segunda-feira, 8 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 9ª A - PROFª CLEIDE


Professora: Cleide Maria de Araújo.
Turma: 9ª A
Disciplina: Educação Física.
Canal de resposta: e-mail cleidearaujo@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 08 a 12/06/2020.
Período de envio: 08/06/2020.

Material utilizado: Caderno do aluno, textos e vídeos disponíveis nos meios remotos, https://www.youtube.com/watch?v=Cx1b6pofKJM , https://www.youtube.com/watch?v=JIMnINXFTKY, https://www.youtube.com/watch?v=1Ye92awFEQYe outras formas que atenda às necessidades dos alunos.

Tarefas:
Atividade 1 – Parte 2 página 46 adaptada.
Atividade 2 – páginas 46 e 47.

 Orientações:

Atividade 1 - O que eu sei sobre Lutas?

2ª Parte: vamos realizar uma pesquisa sobre o caratê, o boxe e o muaythai. Para auxiliá-los, sugerimos um roteiro para nortear a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém, fiquem à vontade para ir além das indicações:

• Onde e quando surgiu essa prática?
• Quando e como essa prática chegou ao Brasil?
• Quais são as principais características e objetivos dessa modalidade?
• Cite quais são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados em sua prática.
• Quais são as regras e como funciona uma competição dessa modalidade?


Para potencializarmos nossos conhecimentos sobre as lutas, vamos assistir aos vídeos a seguir:
The thrillofKarate 

Federação Portuguesa de Boxe, 

Muay Thai BoranExhibition, 


ATIVIDADE 2 – LUTAS, ARTES MARCIAIS, ESPORTES DE COMBATE... SERÁ QUE HÁ DIFERENÇAS?
Quando ouvimos falar das lutas, das artes marciais e dos esportes de combate, podemos ter a ideia de que se trata da mesma coisa. Mas será que estamos certos? Afinal, existe alguma diferença entre elas? Leia o texto a seguir.

ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE AS LUTAS, AS ARTES MARCIAIS, OS ESPORTES DE COMBATE.
As lutas são consideradas como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate. Todas as práticas que têm como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes, e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, com a expressão das atitudes, porém, sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão dentro deste grande conjunto. O termo artes marcial é uma criação ocidental e tem o seu sentido atribuído à guerra. A palavra marcial é derivada do Deus da Guerra: Marte, sendo assim, as artes marciais têm o seu significado voltado à arte para a guerra, utilizado pelas populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos, antes da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes, passaram por muitas mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo, sendo acrescido de vários elementos da filosofia, dos aspectos culturais locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a prática das formas individuais das técnicas das lutas (por exemplo, o Kata no Caratê e o Cati no Kung-Fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício. Os esportes de combate estão relacionados à esportivização das práticas das lutas ou das artes marciais, ou seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir regras e regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma competição esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações regulamentadoras, como as federações e as confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações para os vencedores.
Autor: Diego Diaz Sanchez, Nabil José Awad.

Após a leitura dos conceitos vamos responda:

1 – Existe diferenças entre essas três práticas corporais?
2 – Caso exista pontue quais são essas diferenças?
3 – Qual a relação entre elas?


Observações: A atividade deverá ser enviada para o e-mail institucional citado acima, não esquecer de colocar nome completo, qualquer dúvida entre em contato via e-mail, blog ou Facebook. Obrigada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário