sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 1ª D - PROFº VINICIUS

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 1ªsérie D

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 19/06/2020

Período de envio: 08 à 12/06/2020

     Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, chegamos a atividade 4 ou quarta aula a distância, apesar de todas adversidades, estamos fazendo de tudo para continuar desenvolvendo os estudos com vocês da melhor forma possível, e com muito carinho. Parabéns aos alunos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a possibilidade de estudo. Bom vamos a aula, no episódio anterior o tema proposto foi: Sociedade Brasileira contemporânea e Egito antigo, também abordamos o conceito de classes sociais.Dando continuidade a discussão do conceito classes sociais,não podemos deixar de abordar e desenvolver a discussão sobre a problemática que vem tomando todas as atenções no atual cenário mundial, o Racismo. Agora iremos para a atividade 4.

                                                                                                              

Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades.

 - Não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

 - Caso faça a atividade no caderno e envie a fotografia, utilizar caneta para melhor visualização do Professor.

 - Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de sua tarefa.

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

 Bons estudos meus queridos/as.

 

 Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno do aluno,livro didático.

-Internet.

 

Tarefas:  Atividade 3

 Tema : Racismo e construção histórica  e social

Imagem: Protesto na França 

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/onda-de-protesto-pela-morte-de-george-floyd-se-espalha-pelo-mundo-1.432763





Texto 1

Morte de George Floyd: 4 fatores que explicam por que o caso gerou uma onda tão grande de protestos nos EUA

Reação nas ruas à morte de homem negro sob joelho de policial branco desencadeou maior onda de manifestações dos últimos 50 anos nos Estados Unidos.

   Os Estados Unidos vivem a mais grave onde de manifestações desde 1968, após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.. Desta vez, o estopim dos protestos foi a morte de George Floyd, um americano negro de 46 anos, que foi sufocado por um policial branco, que se ajoelhara sobre seu pescoço por mais de 8 minutos. O caso provocou manifestações em mais de 75 cidades. Em mais de 40 delas, as autoridades decretaram toque de recolher. A Guarda Nacional (força militar que os EUA reservam para emergências) foi acionada com 16 mil soldados despachados para 24 Estados e a capital, Washington. Capturada em vídeo por uma testemunha, a imagem do policial com o joelho sobre o pescoço da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo respirar", é tida como o gatilho da onda de indignação que tomou o país."O que pôs tudo isso em marcha foi o brutal assassinato de George Floyd na semana passada. Foi o catalisador, o que levou as pessoas às ruas", disse Ashley Howard, professora assistente de História e Estudos Afro-americanos da Universidade de Iowa à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC. Ela diz que essa morte não foi um caso isolado; que as comunidades negras estão submetidas a uma constante e excessiva vigilância por parte da polícia. “Essa situação criou um paradoxo, que Julian Zelizer, historiador político da Universidade de Princeton, resume assinalando que os negros vivem com medo "porque se sentem vulneráveis perante aqueles que deveriam protegê-los". 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/02/morte-de-george-floyd-4-fatores-que-explicam-por-que-o-caso-gerou-uma-onda-tao-grande-de-protestos-nos-eua.ghtml

Texto 2

            Morte de criança negra negligenciada pela patroa branca de sua mãe choca o Brasil

Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, caiu do nono andar de um prédio de luxo em Recife, na terça, enquanto estava sob os cuidados da empregadora da mãe, que responderá em liberdade. “Se fosse o contrário, eu acredito que não teria direito nem à fiança”, lamenta a mãe da criança.

     Miguel Otávio Santana da Silva, 5 anos, morreu na última terça-feira, 2 de junho, ao cair do nono andar de um prédio no bairro de São José, região central de Recife, Pernambuco. O menino acompanhava sua mãe, a doméstica Mirtes Renata Souza, no apartamento onde ela trabalhava e, segundo relatam os vizinhos, começou a chorar quando ela saiu para passear com o cachorro da patroa. Miguel resolveu ir atrás da mãe, saiu do apartamento, entrou no elevador sozinho ―com o consentimento da empregadora de Mirtes ―se perdeu no prédio. Em seguida, caiu de uma altura de 35 metros. A dona da casa foi detida no dia seguinte por suspeita de homicídio culposo, quando não há intenção e matar, mas saiu com pagamento de fiança e responderá o processo em liberdade. O caso ocorre em meio aos protestos e debates contra o racismo pelo mundo. “Eu não vou dizer que eu to com raiva, com ódio nada, porque a dor pela morte do meu filho tá prevalecendo. Mas eu espero que a justiça seja feita. Porque se fosse o contrário, eu acredito que não teria direito nem à fiança. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as mídias", desabafou a mãe do menino em entrevista à TV Globo nesta quinta-feira. “Ele entrou no elevador. Não tiveram paciência pra tirar ele do elevador, pegar ele pelo braço e tirar ele do elevador. Porque se fosse os filhos da minha ex-patroa eu tiraria. Ela confiava os filhos dela à mim e à minha mãe. E no momento que eu confiei meu filho à ela, infelizmente ela não teve paciência pra cuidar, pra tirar [do elevador]. Era uma criança”. A empregadora não teve o nome divulgado pela polícia, mas segundo Mirtes, ela é a primeira-dama da cidade de Tamandaré, cidade a 100 quilômetros de Recife, Sari Corte Real. Ela e o prefeito, Sérgio Hacker, ainda não se pronunciaram publicamente sobre a tragédia.

EL  PAÍS DIOGO MAGRI . São Paulo - 04 JUN 2020 - 15:58 BRT

https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-04/morte-de-crianca-negra-negligenciada-pela-patroa-branca-de-sua-mae-choca-o-brasil.html

Agora que você leu as duas reportagens sobre a problemática do racismo responda :

 

1 – Porque a morte de George Floyd gerou uma onda tão forte de protestos nos EUA e pelo mundo? Qual a importância destas manifestações no combate concreto ao racismo?

 

2 – No texto 2 , a matéria sobre o caso da Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos,  que caiu do nono andar de um prédio de luxo em Recife, e sua mãe Mirtes (Empregada domestica) podem ser considerado racismo? Responda esta questão utilizando elementos abordados na reportagem e em sua análise sobre os fatos.

 

3 – A alguma relação política e social entre a morte de George Floyd e Miguel Otávio?

 

4 – “Ela confiava os filhos dela à mim e à minha mãe. E no momento que eu confiei meu filho à ela, infelizmente ela não teve paciência pra cuidar, pra tirar [do elevador]. Era uma criança”. Qual sua opinião sobre este desabafo de

Mirtes?

 

5 – O que é racismo estrutural? Pesquise e responda.

 

6 – Assistir o Filme: Pantera negra (Black Panther(Original),

   -   Produção Marvel Estudios(MCU)

  -   Diretor: Ryan Kyle Coogler

 

Observação: Quem puder assistir(Ótimo entretenimento 

Orientações:

Estrutura do trabalho

- Responder a caneta(Caso faça no caderno).

-Nome do Professor

-Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

 

Observações:

- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver notebook ou computador) ou no caderno(Caso manuscrito no caderno(Caneta) tirar foto e enviar o arquivo).

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo da atividade:

 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder

H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou  ambientais ao longo da história.

Competências

H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

- Utilizar os conhecimentos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Eixos Cognitivos

Construir argumentação - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos  disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

 


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