Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 1ªsérie D
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 19/06/2020
Período de envio: 08 à 12/06/2020
Observações :
- Muito
importante desenvolver as atividades.
- Não esquecer de colocar o nome completo e
turma a qual pertence.
- Caso faça a atividade no caderno e envie a
fotografia, utilizar caneta para melhor visualização do Professor.
- Fazer a leitura das orientações e
observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de
sua tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Bons estudos meus queridos/as.
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular ou notebook(caso tenham).
-Caderno do aluno,livro didático.
-Internet.
Tarefas: Atividade 3
Tema : Racismo e construção histórica e social
Imagem: Protesto na França
Texto 1
Morte de George Floyd:
4 fatores que explicam por que o caso gerou uma onda tão grande de protestos
nos EUA
Reação nas ruas
à morte de homem negro sob joelho de policial branco desencadeou maior onda de
manifestações dos últimos 50 anos nos Estados Unidos.
Os Estados
Unidos vivem a mais grave onde de manifestações desde 1968,
após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.. Desta
vez, o estopim dos protestos foi a morte de George Floyd, um americano
negro de 46 anos, que foi sufocado por um policial branco, que se
ajoelhara sobre seu pescoço por mais de 8 minutos. O caso provocou
manifestações em mais de 75 cidades. Em mais de 40 delas, as autoridades
decretaram toque de recolher. A Guarda Nacional (força militar que os EUA
reservam para emergências) foi acionada com 16 mil soldados despachados para 24
Estados e a capital, Washington. Capturada
em vídeo por uma testemunha, a imagem do policial com o joelho sobre o pescoço
da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo
respirar", é tida como o gatilho da onda de indignação que tomou o país."O que pôs tudo isso em marcha foi o
brutal assassinato de George Floyd na semana
passada. Foi o catalisador, o que levou as pessoas às ruas", disse
Ashley Howard, professora assistente de História e Estudos Afro-americanos da
Universidade de Iowa à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC. Ela diz que
essa morte não foi um caso isolado; que as comunidades negras estão submetidas
a uma constante e excessiva vigilância por parte da polícia. “Essa situação criou
um paradoxo, que Julian Zelizer, historiador político da Universidade de
Princeton, resume assinalando que os negros vivem com medo "porque se
sentem vulneráveis perante aqueles que deveriam protegê-los".
Texto 2
Morte de criança negra negligenciada
pela patroa branca de sua mãe choca o Brasil
Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, caiu do nono
andar de um prédio de luxo em Recife, na terça, enquanto estava sob os cuidados
da empregadora da mãe, que responderá em liberdade. “Se fosse o contrário, eu
acredito que não teria direito nem à fiança”, lamenta a mãe da criança.
Miguel
Otávio Santana da Silva, 5 anos, morreu na última terça-feira, 2 de junho, ao
cair do nono andar de um prédio no bairro de São José, região central de
Recife, Pernambuco. O menino acompanhava sua mãe, a
doméstica Mirtes Renata Souza, no apartamento onde ela
trabalhava e, segundo relatam os vizinhos, começou a chorar quando ela saiu
para passear
com o cachorro da patroa. Miguel resolveu ir atrás da mãe, saiu do
apartamento, entrou no elevador sozinho ―com o consentimento da empregadora de
Mirtes ―se perdeu no prédio. Em seguida, caiu de uma altura de 35 metros. A
dona da casa foi detida no dia seguinte por suspeita de homicídio
culposo, quando não há intenção e matar, mas saiu com pagamento
de fiança e responderá o processo em liberdade. O caso ocorre em meio aos
protestos e debates contra o racismo pelo mundo. “Eu não
vou dizer que eu to com raiva, com ódio nada, porque a dor pela morte do meu
filho tá prevalecendo. Mas eu espero que a justiça seja feita. Porque se fosse
o contrário, eu acredito que não teria direito nem à fiança. Meu nome estaria
estampado e meu rosto estaria em todas as mídias", desabafou a mãe do
menino em entrevista
à TV Globo nesta quinta-feira. “Ele entrou no
elevador. Não tiveram paciência pra tirar ele do elevador, pegar ele pelo braço
e tirar ele do elevador. Porque se fosse os filhos da minha ex-patroa eu
tiraria. Ela confiava os filhos dela à mim e à minha mãe. E no momento que eu
confiei meu filho à ela, infelizmente ela não teve paciência pra cuidar, pra
tirar [do elevador]. Era uma criança”. A empregadora não teve o nome divulgado
pela polícia, mas segundo Mirtes, ela é a primeira-dama da cidade de Tamandaré,
cidade a 100 quilômetros de Recife, Sari Corte Real. Ela e o prefeito, Sérgio
Hacker, ainda não se pronunciaram publicamente sobre a tragédia.
EL PAÍS
DIOGO
MAGRI .
São Paulo - 04 JUN
2020 - 15:58 BRT
Agora
que você leu as duas reportagens sobre a problemática do racismo responda :
1 – Porque a
morte de George Floyd gerou uma onda tão forte de protestos nos EUA e pelo
mundo? Qual a importância destas manifestações no combate concreto ao racismo?
2 – No texto
2 , a matéria sobre o caso da Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que caiu do nono andar de um prédio de luxo em
Recife, e sua mãe Mirtes (Empregada domestica) podem ser considerado racismo?
Responda esta questão utilizando elementos abordados na reportagem e em sua
análise sobre os fatos.
3 – A alguma
relação política e social entre a morte de George Floyd e Miguel Otávio?
4 – “Ela confiava os filhos
dela à mim e à minha mãe. E no momento que eu confiei meu filho à ela,
infelizmente ela não teve paciência pra cuidar, pra tirar [do elevador]. Era
uma criança”. Qual sua opinião sobre este desabafo de
Mirtes?
5 – O que é racismo
estrutural? Pesquise e responda.
6 – Assistir o Filme: Pantera negra
(Black Panther(Original),
- Produção
Marvel Estudios(MCU)
- Diretor:
Ryan Kyle Coogler
Observação: Quem puder assistir(Ótimo entretenimento
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Responder a caneta(Caso faça no caderno).
-Nome do Professor
-Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.
- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.
Observações:
- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver notebook ou computador) ou no caderno(Caso manuscrito no caderno(Caneta) tirar foto e enviar o arquivo).
- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo da atividade:
H1-Interpretar
historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da
cultura.
H10 -
Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
H11 - Identificar
registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar
o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que
contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais,
políticos, econômicos ou ambientais ao
longo da história.
Competências
H22 -
Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas políticas públicas.
- Utilizar
os conhecimentos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da
democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Eixos Cognitivos
Construir argumentação -
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e
conhecimentos disponíveis em situações
concretas, para construir argumentação consistente.
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