quarta-feira, 17 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 3ª A, B e C - PROFª DORA

Professor (a): DORA DE CASSIA

Turma: 3ª séries A, B e C

Disciplina: HISTÓRIA

Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: ATÉ DIAS 15 DIAS APÓS A POSTAGEM

Período de envio:08/06/2020 A 12/06/2020

 

Material utilizado:LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO.

 Tarefas: PESQUISAR E RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ATRAVÉS DE LIVROS DIDÁTICOS E INTERNET. Assista a aula produzida no dia 08/06/2020 pelo CMSP (Centro de Mídia do Estado de São Paulo)                                                                                                                                                                            

Orientações:O aluno deverá responder as atividades propostas, fazer leituras e pesquisa dos textos que o oriente a responder as atividades.

Observações:O conteúdo está na proposta curricular para ser trabalhado, o aluno poderá fazer pesquisas na internet, livro didático, ou no caderno do aluno volume 1

 NOME_________________________________________________SÉRIE_______________

 

ATIVIDADES (4 )

Leia o Texto

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Aula produzida no dia 08/06/2020 pelo CMSP (Centro de Mídia do Estado de São Paulo)                                                                                                                                                                            Guerra dos movimentos foi um conflito armadoA Primeira Guerra mundial, que não permaneceu somente na Europa, e expandiu-se até a Ásia e África. Após a declaração de guerra, a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental. De acordo com o plano Schlieffen, era suposto os alemães invadirem a Bélgica e a França antes de avançar para leste para impedir que a Rússia conquistasse a Prússia Oriental. Os alemães não conseguiram entrar em Paris. As tropas inglesas e francesas derrotaram a Alemanha na batalha de Marne. Porém os alemães conseguiram vencer os russos na batalha de Tannenberg. Esta fase da guerra chama-se a guerra dos movimentos devido às posições tomadas pelos exércitos em confronto. .

 

A Guerra de Trincheiras durou dois anos e foi o período mais longo do conflito. Como os exércitos dos Aliados e das Potências Centrais dispunham de forças muito equilibradas, a solução foi cavar trincheiras e dali tentar avançar ou manter a posição no terreno. As trincheiras consistiam em valas construídas sobre qualquer terreno: desde os mais planos como os da França e até nos Alpes. Eram usadas tanto para a tática para ofensiva quanto para a defesa. Tinham cerca de dois metros de profundidade ou o tamanho suficiente para que um homem pudesse estar inteiramente coberto e protegido. Desta maneira, a observação era feita através de telescópios e mais raramente, de observadores. Entre as linhas de trincheiras havia um espaço chamado de "terra de ninguém". Transitar por essa zona significava r alvo de disparos de todos os lados. Aliás, colocar a cabeça para fora da trincheira podia custar à vida de um soldado As trincheiras se tornaram um complexo onde havia lugares reservado ao descanso, feridos graves e banheiro. Por vezes, eram construídos abrigos para que os soldados pudessem descansar.

Para sustentar as paredes era preciso escorar a madeira com terra. Isto era particularmente complicado em terrenos úmidos como o da França e da Bélgica onde as chuvas enchiam as trincheiras e favoreciam a transmissão de doenças.

Trincheiras francesas na batalha de Somme na Primeira Guerra Mundial

Apesar de termos a imagem que os soldados, numa trincheira, estavam combatendo o tempo todo, a realidade era bem distinta. Na verdade, os homens passavam mais tempo vigiando do que lutando contra o inimigo. Isso gerava uma guerra de nervos e um desgaste imenso aos combatentes.

De todas as maneiras, um ataque às trincheiras costumava ser mortífero. Primeiro, os atacantes lançavam bombas através dos canhões ou os aviadores metralhavam as linhas inimigas. Igualmente, se lançava gás venenoso, na esperança de que os soldados saíssem dos seus esconderijos. Esta ação poderia durar horas ou mesmo dias.

 

ATIVIDADES

1-De acordo com as aulas do CMSP realizada no sai 08/06/2020 responda as atividades

Presidente Woodrow Wilson perante o Congresso, anunciando o rompimento de relações oficiais com a Alemanha, em 03 de fevereiro de 1917

ATIVIDADES

1- Observe a imagem e responda

a-    Este evento reuniu as lideranças de quais pais?

b-    Este pai apoiou na Primeira Guerra quais da tríplice aliança ou entente?

c-    Quais países que faziam parte da Tríplice aliança e da Tríplice Entente

 2- Analise a frase do presidente americano Woodrow Wilson e responda o que ele quis dizer com essa frase?            “Fizemos das mulheres parceiras nesta guerra devemos admiti-las somente a uma parceira de sofrimento e sacrifício e labuta a uma parceira de privilégio de direito”.

3-qual é o papel da mulher antes e depois da Primeira Guerra Mundial, e quais os direitos que ela buscava?


Nenhum comentário:

Postar um comentário