quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADE 9º B e C - PROFº EDGAR


Professor (a): Edgar da Silva Siqueira
 Turma: 9º ano B e C.
 Disciplina: História
 Canal de resposta: e-mail: edgarsilvasiqueira@gmail.com / edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br
 Prazo de envio: 15 dias.
 Período de envio: 04/05/2020 até 19/05/2020

Material utilizado: Recursos Didáticos Livro História Ano Série, Multimídia, Iconografia de Consulta, Bibliografia de Consulta, Caderno São Paulo Faz Escola ano/série.         

Tarefas:
Atividade I – Tema Ideologias e Pensamentos Ideológicos do Século XIX, Imperialismo e Neocolonialismo. Debate sobre o processo e personagens Históricos que fazem parte do desenvolvimento científico ao longo da História da Humanidade, sendo um total de onze questões de múltipla-escolha que necessitam de leitura e análise de texto, compreensão e interpretação. Pesquise sobre os temas Livro Didático 9º ano História, Dicionário com base no sentido das palavras que irá pesquisar. Utilizar sites de internet referente aos temas.
Atividade II – Tema: Revolução e Tecnologia as questões são de múltipla-escolha. Para realizar a atividade será necessário organizar e realizar um estudo sobre tema com apoio do Livro Didático 9º ano História, Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar e ou sites de internet sobre o tema de estudo.
Atividade III – Tema: A Gripe Espanhola do Século XX – O Covid-19 do século XXI – Para essa atividade é necessário a leitura e análise de Imagens referentes ao contexto Histórico do Início dos Séculos XX-XX, Pesquisar sobre os temas A Gripe Espanhola e o O Covid-19, Além do apoio as atividades desenvolvidas com o Professor Eduardo da disciplina de 
Ciências referente aos temas.

Orientações:
Atividade I – Realizar a atividade com apoio de um adulto responsável caso necessário, para realizar a atividade será necessário organizar e realizar uma pesquisa sobre tema, Livro Didático 9º ano História, Dicionário com base no sentido das palavras que pesquisar, ou em sites de pesquisa.
Atividade II – Para realizar a atividade será necessário responder a alternativa escolhida de acordo com a opção escolhida após os estudos. Observar no final das questões o gabarito para responder.
Atividade III – Para realizar a atividade será necessário produzir de modo dissertativo (por escrito), após seus estudos uma análise sobre as semelhanças entre os fatos Históricos.

Dúvidas e Devolutivas: e-mail: edgardasilvasiqueira@gmail.com /edgarsilva@professor.educacao.sp.gov.br  (quarta-feira. Das 13:00h até 17:00h).


ATIVIDADE I
Tema: Ideologias e Pensamentos Ideológicos do Século XIX.
1-    O Socialismo é uma Ideologia que:

a)    Foi um conjunto de idéias utilizadas para questionar o predomino de ideologia liberal e serviu de porta-voz para que a classe operária contestasse a profunda desigualdade social provocada pelo capitalismo industrial.                                                                  
b)    Tentava garantir à classe burguesa o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do Estado na economia.    
c)    O homem só seria livre com a propriedade privada e também do Estado.             
d)    Restabeleceu as antigas fronteiras das nações européias cujos territórios tinham sido anexados pelas guerras napoleônicas.     

2-    O liberalismo é uma Ideologia que:

a)    Tentava garantir à classe burguesa o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do Estado na economia.                                                                 
b)    O homem só seria livre com o fim da propriedade privada e também do Estado.          
c)    Promove justiça social a classe operária.                                                                         
d)    Tentava garantir à classe trabalhadora o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do Estado na economia.                                                                 

3-    O Anarquismo é uma Ideologia que:

a)    Consolidou no Século XIX, pensamento burguês.                                          
b)    Restabeleceu as antigas fronteiras das nações européias cujos territórios tinham sido anexados pelas guerras napoleônicas.                                                                                        
c)    A sociedade poderia ser regulamentada em um sistema de autogestão, sem qualquer controle governamental, pois a autoridade era considerada a origem da infelicidade humana.                                                                                              
d)     A Igreja Católica procurou se posicionar em defesa dos Trabalhadores.      

4-    O Comunismo é uma Ideologia que:

a)    Tentava garantir à classe burguesa e o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do Estado na economia.   
b)    O homem só seria livre com a permanência propriedade privada e também do Estado
c)    Emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária.
d)    Tentava garantir à classe trabalhadora e o pleno desenvolvimento do capitalismo sem que houvesse a mínima interferência do Estado na economia.

Tema: O Imperialismo - Neocolonialismo

5-    O Imperialismo - Neocolonialismo europeu foi estabelecido com maior pujança em quais continentes?

a)    América e Ásia      
b)    África e Europa     
c)    América e Europa 
d)    África e Ásia        

6-    As regras para a colonização “Partilha da África”, foram afirmadas:

a)    No Tratado de Versalhes  
b)    Na Conferência de Berlim 
c)    No Tratado de Tordesilhas
d)    No tratado de Nanquim      

7- As justificativas dos europeus para a colonização da África foram?
a)    Progresso e o desenvolvimento para as regiões atrasadas, para beneficio da população local.  
b)    Aprender com a cultura e religião Africana.                                                                                    
c)    Retornar ao passado, pois o surgimento dos seres humanos foi na África.                                     
d)    Proteger as Florestas e Animais Africanos devido a importância da sua diversidade.                     

8-    Como obrigação colonial os Europeus, tinham como dever:

a)    Aprender com o povo africano, e sua história.                                         
b)    Levar conhecimento e progresso para o bem do continente africano.     
c)    Comprar produtos industrializados da África para vender na Europa.     
d)    Se unir ao povo africano para colonizar a América.                                   

9-    A neocolonização asiática, que resultou na exploração da Índia e China, no século XIX, foi praticada por qual País, com poder militar de potência mundial?

a)    Estados Unidos    
b)    Portugal                
c)    Inglaterra              
d)    Espanha         

10- O quê foram as Guerras do Ópio e dos Boxers?

a)    Contra o comércio do ópio, contra as missões religiosas estrangeiras na China.   
b)    Contra o comércio da porcelana, contra a religião budista na Índia.                        
c)    Contra o comunismo e a favor do capitalismo na Europa.                                         
d)    Contra o comércio da seda chinesa e a favor do comércio do chá Indiano.             

11-  As principais potências européias que concretizaram suas ações neocoloniais foram?

a)    Portugal e França       
b)    Espanha e Inglaterra  
c)    Portugal e Espanha    
d)    Inglaterra e França     


 GABARITO.
Informar a resposta com base na letra escolhida para cada e questão.


Atividade II

Tema: História e Tecnologia – A Revolução Industrial.

1-     Qual Nação foi pioneira na Revolução Industrial?

a)    Portugal
b)    França        
c)    Inglaterra   
d)    Espanha

2- Os maiores investidores de capital na Revolução Industrial foram?

a)    Burgueses 
b)    Monarcas         
c)    Plebeus             
d)    Trabalhadores 

3-    A Revolução Industrial ocorreu nas regiões?

a)    Rurais      
b)    Florestais    
c)    Urbanas   
d)    Desabitadas 

4-    O mercado consumidor e fornecedor da Revolução Industrial foram impulsionados por um tipo de produto e industrialização, quais?

a)     Computadores - Micro-informática 
b)     Algodão – Textil                              
c)    Residências - Construção Civil        
d)    Alimentos – Supermercados   

5-    Revolução Industrial: As profundas transformações nos meios de produção possibilitaram uma Segunda Revolução Industrial com a invenção:

a)    Computador
b)    Internet    
c)    Luz Elétrica 
d)    Carro          

6- Na Revolução Industrial a massa trabalhadora (Operários) era composta por:

a)    Homens                                     
b)    Mulheres                                
c)    Homens e Mulheres      
d)    Homens, Mulheres e Crianças  

1-    Em qual século iniciou a Revolução Industrial?

a)    Século XIV
b)    Século XVII
c)    Século XVIII
d)    Século XIX


GABARITO.
Informar a resposta com base na letra escolhida para cada e questão.



Atividade III

Tema: História e Saúde: A Gripe Espanhola do Século XX – O COVID-19 do Século XXI.



Fotos de Família que consta de registros históricos como feita em 1918. Foto de domínio público.






Responda de modo dissertativo (produção textual).
Observar também as atividades do Professor Eduardo, disciplina de Ciências como apoio para o desenvolvimento da atividade.

1-    De acordo com a leitura e analise de imagens, responda: Em quais aspectos a Gripe Espanhola do Século XX se assemelha a pandemia do Covid-19 do século XXI?

Nenhum comentário:

Postar um comentário