 2019 completa-se quantos anos de conclusão da obras de arte que valoriza o conhecimento da antiguidade clássica grega?


 6 – No período renascentista conhecido como Cinquecento, o artista Michelangelo di Lodivico Buonarroti (1475-1564), destacou-se com grandes obras religiosas entre elas o teto da Capela Sistina de 1508 á 1512 no Vaticano. Em 2019 completa-se quantos anos de conclusão da obra de Michelangelo na Capela Sistina?


7 – O navegador genovês Cristovão Colombo, chega a um território desconhecido em 1492. Este território foi posteriormente chamado de América. Em 2019 completa-se quantos anos da chegada de Cristovão Colombo ao Novo Mundo?
8 – O Tratado de Tordesilhas 1494 foi assinado pelos reis de Portugal e Espanha, para garantir e definir suas posses territoriais na América. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico?


 9 – No ano de 1493 a Bula Inter Coetera, foi estabelecida pelo Papa Alexandre VI, para delimitar as possessões Portuguesas e Espanholas antes do Tratado de Tordesilhas. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico?


 10 – Em 1498, o navegador português Vasco da Gama, abordo de sua caravela chega à cidade de Calicute, na Índia. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico?



11 – Empolgados com o sucesso de Vasco da Gama o governo português enviou uma nova expedição em busca de novas rotas comerciais. O navegador Pedro Álvares Cabral comandante da expedição chega ao litoral do atual estado da Bahia, no Brasil, em 22 de abril de 1500. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico?


 12 – Nicolau Copérnico (1473-1543) criou a teoria “O sol é o centro do Universo”, o Heliocentrismo, além do invento científico para observação dos astros. Quantos anos viveu Copérnico o inventor da Luneta?    


 13 – Em 1610, o renascentista Galileu Galilei aperfeiçoa uma luneta e a utiliza para observações dos astros. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico?


 14 – Galileu Galilei (1564-1642) estudou e aprimorou a invenção da luneta para a observação e orientação dos astros no espaço. Quantos anos viveu o cientista Galileu Galilei?


15 – Giordano Bruno é considerado por muitos um mártir do pensamento científico no Renascimento. Nasceu em 1548 e foi condenado em 1592 pelo tribunal da Inquisição, sendo levado à morte na fogueira e executado em 1600. Quantos anos viveu Giordano Bruno?


 16 - Martinho Lutero (1483-1546) iniciou em 1517 um movimento religioso conhecido como Reforma Protestante, em protesto contra a presença de um vendedor de indulgências (perdão pelos pecados cometidos), na cidade Alemã de Wittenberg. Em 2019 completa-se quantos do fato histórico que marca o início da Reforma Protestante?


 17 – Martinho Lutero (1483-1546) líder a Reforma Protestante viveu quantos anos?


 18 – O Concílio de Trento: Foram duas reuniões da Igreja Católica Apostólica Romana, ocorridas entre 1545 e 1563, para combater o movimento da Reforma Protestante. Quantos anos após a primeira reunião ocorreu o segundo Concílio?


 19 – Em 1545, no primeiro Concílio de Trento, líderes Católicos instituem o “Index”, lista de livros proibidos pela Igreja. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico? 


 20 – Em 1540, o religioso espanhol Inácio de Loyola, fundou a Companhia de Jesus (Jesuítas) para reformar e renovar a Fé Católica no período das Reformas Religiosas. Em 2019 completa-se quantos anos este fato histórico? 


 21 – João Calvino (1509-1564) foi seguidor das ideias de Martinho Lutero e fundou a Doutrina Calvinista (se caracteriza pela crença na predestinação). Quantos anos viveu João Calvino?

 Questões de múltipla-escolha – Pesquisar sobre o tema para responder:
II - Tema: As Grandes Navegações
1    1. Expansionismo Marítimo: Os Reinos Ibéricos deram início ás navegações pelo desconhecido Oceano Atlântico. Quais foram os países que iniciaram as Grandes Navegações?

a           a)    Inglaterra e Portugal     
b           b)    Espanha e França          
c           c)    Portugal e Espanha       
d          d)    França e Inglaterra    

2     2. Os Navegadores Ibéricos que encontram e conquistaram o Novo Mundo, batizaram o território de:

a           a)    África
b           b)    América
c           c)    Ásia
d           d)    Oceania     

3     3. As Grandes Navegações foram marcantes para transformação nas relações sociais, econômicas e culturais. Esta transição e chamada de:

a)    Idade Medieval para Moderna              
b)    Idade Antiga para Medieval                  
c)    Idade Moderna e Contemporânea      
d)    Idade Contemporânea e Antiga           

4      4. Os acontecimentos das Grandes Navegações possibilitaram o crescimento da economia mercantilista que impulsionou o capitalismo e o surgimento de uma nova classe econômica. Qual?

a           a)    Proletariado                    
b           b)    Franciscanos                   
c           c)    Monarquia                      
d           d)    Burguesia                        

5       5. As Grandes Navegações aconteceram entre os Séculos:

a            a)    XV e XVI              
b            b)    X e XI                   
c            c)    XIX e XX              
d            d)     XX e XXI             

6        6. Encontro dos Dois Mundos: Um dos objetivos dos colonizadores era ampliar o domínio da fé cristã no novo mundo, catequizando os indígenas. Assim enviaram religiosos para a concretização da fé, que eram:


a            a)    Evangélicos - Protestantes            
b            b)    Muçulmanos – Xiitas                      
c            c)    Judeus                                               
d            d)    Companhia de Jesus – Jesuítas     

7         7. No ano de 1494, foi assinado um tratado entre as nações que realizaram as Grandes Navegações para o expansionismo marítimo na América. Qual foi esse Tratado?

a           a )    Tratado de Versalles                 
b           b)    Tratado de Tordesilhas            
c           c)    Tratado de Independência      
d          d)    Tratado de Paz   

Gabarito:
Informar a resposta com base na letra escolhida para cada e questão.



Questão Dissertativa.


III- Tema: Idade Média - A Peste Bubônica. – 
Observar as ATIVIDADES de CIÊNCIAS com Professor Eduardo para responder:

A Peste Bubônica – Peste Negra

Em meados do século XIV, a Europa foi atingida por uma epidemia de peste bubônica. Conhecida como Peste Negra, essa doença espalhou-se da Ásia Central até o Ocidente por meio dos navios comerciais. Transmitida pelas pulgas dos ratos, a doença se alastrou rapidamente, por causa da superpopulação e da falta e a falta de higiene nas cidades. A quantidade de mortos era tanta que em algumas cidades os corpos eram removidos em carroças e sepultados em valas comuns.
Essa situação foi agravada por uma série de conflitos envolvendo a França e a Inglaterra, que ficaram conhecidos como Guerra dos Cem Anos. Esses conflitos causaram grande destruição dos campos cultiváveis, levando populações inteiras à fome, além de contribuir para a disseminação da peste nas aldeias. No auge da epidemia, em aproximadamente seis anos, a peste dizimou cerca de um quarto de toda a população européia. (IN: Didático 7º ano Vontade de Saber – História, pag. 71, 3º edição, SP - 2015).




Conforme a leitura e análise de texto e imagens, responda de modo dissertativo.
1-    Em quais aspectos a Peste Bubônica se assemelha a pandemia do COVID-19?



                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário