Professora:
Solange Cabral de Deus
Turma: 6º A, B, C e D
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: até 15 dias após a publicação
Período
de envio: 08/06/2020
Tempo:
90m.
Material utilizado: Escolar do aluno, livros, ou equipamento de acesso à informação/pesquisa
Atividade 4 – (Habilidade: EF06AR09)
O surgimento das danças em
grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam
agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros
dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de
Cristo. (BARROS, Jussara de. "Dança"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm. Acesso em 06 de junho de
2020.)
Tarefa:
1-
Pesquisar, analisar e apresentar danças
folclóricas de épocas diferentes.
Exemplo
de danças:
O
jongo é um folguedo que é apresentado, geralmente, nas festas juninas
para homenagear São Benedito e comemorar o 13 de maio, data que marca a
abolição da escravatura no Brasil.
O
tipo de coreografia mais comum é o de roda. Um casal apresenta-se ao centro, às
vezes perto de uma fogueira. Em algumas modalidades, é lançado um enigma que
precisa ser desvendado pelos participantes. Durante o folguedo, são utilizados
tambores, cuícas (puíta ou angoma-puíta) e chocalhos (guaiás) feitos com latas
usadas ou folhas-de-flandres. As cantorias são chamadas de pontos e são puxadas
por um solista, o jongueiro.
O
jongo é executado em Guaratinguetá, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba,
Cunha e Piquete.
Maculelê
Consiste
numa mistura de dança, luta e jogo de bastões, fruto da mistura da cultura
africana e indígena. Acredita-se que tenha evoluído do cucumbi, antigo folguedo
de negros.
A
dança é feita por homens, divididos entre cantadores e dançadores, todos
comandados por um mestre denominado "macota". Os bastões são batidos
uns nos outros em ritmo intenso e compassado. As músicas tocadas durante a
apresentação são executadas com atabaques, pandeiros e violas.
Estudo
do movimento corporal: o movimento do corpo ou parte dele num
determinado tempo e espaço.
Percepção
do tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e
duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas
características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como
fundamental para o estudo da dança. O corpo precisa estar aberto às mudanças
decorrentes no tempo em diferentes momentos.
Exploração
do espaço: interno e externo, público e privado, relacionando o
entendimento de corpo e ambiente/contexto. Dentro do espaço estudamos as
direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno,
médio e grande), níveis (baixo, médio e alto), extensões (perto, médio e
longe). As conexões que se estabelecem com o ambiente podem ser vistas como
relação de compartilhamento e troca. (http://www.arte.seed.pr.gov.br/)
Orientações:
Pode apresentar as danças por meio de tecnologia, vídeo, desenho...
Anexar/deixar registrado no caderno de Arte ou pasta/portfólio...
Observação:
Não esquecer de anotar a fonte da pesquisa.
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