Professor (a): Edgar da Silva Siqueira
Material utilizado: Recursos Didáticos Livro História Ano
Série, Multimídia, Iconografia de Consulta, Bibliografia de Consulta, Caderno
São Paulo Faz Escola ano/série.
Tarefas:
Atividade I – Tema Ideologias e Pensamentos Ideológicos
do Século XIX, Imperialismo e Neocolonialismo. Debate sobre o processo e
personagens Históricos que fazem parte do desenvolvimento científico ao longo
da História da Humanidade, sendo um total de onze questões de múltipla-escolha
que necessitam de leitura e análise de texto, compreensão e interpretação.
Pesquise sobre os temas Livro Didático 9º ano História, Dicionário com base no
sentido das palavras que irá pesquisar. Utilizar sites de internet referente
aos temas.
Atividade II – Tema: Revolução e Tecnologia as questões são
de múltipla-escolha. Para realizar a atividade será necessário organizar e
realizar um estudo sobre tema com apoio do Livro Didático 9º ano História,
Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar e ou sites de
internet sobre o tema de estudo.
Atividade III – Tema: A Gripe Espanhola do Século XX – O
Covid-19 do século XXI – Para essa atividade é necessário a leitura e análise
de Imagens referentes ao contexto Histórico do Início dos Séculos XX-XX,
Pesquisar sobre os temas A Gripe Espanhola e o O Covid-19, Além do apoio as
atividades desenvolvidas com o Professor Eduardo da disciplina de
Ciências
referente aos temas.
Orientações:
Atividade I – Realizar a atividade com apoio de um adulto
responsável caso necessário, para realizar a atividade será necessário
organizar e realizar uma pesquisa sobre tema, Livro Didático 9º ano História,
Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar, ou em sites de
pesquisa.
Atividade II – Para realizar a atividade será necessário
responder a alternativa escolhida de acordo com a opção escolhida após os
estudos. Observar no final das questões o gabarito para responder.
Atividade III – Para realizar a atividade será necessário
produzir de modo dissertativo (por escrito), após seus estudos uma análise
sobre as semelhanças entre os fatos Históricos.
Dúvidas
e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com /edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br (quarta-feira.
Das 13:00h até 17:00h).
ATIVIDADE I
Tema: Ideologias
e Pensamentos Ideológicos do Século XIX.
1-
O Socialismo é uma Ideologia que:
a)
Foi um conjunto de idéias utilizadas para
questionar o predomino de ideologia liberal e serviu de porta-voz para que a
classe operária contestasse a profunda desigualdade social provocada pelo
capitalismo industrial.
b)
Tentava garantir à classe burguesa o pleno
desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
c)
O homem só seria livre com a propriedade
privada e também do Estado.
d)
Restabeleceu as antigas fronteiras das nações
européias cujos territórios tinham sido anexados pelas guerras
napoleônicas.
2-
O liberalismo é uma Ideologia que:
a)
Tentava garantir à classe burguesa o pleno
desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
b)
O homem só seria livre com o fim da
propriedade privada e também do Estado.
c)
Promove justiça social a classe
operária.
d)
Tentava garantir à classe trabalhadora o
pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do
Estado na economia.
3-
O Anarquismo é uma Ideologia que:
a)
Consolidou no Século XIX, pensamento
burguês.
b)
Restabeleceu as antigas fronteiras das nações
européias cujos territórios tinham sido anexados pelas guerras
napoleônicas.
c)
A sociedade poderia ser regulamentada em um
sistema de autogestão, sem qualquer controle governamental, pois a autoridade
era considerada a origem da infelicidade humana.
d)
A
Igreja Católica procurou se posicionar em defesa dos Trabalhadores.
4-
O Comunismo é uma Ideologia que:
a) Tentava
garantir à classe burguesa e o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que
houvesse a mínima interferência do Estado na economia.
b) O
homem só seria livre com a permanência propriedade privada e também do Estado
c) Emancipação do proletariado por meio da liberação da classe
operária.
d) Tentava
garantir à classe trabalhadora e o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que
houvesse a mínima interferência do Estado na economia.
Tema: O Imperialismo - Neocolonialismo
5- O Imperialismo
- Neocolonialismo europeu foi estabelecido com maior pujança em quais continentes?
a)
América e Ásia
b)
África e Europa
c)
América e Europa
d)
África e Ásia
6-
As regras para a colonização “Partilha da
África”, foram afirmadas:
a)
No Tratado de Versalhes
b)
Na Conferência de Berlim
c)
No Tratado de Tordesilhas
d)
No tratado de Nanquim
7- As
justificativas dos europeus para a colonização da África foram?
a)
Progresso e o desenvolvimento para as regiões
atrasadas, para beneficio da população local.
b)
Aprender com a cultura e religião
Africana.
c)
Retornar ao passado, pois o surgimento dos
seres humanos foi na África.
d)
Proteger as Florestas e Animais Africanos
devido a importância da sua diversidade.
8-
Como obrigação colonial os Europeus, tinham
como dever:
a)
Aprender com o povo africano, e sua
história.
b)
Levar conhecimento e progresso para o bem do
continente africano.
c)
Comprar produtos industrializados da África
para vender na Europa.
d)
Se unir ao povo africano para colonizar a
América.
9-
A neocolonização asiática, que resultou na
exploração da Índia e China, no século XIX, foi praticada por qual País, com
poder militar de potência mundial?
a)
Estados Unidos
b)
Portugal
c)
Inglaterra
d)
Espanha
10- O quê
foram as Guerras do Ópio e dos Boxers?
a)
Contra o comércio do ópio, contra as missões
religiosas estrangeiras na China.
b)
Contra o comércio da porcelana, contra a
religião budista na Índia.
c)
Contra o comunismo e a favor do capitalismo
na Europa.
d)
Contra o comércio da seda chinesa e a favor
do comércio do chá Indiano.
11- As principais potências européias que
concretizaram suas ações neocoloniais foram?
a)
Portugal e França
b)
Espanha e Inglaterra
c)
Portugal e Espanha
d)
Inglaterra e França
Informar
a resposta com base na letra escolhida para cada e questão.
Atividade II
Tema: História e Tecnologia – A Revolução Industrial.
1- Qual Nação foi pioneira na Revolução
Industrial?
a) Portugal
b) França
c) Inglaterra
d) Espanha
2- Os maiores investidores de capital
na Revolução Industrial foram?
a) Burgueses
b) Monarcas
c) Plebeus
d) Trabalhadores
3- A Revolução Industrial ocorreu nas
regiões?
a) Rurais
b) Florestais
c) Urbanas
d) Desabitadas
4- O mercado consumidor e fornecedor da
Revolução Industrial foram impulsionados por um tipo de produto e
industrialização, quais?
a) Computadores - Micro-informática
b) Algodão – Textil
c) Residências - Construção Civil
d) Alimentos – Supermercados
5- Revolução Industrial: As profundas
transformações nos meios de produção possibilitaram uma Segunda Revolução
Industrial com a invenção:
a) Computador
b) Internet
c) Luz Elétrica
d) Carro
6- Na Revolução Industrial a massa
trabalhadora (Operários) era composta por:
a) Homens
b) Mulheres
c) Homens e Mulheres
d) Homens, Mulheres e Crianças
1- Em qual século iniciou a Revolução
Industrial?
a) Século XIV
b) Século XVII
c) Século XVIII
d) Século XIX
GABARITO.
Informar
a resposta com base na letra escolhida para cada e questão.
Atividade
III
Tema:
História e Saúde: A Gripe Espanhola do Século XX – O COVID-19 do Século XXI.
Fotos de Família que
consta de registros históricos como feita em 1918. Foto de domínio público.
Responda de modo dissertativo (produção
textual).
Observar também as atividades do
Professor Eduardo, disciplina de Ciências como apoio para o desenvolvimento da
atividade.
1-
De
acordo com a leitura e analise de imagens, responda: Em quais aspectos a Gripe
Espanhola do Século XX se assemelha a pandemia do Covid-19 do século XXI?
Nenhum comentário:
Postar um comentário