quarta-feira, 17 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 2ª A, B, C, D e E - PROFª DORA

Professor (a): Professor (a): DORA DE CASSIA

Turma: 2ª séries A, B, C, D e E

Disciplina: HISTÓRIA

Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias após a postagem

Período de envio: 08/06/2020 Á 12/06/2020

 

Material utilizado: LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO.

Tarefas: PESQUISAR E RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ATRAVÉS DE LIVROS DIDÁTICOS E INTERNET. ASSISTIR A AULA DO DIA 08/06/2020 CMSP(CENTRO DE MÍDIA DE SÃO PAULO )

Orientações: O aluno deverá responder as atividades propostas, fazer leituras dos textos em internet e livros didáticos.

Observações: O conteúdo está previsto na proposta curricular, o aluno poderá encontrar atividades no caderno do aluno pagina 59 volume uns conteúdos para dar continuidade nas atividades.

 

NOME_________________________________________________________SÉRIE_______


TEMA: Características do Absolutismo Monárquico e Mercantilismo

 

    Aula do dia 08/06/2020 no CMSP (Centro de mídia de São Paulo)

ABSOLUTISMO: Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XV ao XVIII). No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois interessa a ela um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos.
Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.
Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos
interesses ou leis definidas pelos monarcas. 

MERCANTILISMO: Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

 Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista:

·  Metalismo: o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

·  Industrialização: o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas exportarem manufaturados era certeza de bons lucros.

·  Protecionismo Alfandegário: os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.

·  Pacto Colonial: as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.

·  Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

Atividades

1-    Conforme a aula do dia 08/06/2020 no CMSP. Pesquise a Formação da monarquia francesa

2-    Qual foi o papel do rei Augusto (1180-1223)?

3-    Qual foi o papel do rei Luiz IX (1226-1270)

4-    A guerra dos cem anos (1337-1453)

5-    Minibiografia de Joana D’arc

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário