segunda-feira, 8 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 6º A, B, C e D - PROFª SOLANGE

Professora: Solange Cabral de Deus
Turma: 6º A, B, C e D
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: até 15 dias após a publicação
Período de envio: 08/06/2020
Tempo: 90m.

Material utilizado: Escolar do aluno, livros, ou equipamento de acesso à informação/pesquisa

Atividade 4 – (Habilidade: EF06AR09)
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. (BARROS, Jussara de. "Dança"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm. Acesso em 06 de junho de 2020.)

Tarefa:
1-           Pesquisar, analisar e apresentar danças folclóricas de épocas diferentes.


Exemplo de danças:
O jongo é um folguedo que é apresentado, geralmente, nas festas juninas para homenagear São Benedito e comemorar o 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil.
O tipo de coreografia mais comum é o de roda. Um casal apresenta-se ao centro, às vezes perto de uma fogueira. Em algumas modalidades, é lançado um enigma que precisa ser desvendado pelos participantes. Durante o folguedo, são utilizados tambores, cuícas (puíta ou angoma-puíta) e chocalhos (guaiás) feitos com latas usadas ou folhas-de-flandres. As cantorias são chamadas de pontos e são puxadas por um solista, o jongueiro.
O jongo é executado em Guaratinguetá, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba, Cunha e Piquete.

Maculelê
Consiste numa mistura de dança, luta e jogo de bastões, fruto da mistura da cultura africana e indígena. Acredita-se que tenha evoluído do cucumbi, antigo folguedo de negros.
A dança é feita por homens, divididos entre cantadores e dançadores, todos comandados por um mestre denominado "macota". Os bastões são batidos uns nos outros em ritmo intenso e compassado. As músicas tocadas durante a apresentação são executadas com atabaques, pandeiros e violas.



Estudo do movimento corporal: o movimento do corpo ou parte dele num determinado tempo e espaço.
Percepção do tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança. O corpo precisa estar aberto às mudanças decorrentes no tempo em diferentes momentos.
Exploração do espaço: interno e externo, público e privado, relacionando o entendimento de corpo e ambiente/contexto. Dentro do espaço estudamos as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto), extensões (perto, médio e longe). As conexões que se estabelecem com o ambiente podem ser vistas como relação de compartilhamento e troca. (http://www.arte.seed.pr.gov.br/)



Orientações: Pode apresentar as danças por meio de tecnologia, vídeo, desenho... Anexar/deixar registrado no caderno de Arte ou pasta/portfólio...

Observação: Não esquecer de anotar a fonte da pesquisa.




















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